É basicamente isto.

É basicamente isto.

22 de maio de 2013

A terapêutica disto dos Blogs.

Quem me lê é capaz de achar que sou um bom feitio. Uma pessoa de trato fácil. Um Amor, no fundo (sou capaz de já estar a esticar a corda). Está, por isso, na altura de dizer que não será bem assim. Não está aqui um passeio no parque, está mais um osso duro de roer do que qualquer outra coisa. Isto de escrever um blog tem ajudado, de certa forma, a amolecer a "fera" dentro de mim. Passo a explicar. Pessoalmente, e quem lida comigo diariamente sabe bem disto e está a esta hora a confirmar que sim, nem sempre é fácil distinguir aquilo que alguns chamarão de "mau feitio" e que eu, convenientemente, chamo de "meu feitio". Tenho um bocadinho o coração ao pé da boca. Raramente fico com uma resposta atravessada na garganta. Invariavelmente, e sobretudo se estou no limite com alguém ou alguma situação, serei bruta que nem uma porta. Já me disseram que tenho a sensibilidade do tal calhau da calçada, mas isto também já é um exagero. O problema agrava-se perante determinadas situações : injustiças no geral, falta de educação, desrespeitos, faltas de consideração, falta de brio profissional, benfiquistas ( esta é só para ver se continuam atentos! Brincadeira....), e por aí. Basicamente, a coisa complica-se quando me pisam os calos. A partir daqui, nunca se sabe bem. Mas o mais provável, é vir a público o tal "meu feitio". Estou bastante melhor, com o passar dos anos. O coração já está mais longe da boca. Ainda assim, o melhor é ter algum cuidado. Tenho uma Amiga de longa data, que diz que sou absolutamente transparente. Que basta um olhar de um segundo para o meu semblante, para saber se é dia sim ou dia não. Se ainda há margem, ou se a corda vai partir. E isto é a mais pura das verdades. Há quem me chame refilona, inconformada, contestatária e por aí fora. Sou capaz de ser, sim. Mas não sei ser de outra forma, nem sei se devo ser. Tenho pavor a pessoas amorfas, apáticas, que se deixam pisar, que não se impõem. Sempre admirei personalidades fortes. O truque, é não deixar que isto passe para a falta de educação. Sei que mal educada não sou, mas há que tentar não ser tão bruta, por vezes. Tão cruel, ou fria.
E onde é que entra o blog? Precisamente aqui. Assumi o compromisso de escrever para mim e, por muito que seja muito recompensador ter o feedback de quem me lê, nunca escrever para agradar ou de forma hipócrita. E isso é assegurado, faço questão. Mas não deixa de ser verdade que, muitas vezes, quando penso em escrever um post sobre determinada situação ou alguém, estou preparadíssima para dizer cobras e lagartos, para maldizer o mundo, para usar todos os palavrões que conheço. Depois paro e penso "Calma, Cláudia Maria. Estão pessoas do lado de lá. Algumas, pelo menos. Talvez até menores, caramba!". E isto é o suficiente para abordar a questão com mais calma, com mais margem, com mais noção que existem as mais variadas opiniões sobre um assunto e que todas (ou quase) podem ser válidas. E este exercício,tem ajudado, quer acreditem quer não, a fazer o mesmo raciocino no dia a dia. Não sou tão impulsiva como já fui, e nem mesmo como era no início deste blog. Isto da partilha de ideias, de histórias, de vidas, isto da interacção com tanta gente diariamente, é terapêutico. Vão por mim. Muito dinheiro já se poupou em terapia. Obrigada ao blogger e a vocês.

41 comentários:

  1. Hum.. lembras-te daquele nosso acordo dos "40 anos" ? Se calhar é melhor adiarmos para os 90, ok..?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com medo, pá? Eu sou um doce...e palpita-me que até vou ser uma quarentona jeitosa! O que é que queres mais?

      Eliminar
  2. Ainda bem achas que isto é terapêutico. Eu por vezes também acho o mesmo, mas ainda não me libertei totalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente é difícil...mas lá que ajuda, ajuda...

      Eliminar
  3. Estou contigo - "Quem não se sente não é filho de boa gente" - também tenho o teu "meu feitio", quantas vezes não me arrependo do que digo mal acabo de o dizer, sei que às vezes sou bruta, mas julgo que mais vale ser bruta e verdadeira que queridinha e hipócrita. A idade ajuda a moderar, e o blogue a libertar.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Eu "passo a vida" a pedir desculpa, não pelo que digo, mas pela forma como digo às vezes. Mas, e aqui entre nós, também acho que a maioria das pessoas não tem o bom senso de ver quando já esgotou a paciência aos outros e sujeitam-se.

      Beijinho

      Eliminar
  4. Isso este ano piorou, com a azia provocada pela brilhante época dos lagartos, mas com o tempo vais acalmar. Quando chegares à conclusão que basta um empurrão e vais escadas abaixo. Quando te derem com o andarilho na cabeça até te saltar a dentadura, vais sorrir a toda a gente, com a mesma cara de parva da velha do anúncio do Continente.
    No meu tempo não havia disto!!! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D também é uma ideia! Justifico o "meu feitio" com os desaires do SCP! Vou passar a usar essa.

      Eliminar
  5. Vale mais ser abrutalhada e dizer o que se pensa do que ser uma banana pla frente e fazê-las pela calada! If you know what I mean!! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim! I know what you mean...e até acho que sei que exemplo podias dar ;)

      Eliminar
  6. Ai os blogues, os blogues.
    Faz bem, e sou a prova disso, no meu caso sou transparente e a minha frontalidade pode magoar as pessoas.

    O meu coração ainda está fora do sítio.

    beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, nunca vi nada no teu blog que tivesse o intuito de magoar alguém! Deixa-te disso :)

      Beijinho

      Eliminar
  7. Como te percebo. A idade ajuda, é um facto. Mas talvez vá por ti e comece um blog...

    ResponderEliminar
  8. Olha, eu cá não te sigo há muito tempo, mas gosto de vir aqui ler as tuas coisas e dar a minha mustachada.. :)

    Eu já tivce outro blog, virado para outro tipo de escrita e critica e coiso e tal... e abandonei.. em junho do ano passado voltei, mas de forma diferente, com historias engraçadas, umas verdadeiras, outras fruto de uma imaginação muito parva e sem sentido..
    Escrevo porque gosto, e durante muito tempo, se tinha 10 visitas por dia, era bom, não tinha comentários, e continuei a escrever porque também o faço por mim.. Agora que as pessoas estão mais recetivas ao que escrevo, já consigo outro numero de visitas diárias (20x mais!) e as pessoas até comentam, também já escrevo um pouco a pensar nelas, seja em tom de brincadeira ou em tom serio, para abrir um canal de dialogo com quem aparece por lá.. :)

    Em relação ao feitio, faz como eu: "quem gosta, gosta; quem não gosta, azar o deles!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Dar a minha mustacha" é do melhor que já li por aqui :D

      Eu recomendo a toda a gente, sobretudo a quem já por si gosta de escrever. E às tantas isto é quase uma família e fazemos um bocadinho parte do dia a dia uns dos outros!

      Olha, nem mais : "só faz falta quem está".

      Eliminar
  9. Nós somos parecidas, também tenho - orgulhosamente - mau feitio, que mais não é que a minha personalidade (não gostam? paciência!), mas há uma diferença: "o coração ao pé da boca". Dependendo das situações, argumento ou então registo. Não trato mal ninguém, mas não me tratem mal, porque passo de uma gato para um tigre! Miauuu!!! :-)

    ResponderEliminar
  10. Deita cá para fora! Isto é mais barato que psicoterapia, sabes? ;)

    ResponderEliminar
  11. E continua com o teu mau feitio, que nós gostamos ;) Isto é realmente uma forma de terapia.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida flow! Se não desabafarmos com o blog, desabafamos com quem?

      kiss kiss

      Eliminar
  12. Eu confesso que te vejo como uma pessoa muito moderada. Mas pronto... Eu normalmente acabo mais por comentar que escrever no meu blog semi abandonado. E nestas coisas digo aquilo que penso (já me deves ter visto a concordar e a discordar de muita coisa), sempre de forma moderada, claro. Agora noto que a maior parte dos comentários se limitam a "sim, sim, pois é, pois é, penso da mesma forma, penso da mesma forma", digas uma coisa e o seu contrário a seguir. E também é normal se comentares um post de um qualquer blog a discordar de alguma forma do conteúdo não veres depois o teu comentário publicado (o que também me faz confusão, afinal não vejo qual é o problema de haver pessoas que pensam de forma diferente da minha...)

    Portanto se publicas comentários com opiniões contrárias, ainda os comentas e és sempre macia nos comentário, para mim estás quase no nível do cúmulo da moderação de pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, é normal que aqui me vejam como bastante moderada. Porque tenho mesmo ser, não por obrigação, mas porque quero mesmo treinar esse meu lado mais impulsivo, menos tolerante. E resulta, por incrível que pareça.

      Quanto aos comentários, só não aceito os ordinários. Até alguma falta de educação permito, desde que não ofensiva com alguém em concreto. Agora, gente ordinária não. Aí estabeleço mesmo o limite.

      Eliminar
  13. Só me deu vontade de rir o teu texto :p O blogger também foi terapêutico para mim, aprendi a controlar uma série de impulsos, já tive outro blogue antes do que tenho agora, agora ando um bocadinho mais comedida, antes o sangue fervia-me se não deitasse tudo cá para fora, o pior é que por vezes eram em blogues que não o meu e foi essa parte que aprendi a controlar, até porque certas discussões deixavam-me com o sangue a ferver e isso não era bom para o meu sistema nervoso, fiz mais inimigos do que amigos, mas os amigos que fiz por estas bandas são de oiro (já pensei em vendê-los, mas também ninguém os havia de querer porque a maior parte é também mau feitio) :p

    Afinal quem gosta gosta, e quanto a dizer aquilo que se sente só ajo com os outros como espero que ajam comigo.
    Um amigo com quem sempre travei grandes discussões (e sim, é meu amigo) apelidava-me de ácida e doce, porque afinal sempre tenho um lado doce para equilibrar :), vulcão de emoções e ainda me chamava de insolente.
    Mal educada não, porque nesse departamento os meus pais fizeram um bom trabalho, mas mau feitio, um pouco.
    O vicio de "botar faladura" como diz o Roger, nas caixas de comentários é que não corrigi.

    "O problema agrava-se perante determinadas situações : (...) benfiquistas ( esta é só para ver se continuam atentos! Brincadeira....)" Pff sinceramente :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que ias adorar esse pormenor encarnado e branco ;)

      Confesso que frente a frente, ainda tenho alguma dificuldade em controlar a impulsividade. Ainda me acontece muito, no segundo a seguir, perceber claramente que fui bruta. Felizmente, passa-me muito depressa! Não sou pessoa de amuos, nem me custa pedir desculpa. Mas como é bem verdade que as desculpas devem evitar-se, há que melhorar. Dentro das nossas imperfeições, não estamos nada mal, ainda assim :)

      Eliminar
  14. Também sou um pouco impulsiva e com o coração perto da boca, principalmente quando estou perante injustiças ou algo que acho que é totalmente errado! Tenho tentado mudar, mas de facto o "meu feitio", como dizes, é difícil de mudar! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil não, mas isto aos poucos vais lá! E acho que estás no bom caminho, porque não te vejo nada com "meu feitio" :)

      Eliminar
  15. Minha Amêndoa:)
    Adorei este teu post, já o li e já o reli, porque foi como se me estivesse a ver ao espelho...nunca imaginei que houvesse tanta gente com tão "meu feitio!!!!", a assumi-lo tão tranquilamente.
    É que lidar com a fama de "explosiva" como eu no dia-a-dia com as pessoas é bem mais complicado do que assumi-lo aqui.

    A minha experiência lá no meu cantinho só me tem feito bem também, concordo contigo em tudo.

    jinhossssss...se houvesse muita, muita gente com "meu feitio", eu lidava melhor com o ser humano...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu assumo aqui, assumo pessoalmente, assumo em todo o lado :) Se não me pisarem os calos, está tudo bem. Se perceberem que também tenho dias em que o pavio está mais curto, está tudo bem. Se as pessoas fossem mais parecidas connosco, era tudo mais fácil. No fundo, a culpa não é nossa! ;)

      Beijinho grande, minha Suri!

      Eliminar
  16. Ninguém é perfeito. É um cliché, é certo, mas não deixa de ser uma verdade absoluta.

    Percebo o teu texto e conheço algumas pessoas que se enquadram perfeitamente nele. Todas elas excelentes pessoas e pertencentes ao meu circulo mais próximo.

    Pessoalmente, não serei tão impulsivo e às vezes até racional de mais. No entanto, também tenho os "meus dias" e o "meu feitio".

    A única coisa que faço questão de cultivar e de melhorar cada vez mais é o "bom senso". Sou um acérrimo defensor do "bom senso" e tenho a certeza que, com ele, tudo é mais simples.

    Por mim, podes continuar aqui com o teu consultório, que a malta agradece e, de uma forma ou outra, também vai fazendo as suas terapias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nix, cá está! Tu não imaginas a quantidade de vezes que "apelo" ao bom senso. É que falta tanto, mas tanto por aí...e faz cada vez mais falta!

      Por enquanto não cobro nada pelas consultas. Para vocês é assim, de borla! Só por ser para vocês...

      Eliminar
  17. Sempre aqui às órdes e à desposiçóne, miuda :D

    ResponderEliminar
  18. deixa lá, mais vale ser directa do que sonsa e falseta!

    ResponderEliminar
  19. O blog também foi terapêutico para mim, mas num outro sentido. Porque surgiu numa altura complicada da minha vida e acabou por se tornar no cantinho dos desabafos (aka muro das lamentações LOL). Mas olhando para trás, fez-me bem pôr em palavras escritas aquilo que não conseguia dizer a ninguém em palavras faladas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, Roger. Dizemos o que nos vai na alma, e só lê quem quer!

      Eliminar
  20. Quando li aquilo dos benfiquistas até me saltou o coração para a garganta!! LOOL
    Eu sou a reencarnação do meu feitio (o diabo em pessoa) como a minha avó me chamava, e na tropa então que eles vivem em "rebanhos", sou sempre posta de parte devido ao meu "feitio de dizer tudo o que pensa, e se não gosta de alguém diz publicamente e não lhe dá bola", o que serve para fazer muitos "amigos"...
    Criei o meu blog também para "fins terapêuticos" e tem sido fantástico, de facto "deitar tudo cá para fora"...
    Tipo... Eu tenho orgulho do meu feitio! Faz de mim uma "cabra insensível" mas entre isso e o que há mais por estas bandas "p%$%# escachada", prefiro ser uma "cabra insensível", não achas?

    Ter personalidade e orgulho próprio? Eu não ando a bater porta-a-porta "TENS DE GOSTAR DE MIM MESMO QUE NÃO GOSTES E ACABOU", tipo...

    Só vem ter comigo quem quer, gostas gostas, não gostas a porta é serventia da casa!

    Se soubesse o que já passei na vida toda por não me calar ante nada... E não tolerar injustiças... É uma longa história...
    E dão valor? Nãoooo....

    Mas dou eu a mim... o resto... QUE SE LIXE!

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.