É basicamente isto.

É basicamente isto.

1 de março de 2013

As mulheres trabalham mais do que os homens? Óbvio.

Aquilo que todas sabíamos, ficou agora provado. A justiça tarda, mas não falha. Quer dizer, a justiça moral. Porque, na prática, e apesar disso, ganhamos menos do que eles. Obrigada Universo, sempre foste um porreiro com as Mulheres. Continua assim, hein?

Diz quem sabe destas coisas, que se quisermos ganhar pelo menos o mesmo que o homem, vamos ter que trabalhar mais 59 dias por ano (!). A boa notícia, no meio disto, é que Portugal será dos Países menos discriminatórios nesta matéria. Se pensar nisto, e na quantidade de mulheres que conheço tão mais capacitadas do que tantos homens que vejo com cargos de enorme responsabilidade, com tanto poder de decisão, fico assim "aborrecida", digamos.

Sou uma defensora da teoria que se devem dar mais cargos de Gestão e de Direcção às mulheres. Mais cargos políticos, já agora, também. Com estes cargos a serem, maioritaramente, ocupados pelos homens, a coisa não tem dado grandes resultados, se não estou em erro. Desculpem lá, homens.

Não vamos sequer falar do trabalho que há a fazer depois de terminar um dia de trabalho. Estamos bastante melhor nesse campo, quer parecer-me, do que há uns anos atrás. Os homens começaram a entender que têm mulheres em casa, não empregadas. Mas continuamos a ficar com muito mais tarefas a nosso cargo. Que apareça o primeiro homem a tentar negar isto e me apresente provas. Com provas, falamos. A sério, desculpem lá homens, mas nós podíamos mesmo mandar no Mundo.

14 comentários:

  1. Touché...
    Vá, apareçam homens... :)
    eu que o diga, que nem sei às vezes como arranjo tempo para tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aparecem poucos a dar a cara, quando o assunto lhes é sensível... ;)

      Eliminar
  2. Falando em termos de "mulheres ao poder", a experiencia que tenho é que as mulheres que se impõem na gestão fazem-no sendo "mais homem" que os "homens", ou seja, maximizando tudo o que os homens têm de mau de forma a ser pior que eles. Nunca conheci uma mulher que gerisse pela sensibilidade e aquelas coisas que se costumam dar como exemplo de diferenciador nas mulheres. Mas vem mesmo a calhar, afinal estava a preparar uma formação para os meus colegas, seguida de exame com discussão das perguntas. Tu que és femea, como responderias a esta, sem mais nenhuma outra informação disponível (coisas tipo depende não valem...)?

    "[...] o teu responsável técnico comete um erro [...], levando a uma quebra de contrato [...] fazendo com que o investimento que foi feito no projeto seja perdido. Mesmo assim, faz um esforço final para recuperar o problema, e através de uma negociação com o cliente final, consegue-se que este aceite [...], acabando por pagar 50%, do que estava inicialmente contratado. O que fazes em relação à pessoa que falhou?

    A. Despedes afinal fez perder à empresa 50% do investimento realizado.
    B. Passas à frente sem mais nada, afinal a coisa até poderia ter corrido pior e agora não vale a pena chorar sobre o leite derramado.
    C. Agradeces o esforço final realizado, nomeadamente por se ter conseguido recuperar 50% do que já estaria perdido, sem criticar o que de mal foi feito.
    D. Criticas fortemente, e despromoves das suas funções, mas sem o despedir, afinal também não queres perder o conhecimento técnico que detém."


    PS: sinceramente não vejo que faça menos em termos de tarefas domesticas que qualquer mulher que conheça, muito pelo contrário. Mas também não vejo que seja razão de destaque do que quer que seja, e muito menos motivo de queixa, afinal gosto de tratar da minha filhota de 4 anos e do trabalho que tenho durante o dia, e muitas vezes durante a noite depois dela adormecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, vamos lá por partes, então :)

      Percebo o que dizes, em parte. As mulheres estão sedentas de mostrar trabalho, de agarrar poder, e quando lá chegam, podem cair na tentação de exagerar. Sem dúvida. Mas há que inverter a tendência.

      Em relação à questão concreta que colocas, quero começar por dizer que todas as respostas me parecem incompletas. Mas, se tivesse mesmo, mas mesmo que escolher uma só assim, escolheria a d).

      Em relação às tarefas domésticas, aplaudo de pé a tua postura. Mas tens noção que fazes parte de uma minoria, infelizmente, certo? Ainda há muito machismo neste País, nomeadamente neste assunto.

      Eliminar
    2. Esqueci-me de dizer uma coisa: são perguntas abertas onde não exise uma resposta correta. :P

      A minha opção é a C), mas sobre isso é uma longa conversa... Aqui o meu ponto é: serão as mulheres assim tão diferentes dos homens nas tomadas de decisão? Pensa nas poucas líderes europeias que tem havido: qual a diferença entre a Merkel ou a Thatcher no momento das tomadas de decisão, em relação a um homem?...

      Bom fim de semana e esperemos que não hajam problemas na manifestação.

      Eliminar
    3. Correu tudo bem na manifestação.

      Obrigada e resto de bom fim de semana!

      Eliminar
  3. Assino por baixo no teu post. Embora seja um tema bastante debatido cá em casa entre mim e o meu marido!

    ResponderEliminar
  4. "A sério, desculpem lá homens, mas nós podíamos mesmo mandar no Mundo."

    ahahahahah Adorei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Podiamos mesmo. E talvez fizessemos deste Planeta um sítio melhor. Mas pronto, não querem deixar.

      Eliminar
  5. Sérgio Saraiva fez um bom comentário. A maioria das mulheres em cargos de gestão/direcção, tende a copiar o pior dos homens.

    Minha opinião: são iguais a nível de capacidade. Podem é existir outro factores diferenciadores. Os homens serão melhores nuns aspectos, as mulheres noutros. Tudo depende dos objectivos das cargos, das pessoas abaixo deles, etc..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não será que tende a copiar o pior dos homens, porque tem sido "instruída" nesse sentido? Porque são esses que chegam lá e por lá ficam? Para ser possível fazer melhor, é preciso que sejam dadas mais oportunidades às mulheres. Às que têm capacidades.
      Concordo que todos têm aspectos positivos e negativos, mas não deixa de ser curioso que a larga maioria dos altos cargos vão parar às mãos dos homens...

      Eliminar
  6. Não tenho quaisquer dúvidas relativamente às capacidades das mulheres e dos homens. Sou daqueles que (inocentemente, talvez) acredita no mérito e real capacidade de trabalho de cada um de nós, individualmente.

    Além disto, não tenho dúvidas que vocês estão cada vez mais a ganhar terreno. E digo isto pela experiência vivida pessoalmente. As mulher estão em maior número nas Universidades, a maioria é aplicada e estudiosa, todos os anos são muitas as que entram para o mercado de trabalho.

    Contudo, arriscando ser apedrejado, e tentando não ferir susceptibilidades, tenho uma opinião muito pessoal relativamente a alguns aspectos relacionados com os cargos ocupados pelas mulheres. Esses casos prendem-se, essencialmente, com alguns tipos de profissões, em que, quer queiram, quer não, estão mais vocacionadas para o sexo masculino.

    Atenção, há espaço para ambos os sexos, sem a mínima dúvida, mas o que (penso eu) não pode acontecer é que cada vez entrem mais mulheres que homens. E isto prende-se directamente com o que escrevo no 2º parágrafo.

    Vejo isso a cada concurso de ingresso aqui na "fábrica" e não tenho dúvidas que a médio/curto prazo, vamos sofrer as consequências.

    Enfim, há espaço para todos e o que (devia) importa(r) é a competência pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo contigo, as mulheres estão cada vez em maior número nas empresas. Aquilo que faz falar em injustiça, é o facto de vê-las em grande número sim, mas, invariavelmente, a ocupar poucos cargos de direcção, por ex. Poucos altos cargos, no geral. Isso é que não compreendo e vai soar-me sempre a discriminação. Não acredito por um segundo, que não existam mulheres tão competentes como os homens para esse cargos. Mais ainda é um mundo muito masculino, o do poder.

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.