É basicamente isto.

É basicamente isto.

2 de julho de 2013

O elogio post mortem.

Um clássico Português, este de começar a elogiar as pessoas depois de "desaparecerem", estejamos a falar de morte ou de gente que, finalmente, percebe que não tem condições para exercer as suas funções e se mete a andar, como o nosso Gaspar. Até aí, dizemos cobras e lagartos, queremos "matar, esfolar", é a pior pessoa do Mundo, não merece o ar que respira, mas quando se dá o desaparecimento, logo o cérebro do Português começa a ter "pena", "simpatia", "solidariedade", logo é feito um exercício de conscencialização, logo aparecem qualidades em pessoas que, até então, só tinham defeitos. Logo nos esquecemos que gritámos pela demissão, logo nos sentimos culpados pelo desfecho da história, quando, na verdade, eles saem de lá quando querem e não quando queremos.
Desde ontem, desde a demissão do Vitor Gaspar, que estou aqui numa dúvida que não se aguenta : estamos a falar do mesmo Ministro das Finanças de quem se falou nos últimos anos? Do mesmo que, às sexta-feiras, anunciava as medidas que nos f****** um bocadinho mais a vida? Do mesmo que foi mentor/portador da miséria que se instalou na vida dos Portugueses? Depois de todas as metas falhadas, depois de todas as medidas erradamente aplicadas, o Vitor Gaspar ainda será visto como herói? Estamos perante, com as devidas diferenças, um fenómeno idêntico ao fenómeno Sócrates, que conseguiu regressar à vida dos Portugueses como alguém que devemos ouvir, alguém que não é visto como criminoso, alguém que não fez uma gestão danosa. 
Percebo que a escolha da nova Ministra das Finanças (estive a dar uma vista de olhos no currículo da senhora, e não sei se foi da temperatura mais baixa, ou por isso mesmo que vim arrepiada até ao trabalho), possa levar-nos a pensar que estamos ainda pior entregues. Afinal, as coisas podem sempre piorar, já se sabe. Mas que nos esqueçamos de tudo o que aconteceu nos últimos meses, e que passemos a nutrir simpatia pelo Gasparzinho (enquanto político, entenda-se), já é coisa que me deixa de pulga atrás da orelha. 

13 comentários:

  1. A hipocrisia abunda no nosso país!!!
    Paz à sua alma, que não faz cá falta nenhuma...para mais, vai continuar a mamar à grande!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que tudo tem fim nesta vida, menos a mama (salve seja...)

      Bj

      Eliminar
  2. Realmente essa atitude do primeiro detesto, depois já gosto um bocadinho é um pouco esquizofrénica...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Problemas, muitos problemas para resolver nas cabeças dos Portugueses...

      Eliminar
  3. E o que será da publicidade sem o Gaspar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que será dele sem a publicidade? Quer dizer...

      Eliminar
  4. Sinceramente, não vi muita gente a elogiar o antigo ministro. A minha opinião é que ser-se ministro das finanças numa situação como a que vivemos não é para todos e dificilmente alguém sobrevive ao cargo mais de 2 anos. Não quer dizer que elogie o trabalho, mas pelo menos reconheço a coragem. Provavelmente a nova ministra foi escolhida num misto de segunda escolha, confiança pessoal e para agradar à troika, mas entra queimada à partida.

    Em relação ao resto, acho também que vivemos durante anos com a ideia de que a Europa era uma coisa boa de onde viria sempre dinheiro mais ou menos fácil, etc. Se calhar estamos a ter o primeiro embate com a realidade. Como diria um grande filósofo: "depois da Alemanha assentar da reunificação e voltar a assumir-se como maior potencia da Europa, é que vamos ficar a conhecer a verdadeira cara dos Alemães". Espertos são os Ingleses que vivem com um pé dentro (quando dá jeito), e um pé fora (pelo sim pelo não)... O Gaspar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até posso reconhecer a coragem, mas reconheço tanta incompetência, que me apetecia perguntar-lhe onde raio tinha a cabeça? Com todas as previsões a apontar em sentido contrário, sempre teimou em aplicar as suas políticas e foi de uma teimosia/incompetência que não se entende. Devia ter saído há muito mais tempo, mas pareceu um menino mimado à espera de ainda, de alguma forma, ter razão.

      Eliminar
  5. Eu não percebo muito de política sinceramente, mas sou da opinião que ele já devia ter saído à algum tempo. Quanto à nova ministra pode ser uma pessoa fantástica, super inteligente e até conseguir ajudar com que o país vá para a frente (salvo seja) mas tem cá um arzinho de arrogante como tudo e então a falar venha o diabo e escolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele devia ter saído há muito tempo, e para o lugar dele devia ter ido algum com uma mentalidade diferente, com ideias diferentes, com outra linha de raciocínio, e não esta senhora que parece ser da mesma escola...

      Eliminar
  6. Isto vai de mal a pior, agora vai o Portas...precisamos de uma grande mudança urgentemente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisámos de começar com uma remodelação quase inteira de quem dirige este País...saía tudo, e vinha gente nova...

      Eliminar
  7. Sabes que nós somos de memória curta, só assim se justifica que o Cavaco Silva tenha sido eleito Presidente da República depois da sua saída do Governo numa altura em que o que eu sabia dizer sobre politica era "O Cavaco Silva é o nosso Primeiro Ministro, e o Mário Soares o Presidente da República"...

    Agora quanto ao Gaspar, li a carta de demissão dele, e gostei de certo modo do Humor refinado e algo negro nas entrelinhas.

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.