É basicamente isto.

É basicamente isto.

25 de março de 2013

Portugal tem talento (não estou a falar daquele concurso...)

Tem, tem muito talento. Em várias áreas. Mas vamos hoje, se não se importam, abordar o panorama musical em Portugal. Contamos, talvez pelas dedos das duas mãos, os cantores portugueses que têm sucesso (e, para este efeito, consideremos que têm sucesso aqueles que vendem) e que, em simultâneo, têm vozes que se coadunam com o sucesso. E é precisamente aqui que quero chegar : eu peço desculpa aos demais, mas, e esta é a minha singela opinião, a maioria dos cantores que vende em Portugal, não tem boa voz. Não, não tem. Em Portugal, e basta olhar para os números que a dita música "pimba" vende, o mercado que vive muito do sensacionalismo das letras.
Este fim de semana, tive oportunidade de ver, ao vivo, um concerto dado por uma das melhores vozes portuguesas que já tive o prazer de ouvir. Estou a falar de uma banda de covers, cuja vocalista tem uma voz que arrepia até quem não goste do estilo que interpreta. Além do vozeirão, adapta a voz a qualquer tipo de música. Esta "menina" canta desde Metallica a Carlos Paião, com um profissionalismo inatacável. Arrepiante.
Quase em simultâneo, tive também oportunidade de ouvir uma notícia sobre o recente concerto do Tony Carreira. E isto aumentou a minha incredulidade perante este assunto : se passei todo o concerto daquela banda a pensar que não entendo como esta mulher não tem uma carreira de se lhe tirar o chapéu, e ainda é desconhecida da maioria dos Portugueses, ao ouvir a notícia sobre o sucesso estrondoso que os Concertos do Tony (permitam-me que o trate pelo primeiro nome) têm, e ao ouvi-lo cantar mais uma música, tive certeza que os Portugueses têm dificuldade em reconhecer boa música. Peço desculpa aos fãs do senhor, e também a todos os outros que alimentam o mercado da música pimba, mas um Cantor deve ter boa voz. Parece-me assim o mínimo dos mínimos. Esses sim, merecem o reconhecimento. Custa-me perceber que neste País seja apenas preciso cantar umas letras nas quais a maioria das pessoas se reconhece, ou mandar uma série de ordinarices para o ar, para se estar perante um cantor. Juntemos a isto uma boa "máquina" por trás, e temos um fenómeno do mundo da música.
Temos muito talento neste País. Vozes que mereciam estar muito acima do patamar onde se encontram. E tudo o que é injusto sempre me carregou nos botões errados. Garantidamente, se a vocalista de que vos falo, não se importasse de cantar uns "o bacalhau quer alho", e uns " quero cheirar o teu bacalhau, Maria", já seria famosíssima. E isto não está certo. É uma pena.

A minha solidariedade para todas as boas vozes deste País que, por um motivo ou outro, não conseguem vingar. E o meu profundo respeito por não cederem ao mercado que temos.

13 comentários:

  1. Parabéns pelo texto.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Há coisas que nunca entenderei, e esta é uma delas. E quanto mais penso no assunto, menos entendo...

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito de ir a um Bar, bem próximo de mim, que às sextas e sábados tem bandas deste género a tocar ao vivo. E vejo por lá tanto talento não aproveitado...não se entende.

      Beijinho!

      Eliminar
  3. Eu respeito os gostos alheios, e o Tony, apesar de ser um cantor lamechas, é super profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao profissionalismo, ou não, não me pronuncio porque não faço ideia se é ou não. Mas, por muito que respeite os gostos alheios, custa-me perceber que se diga que este homem é cantor. Não tem voz para isso. Pode ter uma presença que agrada à maioria, que faz as mulheres sonharem, pode ser uma simpatia para as fãs, etc. Mas voz? Não tem.

      Eliminar
  4. Precisamente, há muitos artistas que se tivessem outra nacionalidade vingariam no mundo da música!!! Disso não duvido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! O nosso mercado é difícil, sobretudo para quem não queira seguir o estilo "pop-pimba" que tanto por cá se pratica...

      Eliminar
  5. Não gosto das músicas do Tony, mas por acaso acho que até é bom profissional. De resto, concordo inteiramente contigo. Há muito boas vozes a serem desperdiçadas neste país para dar lugar a merda, que é mesmo assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Tony só falo da voz, porque o resto desconheço. Mas é mesmo uma pena. Podíamos ser um País de verdadeiros bons cantores..

      Eliminar
  6. Gosto muito de 'bandas de garagem', e na minha modesta terrinha há algumas vozes de ouvir e 'chorar por mais'. Fico sempre a pensar, onde é que esta gente chegaria se tivesse alguma ajuda! É enervante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! Tanta gente que só precisava de uma oportunidade, de estar um dia no sítio certo à hora certa, como se costuma dizer...

      Eliminar
  7. Há atributos mais importantes quando se trata de uma artista feminina,

    http://www.youtube.com/watch?v=3YWA-f8CVW4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ter desconfiado quando vi o link...ou então devia ter percebido depois quando o próprio youtube me perguntou se queria prosseguir ;)

      Obrigada pela partilha. Depois de recomposta, não posso negar que é um bom exemplo da trampa que vende neste País.

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.