É basicamente isto.

É basicamente isto.

18 de junho de 2015

Não se aguenta! #1

No âmbito da lógica de efeito terapêutico que isto de ter um blog proporciona, nasce esta rubrica onde serão abordadas questões que, não sendo à partida questões aptas a trazer mal ao Mundo, têm aquele dom de me(nos) tirar do sério à velocidade da luz.
Vamos falar dos operadores que as empresas escolhem para contactar os clientes - começo por referir que eu própria já trabalhei em telemarkting e que reconheço as dificuldades deste trabalho, bem como o desgaste que causa. É preciso uma enorme dose de paciência, é preciso uma auto-motivação que não tem fim, é preciso um enorme brio para executar esta tarefa, é necessário engolir muitos sapos e ouvir muita coisa que não se merece ouvir. Mas isto, meus senhores, não justifica tudo. Não justifica, acima de tudo, a aparente surdez que se apodera dos operadores a partir do momento em que decidem contactar um cliente. Não justifica que se ligue o piloto automático, que se entre em modo robot, que se leia um guião. Está uma pessoa do lado de lá, a dizer umas coisas que convém que oiçam. Eu não sei como funcionam as Empresas neste âmbito hoje em dia, mas quando trabalhei nesta área, as chamadas eram todas gravadas e ouvidas diariamente. Tinha uma chefia que, diariamente, fazia sugestões, recomendações, correcções. Hoje em dia, tenho dificuldade em perceber o que se passa, e poucos contactos que recebo correm bem e/ou não me deixam à beira de uma crise de nervos, capaz de nunca mais atender o telemóvel. (Depois passa-me. Sou demasiado curiosa para não atender uma chamada, até porque, já se sabe, o Murphy não dorme, e a probabilidade de não atender precisamente a chamada que mudaria a minha vida, é idêntica às probabilidade actuais de ser dia de greve de metro).

Se me estão a ler, chefias deste País, tende em conta esta pequena, mas útil, lista de coisas que nos fará a todos mais felizes :

- não começarão o contacto com um "Estou a falar com a Sra. Dona Maria...?" - não, minha gente. Sra. Dona é uma expressão apta a causar um espasmo que pode resultar em chamada desligada;

- perguntarão SEMPRE se o momento é oportuno. Sobretudo se o contacto é feito em horário laboral, ou à hora de jantar, como tanto vos apraz;

- quando o momento não é oportuno, não insistirão em prosseguir com a chamada, sob pena do cliente achar que são surdos, ou, pior, perceber que estão a gozar com a sua real cara;

- quando um cliente diz peremptoriamente que não está interessado, não prosseguirão com a chamada com argumentos desesperados. Isso apenas dará uma imagem pouco séria à Empresa. Aproveitem para passar ao próximo cliente que poderá estar ansioso por receber o vosso contacto;

- quando o Cliente não está interessado, não responderão com um "Mas porquê?". Porra, meus senhores! É assim que se fala com um cliente, pá? Mas quem é que vos deu formação para estes contactos?;

- Não comerão durante os contactos;

- Não farão comentários menos abonatórios sem verificar que a chamada está, de facto, em mute;

- Por fim, não ligarão, em circunstância alguma, 10 vezes no espaço de 30 minutos.

Passo a passo, por um Mundo melhor.


16 comentários:

  1. Ahahahaha ... aquela do "não comerão durante os contactos" é uma excelente dica! Já me aconteceu e aposto (pelo barulho) que eram batatas fritas.
    É um trabalho chato (não duvido), mas a insistência deles dá cabo da paciência a um santo. Mesmo depois de dizermos 30 vezes que não queremos o serviço, eles continuam a ligar … não há pachorra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o fim da linha...ligam-nos e nem terminam a "bucha". Em tempos, uma senhora que estava a vender-me uma casa, ligou-me enquanto lanchava. Ela própria assumiu...

      Eliminar
  2. Excelente dicas eheh. Eu também já trabalhei em telemarketing e posso-me gabar de ter sempre atinado com todos esses pontos que referis-te :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clap, clap, clap! Eu sou capaz de ter cometido alguns erros de início, mas as chefias eram, de facto, muito atentas e competentes, à época.

      Eliminar
  3. Tenho tolerância zero para esse tipo de chamadas. Se for da MEO então...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vamos falar da MEO, que esses senhores serão contemplados com um post próprio, um dia destes...

      Eliminar
  4. Eu não trabalho em nenhuma central telefónica, mas quando estableço contactos profissionais pergunto SEMPRE se é oportuno ou se prefere que eu ligue mais tarde. Quando inventam de me chamar doutora, engenheira ou arquiteta ...respondo sempre "Suri,só Suri :)"

    Comer durante uma chamada?! Credo nem entre familia, quanto mais em trabalho....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, minha Suri! Comer durante chamadas, nos nossos ouvidos...e esta, hein?

      Eliminar
  5. Ganhavas bom dinheiro em ministrar acções de formação deste género ;)

    Confesso que este tipo de chamadas despertam "o bruto" que vive em mim...

    Bom FDS!!!!

    PS - Li num outro blog que tu não vês o GoT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! COMO É QUE É POSSÍVEL????!!!!!!! Logo tu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro tinha era de fazer, eu própria, uma acção de formação para ganhar paciência :)

      PS- não vejo, não. E quanto mais oiço falar da série, menos vontade tenho de ver...logo eu!

      Eliminar
    2. Shame on you, CM...Quase que merecias uma "walk of atonement"...Quase...

      Eliminar
  6. Olha eu pergunto se falo com a senhora ou senhor X... Às vezes corrigem-me que estou a falar com a Dra! =P
    Eu sou obrigada a perguntar se o momento é oportuno. Mas estou a cobrar dívidas e portanto, é e pronto, eu é que sei lol
    Se um cliente diz que não, eu desligo.
    Até porque não estou a vender nada e ele não pode dizer que não =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhh, esses da "Dra." e do "Dr."...que vontadinha de perguntar se é esse o nome que consta no Cartão do Cidadão! Se o contacto é realizado no âmbito profissional do contactado, ainda entendo...agora, que queiram que em assuntos quotidianos da vida pessoal os tratem dessa forma, já é coisa para me dar urticária.

      Eliminar
  7. Serviço público ao mais alto nivel.... :D

    ResponderEliminar
  8. Clap, clap, clap. Aplaudo e subscrevo todo o post!
    Eu já me fartei de tal forma das chamadas de telemarketing, que já nem as atendo... Mas há umas semanas, tive uma situação em que me passei. Quando fui a Coimbra, estava em família e a minha mãe recebe uma chamada não identificada. Diz ela "não vou atender, devem ser os tipos da MEO outra vez, andam há uma semana a ligar constantemente". Eu só disse "deixa, que eu resolvo". Falei educadamente, tudo muito bem... Até que...Quando eu disse para não voltarem a ligar, que a minha mãe não estava interessada, vira-se a operadora "nós voltaremos a contactar mais tarde". Epá, passei-me. Só lhe disse "desculpe, acho que não percebeu bem. O que foi solicitado é que não voltassem a contactar. Eu sei como vocês funcionam, e quando o cliente diz que não quer voltar a ser contactado, vocês são obrigados a retirar o contacto da base de dados. Portanto se a sra não o fizer e se voltar a contactar, iremos apresentar reclamação por escrito, por violação dos direitos do cliente.", e desliguei. Remédio santo: não voltaram a ligar à minha mãe :P

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.