É basicamente isto.

É basicamente isto.

15 de março de 2013

O dia em que serei Detida.

Há muito que sei disto : não chegarei ao fim dos meus dias, sem ser detida no meio do trânsito em hora de ponta. Detida mesmo. À séria, com algemas e tudo a que tenho direito.

Tão certinho como estar aqui a escrever-vos. É sabido que o Português ao volante é uma espécie de protagonista de filmes de terror de má categoria. E eu não sou excepção. Assumo que sofro uma transformação difícil de explicar, com o volante nas mãos. Agora, vejamos uma coisa que tem que ser esclarecida : a culpa não é minha. Saio de casa com a melhor das disposições, até porque adoro conduzir. E  nem me safo mal, diga-se em abono da verdade. Mas dizia eu, que saio de casa no meu estado normal. Meia dúzia de kms depois, o que é o mesmo que dizer meia dúzia de bestas que encontro pelo caminho depois, estou completamente transformada. Apetece-me sair do carro e pedir para ver as cartas de condução, só para confirmar que estas criaturas têm mesmo habilitação para andar no meio de nós. É impossível. Ninguém me tira da ideia que anda por aí muita gente nas estradas, que nem uma aula de condução teve. Conduz-se tão mal neste País, senhores. Nas raras vezes que ainda uso o carro em hora de ponta, sinto-me assim como se deve sentir uma heroína num filme de acção, a tentar chegar ao objectivo enquanto contorna uma série de obstáculos pelo caminho, obstáculos que neste caso são pessoas que nem um carrinho de mão deviam conduzir.
Hoje lembrei-me da minha querida Ally McBeal : lembram-se quando ela se imaginava, fora de si, a fazer o que realmente tinha vontade de fazer? Tive, pelo menos, uns 3 momentos destes ao volante.

Espero que a comida na prisão não seja tão má como se pinta por aí. E peço que mantenham os telemóveis em alerta, porque vou precisar que alguém me vá buscar.

13 comentários:

  1. Pelo sim pelo não, levo-te um prato de arroz de peixe, e uma fatia de bolo de chocolate para tirares a barriga da miséria. AHAHA
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Quase que dá vontade de ir lá parar ;)

      Beijinho!

      Eliminar
  2. Claudia (és Claudia, certo?), o que faz uma pessoa que na rua te abre a porta do elevador e te deixa passar à frente por delicadeza, quando entra num carro transforma-se completamente no contrário disto tudo, não deixa passar ninguém e faz tudo para entalar a pessoa da frente, mesmo que não ganhe nada com isso?

    Mas pergunto, o que é para ti conduzir bem? Acelerar? Eu por exemplo nas localidades tenho sempre muita atenção às passadeiras (vou devagar portanto). Será esta forma pouco “acelerada” de conduzir sinonimo de má condução? Respeitar os sinais é conduzir mal? Mas de resto conheces alguém que não se ache um bom condutor? Não são os outros que são os maus?...

    Sabias que se conduzires mais devagar e acelerares de forma mais contida poupas imenso combustível (para além de poupar muito mais o carro). Tipo... 30% menos no mínimo?... Imagina o que seria se houvesse uma bomba de gasolina que vendesse com 30% de desconto. Há pessoas capazes de esperar horas para reabastecer com 1% ou 2% de desconto e depois assim que saem da bomba acelerarem a fundo e queimam de uma vez todos os cêntimos de desconto que acabaram de conseguir. Tudo para chegarem 1 ou 2 segundos mais depressa a um semáforo que por acaso até está vermelho (mas sempre a queixarem-se que não há direito dos combustíveis estarem tão caros). Conheces alguém assim? :p

    É ou não é fascinante?

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Cláudia Maria :)

      Não sei o que mua quando alguém se coloca ao volante. Calculo que seja aquela sensação de poder aparente que a condução dá.

      Agora, que neste País se conduz bastante mal, disso não tenho dúvidas. Profissionalmente, estou numa área que me permite afirmar isto com o maior conhecimento de causa que alguém pode ter, acredita. E conheço quem assuma que conduz mal. Para mim conduzir bem é, além do respeito que tem que existir pelas regras de trânsito como tão bem reforças, não cometer erros que provocam acidentes e que exigem uma atenção redobrada de quem se cruza connosco. O português, por exemplo, raramente faz um pisca. E quando o faz, acha que isso é sinal de prioridade e pode avançar à vontade. É o 8 ou o 80, ou trava por tudo ou não trava por nada e anda colado ao carro da frente.
      É este tipo de atitude, além daquele não facilitar minimamente a vida ao condutor do lado que também referes, que me aborrece e que me faz praguejar no trânsito. No fundo, é a falta de civismo.

      Adoro conduzir, mas em hora de ponta confesso que é uma tortura. Precisava de ter o dobro da paciência que tenho.

      Bom fim de semana :)

      Eliminar
  3. Eu levo-te lá um bolinho, está descansada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês são os melhores leitores do Mundo! Pelo menos fome não passo, e isso é muito importante para mim :)

      Eliminar
  4. Acho que ainda nos vamos encontrar "lá dentro"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, eu levo o café e tu levas uns biscoitos. Está feito.

      Eliminar
  5. Que carro é que tens mesmo? É só para andar atento no caso de ouvir uma buzinadela e colocar-me em fuga, como se não houvesse amanhã...

    Ah, consta que o EP de Tires não é uma estância assim tão pacata...Ouvi dizer...

    Agora a sério, bom texto. Gostei.

    Bom FDS e cuidado com as curvas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo-te que é verde e branco ( uma enorme coincidência, juro) e tu depois identificas-me quando sair do carro na tua direcção ;)

      Já agora, és daqueles que é capaz de ir para a minha lista de contactos de emergência. Just in case :)

      Bom fim de semana rapaz! Beijinho

      Eliminar
    2. Ele há coincidências...

      Sempre ao dispor!!

      Eliminar
  6. Ó pá! Eu sou igual!!!!
    Buzino, faço gestos feios, insulto todo o mundo.
    Uma vez buzinei à polícia municipal, por terem parado sem dar o pisca. Um mês depois tinha uma multa de 60 euros em casa!
    Chulos!!!
    Contestei, claro está, e ainda não a paguei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fizeste lindamente! Não só têm que cumprir as regras, como devem dar o exemplo!

      Go Lois! :)

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.