É basicamente isto.

É basicamente isto.

15 de abril de 2013

A minha Margem Sul.

Ou a Margem certa, como carinhosamente lhe chamo. Já aqui devia ter falado sobre aquela que é a minha casa há quase 34 anos. É uma injustiça e uma valente ingratidão ainda não o ter feito. Esta moça vive na Margem Sul do Tejo desde que nasceu. No dia em que reuni condições para abandonar a casa dos Pais, não tive a menor dúvida : queria continuar a viver na minha Margem, naquela onde o ar sempre se respirou melhor, naquela que me viu crescer, que tem algumas das melhores praias do País( e, na minha opinião, as melhores da zona da grande Lisboa), aquela onde tudo está mais próximo, onde a vida ainda é mais calma do que na grande Cidade. Não trocava esta Margem por nada. Não me imaginava, nem imagino, a viver noutro sítio. É por cá que gosto de estar, sou aquilo a que se pode chamar filha da terra. E fiel.
Explicada que ficou esta Paixão, devo dizer que uma das coisas que mais me aborrece, é a rivalidade entre a Margem Sul e a Margem Norte do Tejo. Não quero comparar dimensões, recursos, variedade cultural ou populacional. O que não me agrada é o desdém que tantas vezes é demostrado pela Margem Sul. Os ares de superioridade em relação a esta Margem. Isto é coisa capaz de me atirar para uma discussão acesa, em defesa da minha menina. Esta Margem tem muito valor. Tem coisas boas e más, como qualquer sítio. Tem as suas vantagens e desvantagens. Zonas problemáticas e zonas fantásticas. Tocam-me nos botões completamente errados, frases como "Margem Sul? Credo!!", "Passar a ponte?? Para quê??". Se perguntar, a 10 pessoas com quem tenha esta troca de ideias, há quantos anos não metem pés na Margem Sul, pelo menos 7 vão responder-me que há muitos. Não tenho dúvidas que se trata de preconceito de quem, na maioria das vezes, nem sabe do que está a falar. Quem conhece tanto da Margem Sul, como eu de Florença (com muita pena minha, já agora.). Temos depois um outro grupo de pessoas, ainda mais engraçado : aquelas que dizem mal, que torcem o nariz, mas que, aparecendo raio de sol ou fim de semana de calor, passam a ponte para invadir a nossa Margem. Isto dá-me um certo gozo. Oiço pouquíssimas pessoas da Margem Norte a elogiar a Margem Sul. Mas quando aparece o Sol, quando chega o calor, a pergunta que faço é : quem serão estas multidões que fazem fila para cá chegar? De onde vêm afinal? E se isto é tão mau, o que é que as leva a enfrentar filas de duas, e mais horas de trânsito?
O falso elitismo é a única coisa que me causa mais asco do que o elitismo puro e duro. Sabeis o que vos digo, pessoas desta estirpe? Ide banhar-vos nas praias de Carcavelos. Ide.
Todos os outros que não sofrem deste pedantismo, são bem vindos. Se precisarem de conselhos sábios sobre sítios a frequentar, sobre os nossos segredos melhor guardados, é chamar por mim. Eu ajudo.

43 comentários:

  1. Partilhamos a mesma Margem. Partilhamos certamente alguns segredos também. Alguns locais maravilhosos para banhar que muitos desconhecem. Outros tantos para petiscar. Outros ainda para comer à séria. Outros só para ler um livro em sossego, com a janela do carro aberta, enquanto se saboreia um cigarro ou outro qualquer vício saboreável (chocolate por exemplo). Outros para ir às compras ou ao cinema em sossego. E tantos outros que eu poderia passar a manhã a descrever.

    Sou da Margem Sul. Há 32 anos e mais uns trocos. E não a troco por nada deste mundo, mesmo trabalhando na zona Norte de Lisboa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já nos cruzámos, certamente, nalgum desses sítios.

      Também trabalho na Margem Norte, mas preferia mil vezes trabalhar na Margem certa =)

      Eliminar
  2. Então olha, tenho uma colega de trabalho que viveu sempre na Margem Sul, uma vez em trabalhando achou que era muito longe e decidiu mudar-se para Lisboa. No outro dia viu-me à procura de casas na Margem Sul, porque também lá vivi toda a minha vidinha, e gosto MUITO, diz-me com cara de asco "ai mas vai continuar a viver na Margem Sul? Que horror". E eu fiquei como? Pois a mim parece-me muito pior a Amadora, Queluz e afins...para não dizer que demoram o mesmo tempo a chegar, ou mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Que horror" também é expressão que oiço muito sobre a Margem Sul. Além da falta de educação que é fazer um comentário deste género, tenho vontade de pegar nessas pessoas por uma orelha e mostrar-lhes a Margem Sul à seria. Mas depois lembro-me que não merecem uma coisa tão boa ;)

      Eliminar
  3. In love with margem sul since 1981.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu cá não sou da margem sul, mas gosto de todos as margens e percebo bem o que tu dizes sobre o "pedantismo" Eu nasci numa região bem rural e quando falo disso, a reacção é esteótipada ... como se toda a gente da aldeia, fosse iletrada, pobrezinha e sem casa de banho ... E o meu sotaque? é sempre assunto para comentário! Recuso-me a perdê-lo e sempre que vou à padaria da cidade grande, faço questão em pedir papo-secos em vez de carcaças :) Manias? ... talvez!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu além da Margem Sul, também cresci e vivi até há pouco tempo numa zona rural. Sei bem do que falas, e do preconceito que existe sobre o assunto. Sou filha de Pais agricultores, e lembro-me de ver o espanto na cara das pessoas quando dizia isto. Mentes tacanhas! O meu Pai ainda hoje só diz papo-seco :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Mas voltei s´para dizer mais uma coisa sobre o comentário da Carolina Duarte :) o estereotipo de que se fala sobre a margem sul, também se aplica à Amadora e Queluz :) tenho amigos que lá vivem em zonas espectaculares, que ninguém associa a Amadora ... ah! pois é!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mai nada! Nada de esconder as origens!!

    ResponderEliminar
  7. Bom, talvez porque moro na margem Norte, nunca me apercebi dessa rivalidade.
    Eu não gostava de morar na margem Sul por pedantismo ou por pensar que existe mais criminalidade do que na minha zona. Para mim é mesmo o problema da ponte.
    Se tivesse vida na margem Sul, não me importava. Até porque não vou a outra praia senão à da Costa da Caparica/Fonte da Telha e se aí morasse, evitava engarrafamentos.
    Pena que Lisboa não tenha mais duas pontes e uns quantos túneis para a margem Sul...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vais às praias certas, sim senhora! :)

      Tens toda a razão, a ponte é um problema. Eu desisti do carro, e aderi ao comboio. Ganhei anos de vida e muitos euros no bolso.

      Eliminar
    2. Num raio de 50Km à volta de Lisboa, não há mais praias do jeito. Sintra/Guincho, são geladas. Na linha até me arrepia ver pessoas dentro daquele caldo de bactérias. E mesmo a zona da Arrábida (Portinho, Figueirinha), além de ser longe, a água é gelada.
      A Caparica cumpre bem todos os requisitos. Água limpa, espaço, e a temperatura da água é muito boa.
      E tem cadelinhas. ahahah

      Eliminar
    3. Eu acho a água da Costa quase tão fria como a do Portinho, mas suporto bem as duas...

      E também adoro andar por ali a apanhar cadelinhas. Nunca as trago para casa, devolvo tudo ao Mar, mas é uma espécie de ritual.

      Eliminar
  8. Gostei de aí morar! É de facto mais saudável!

    As pessoas são mais Humanas do que da "Margem Norte" e no trabalho que tive, descobri isso mesmo. Quase fiquei velho na Rotunda de Almada...

    Deixei aí recordações contraditórias, que são isso mesmo, recordações!

    Bjo*

    (PS: pode acontecer, eu tb morar na margem Sul do Tejo!!!! Mas o Tejo é tão grande... mas percebi o teu post!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem belos sítios para viver, tem. E poder ir para uma esplanada virada para o Mar, ou mesmo para o areal ao final do dia, é impagável. Não há dinheiro no Mundo que me compensasse a falta disso.
      Bjs

      PS- tens razão :)

      Eliminar
  9. tb tambem moro na margem sul, adoro a praia de cá e o facto de nao ter de passar pelo transito para lá chegar mas... tenho tantas saudades de morar em Lisboa :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, há sítios onde já vivemos e que nos marcam...talvez um dia lá voltes.

      Eliminar
  10. Olha eu nutro pela margem Norte o mesmo amor que tu tens pela tua margem Sul daí não me sentir no direito de criticar o que seja! E mais, a Linha de Sintra é a minha "casa" ;) realmente, o mais perto que tenho em termos de boas praias,são as da costa e nunca me queixei por causa das filas ou que fosse!

    Moremos onde for, desde que se goste do sítio, é por a "bandeira ao peito" e que ninguém critique!

    Bso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Liz! Viro um bocadinho Leoa quando começam a falar da minha Margem como se fosse sítio de marginais e não houvesse por cá nada que se aproveite. Há que vestir a camisola!

      Bjs!

      Eliminar
  11. Eu gosto muito da margem sul. Inclusive fui lá este sábado passear a minha pequenina pela Costa. Agora para viver, convenhamos que para quem tem miúdos pequenos e trabalha em Lisboa as variáveis baralham-se todas. No meu caso só em situação extrema é que iria viver para a margem sul, não por não gostar, mas porque tornaria a minha logística com a filhota dificílima de gerir (claro que depois tudo depende de onde moram os avós, quem vai buscar ao infantário, horários de trabalho, etc, etc, etc).

    Eu conheço um casal que a rotina é levar os filhos cedíssimo para a cresce aí na margem sul, para virem a seguir trabalhar para Lisboa. A meio a tarde os avós que moram na margem norte vão buscar os miúdos à cresce e, para que os pais estejam mais tempo com os filhos, trazem-nos de volta para Lisboa onde estes os apanham para os levar novamente de volta para casa na margem sul, onde a meio do caminho páram para jantar todos num MacDonalds. Aqui o conceito de estar mais tempo é basicamente ir com eles no carro de volta versus chegar a casa à hora em que já deviam estar na cama... Imaginas-te nesta vida? Complicado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não me imagino nessa vida não. Isso deve ser um cansaço que não compensa...

      Mas conheço muitos casais a trabalhar em Lisboa, e a ter as crianças em colégios da margem sul. Também depende muito dos horários dos Pais, claro.

      PS- a Caparica estava linda este fds :)

      Eliminar
  12. Eu moro na margem norte. Mas não me orgulho por isso. Para mim é igual. Eu queria mesmo era morar na terra onde nasci lá entre trás-os-montes e a beira alta.

    ResponderEliminar
  13. Eu sou da Margem Sul desde sempre. O meu "habitat" de sonho, pós-independência é outro, mas não é, DE CERTEZA, Lisboa. Sou apaixonada pela margem sul, pelas pessoas que aqui temos, pelos espaços que vamos tendo e pela liberdade. Aqui é tudo "tão perto". E dá-me nojo quando me perguntam de onde sou e respondo margem sul e salta logo o comentário "eish, que chungaria". É logo para virar costas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente isso. Esse tipo de comentário, esse "arzinho" de quem acha que em Kms e Kms de terra, só vive gente que não presta. A ignorância não tem limites, infelizmente.

      Eliminar
  14. Não tenho nada contra os locais, são as pessoas ou melhor que algumas pessoas que fazem como que os locais sejam ou não agradaveis para viver e estar.

    beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade. Até no mais fino dos bairros há escumalha.

      Beijinhos!

      Eliminar
  15. Tenho para aí a minha irmã e as minhas sobrinhas. Tenho a praia dos coelhos, as paisagens da arrábida, azeitão. Uns restaurantes porreiros em Palmela e Alcochete. É giro. A vida é igual em todo o lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos restaurantes, sobretudo na Caparica, vai por mim.

      Mas tenho que discordar. Não acho nada a vida igual em todo o lado. As rotinas, o que define o dia a dia, as obrigações, até podem ser. Mas o resto, é bem diferente de local para local.

      Eliminar
  16. Eu cá sou do Norte, não da margem norte, mas do norte mesmo, cá em cima e das vezes que visitei a margem sul gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma moça de bom gosto, já me tinha parecido.

      Eliminar
  17. Sou do norte (do país) e já visitei ambas as margem e gosto das duas não entendo essa vossa rivalidade =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é coisas de Lisboeta afectado. E eu sou Lisboeta, atenção, nasci em Lisboa. Não sou é afectada ;)

      Eliminar
  18. Apesar de sempre ter morado, estudado e trabalhar na margem norte do nosso Tejo, sou um apaixonado pela margem sul, a qual também gosto de chamar por "margem certa".

    Tenho a sorte de, desde os meus 5 anos, os meus pais criarem o hábito de todos os fins-de-semana e férias serem passados desse lado do rio. Inicialmente na Costa da Caparica e, mais tarde, um pouco mais a sul, naquele sítio que eu faço questão de chamar "casa". Mais de 15 dias sem lá ir e é melhor nem me dizerem bom dia...

    Este Verão dei por mim a procurar casas desse lado, mas, infelizmente, por motivos profissionais e familiares, ainda não é desta que me vou mudar para "casa". No entanto, se há coisa em que eu tenho a certeza na minha vida, é que será na "margem certa" que irei fixar as minhas raízes. Pode demorar mais um pouco, mas o dia irá chegar.

    Apesar de nunca ter sentido qualquer rivalidade entre as margens, entendo as tuas palavras e por mim podiam ficar todos por Santo Amaro de Oeiras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E serás muito bem vindo. Aliás, já és praticamente deste lado, com essa descrição =)

      Eliminar
  19. Ah, lembrei-me que gosto muito desta música, eheh ;)

    http://m.youtube.com/index?hl=pt&gl=BR&desktop_uri=%2F%3Fgl%3DBR%26hl%3Dpt

    ResponderEliminar
  20. Sou de Coimbra. Mas a verdade é que essas rivalidades acontecem em todo o lado. Coimbra vs Figueira da Foz, Lisboa vs Margem Sul, Porto vs Gaia, and so on ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim, já ouvi falar muito dessas também.

      Eliminar
  21. Maria João: Olá estou ponderá ir morar para margem sul. Que locais sugerem para procurar uma casa?

    ResponderEliminar
  22. Olá tudo bem. Tenho pensado muito ir para margem sul morar. Neste momento estou morar loures. Gosto muito do clima da outra margem... gostava de saber que sítios sugerem para procurar. O distrito de Setúbal é muito grande e estou sem ideias !!!

    ResponderEliminar
  23. Não percebo..
    Moro na margem sul, na Charneca da Caparica. Levo 11 min. de comboio de Lisboa ao Pragal. A fim do dia vou até à praia passear. O ar é mais puro, há menos betão, menos barulho, menos confusão, e têm-se tudo ao pé de casa. Todos os dias que regresso a casa é como se viesse de férias. (Originalmente e de infância e juventude, sou da Margem Norte, do betão de Odivelas).

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.