É basicamente isto.

É basicamente isto.

3 de junho de 2015

Disso de Portalegre.

Em primeiro lugar, um breve apontamento sobre a Cidade de Portalegre : não tenho, nem eu nem a maioria das pessoas, creio, o que quer que seja contra esta Cidade. Nos últimos dias, e desde que saiu esta notícia, encontrei vários comentários dos habitantes de Portalegre revoltados com facto da Cidade não ser notícia por todos os outros bons motivos, e ser por este. O nome da Cidade está nas bocas do País, apenas porque foi de facto em Portalegre que tudo se passou. Fará pouco sentido falarmos do assunto com um misterioso "aquilo que aconteceu naquela Cidade cujo nome não podemos pronunciar". Aconteceu em Portalegre, mas podia ter acontecido em qualquer outra Cidade, porque a falta de bom senso não encontra limites geográficos. Infelizmente.

Em Portalegre, a PSP ( também não faz sentido dizer "aqueles senhores fardados") e a Autarquia, decidiram, entre outras acções, celebrar o dia da Criança com uma acção em que é simulado um motim entre as forças das Autoridades e Manifestantes que lançam "pedras de papel".
Nos últimos dias, as opiniões dividem-se entre quem achou esta acção uma barbaridade, e quem acha um verdadeiro desperdício tanta preocupação com este tema quando, como se sabe, há tantos problemas a carecer da nossa atenção neste País.

Eu, por acaso, não sou Mãe. Eu, por acaso, não sou professora. Também não sou psicóloga e/ou socióloga. Mas nenhuma destas circunstâncias me impede de ver a falta de bom senso desta acção. O objectivo era pedagógico, defende a Autarquia. O objectivo era explicar o papel da autoridades, e a diferença entre aquilo que se deve ou não fazer. Eu leio e oiço estes argumentos, e tenho uma dificuldade enorme em entender que se ache necessário, ou útil, envolver as crianças numa simulação de conflito e violência, para lhes ensinar a diferença entre o certo e o errado. O que mais estará na calha, no que diz respeito ao futuro da educação? Vamos administrar drogas às crianças para que sintam os efeitos negativos, e aprendam que a droga é uma coisa má? Vamos dar-lhes um ou outro cigarro nos intervalos? São exemplos exagerados, pois são. Mas estou com dificuldade em entender esta técnica de ensino/pedagogia.

Eu não sou Mãe, poderão vir cá as Mães que aceitam esta acção como normal dizer-me. Mas se fosse Mãe de uma criança daquelas, estaria agora a pedir satisfações sobre o assunto.
Entretanto, a Presidente da Câmara de Portalegre lamenta apenas o facto da fotografia ter sido publicada. Sim, percebo. De facto, teria dado um jeitão ninguém ter visto. Vivemos na era digital, senhora. Era de prever, digo eu.


PS- no momento em que publico este texto, já rebentou outro escândalo. Quaresma, quase nu, sentado num sofá. Isto sim, é preocupante, não é meu Portugal?

19 comentários:

  1. E por falar em pai ou mãe, diz-me minha amêndoa a mim que só passei os olhos na diagonal, pegou-se nos miúdos e está a andar? Não houve o envio de um papel a solicitar a autorização de participação por parte dos pais? Se houve a responsabilidade passa para quem autorizou, se não houve shame on you sra da autarquia e psp's...a mim tinham-me lá batida a pedir explicações, mais vais a ver e (digo eu que não sei porque não vagueio pelas redes) muito boa gente houve que achou uma iniciativa fantástica e partilhou imagens dos rebentos no fb.

    Agora ao que interessa mesmo (ahahahah):

    O rapaz é de poucas palavras, mas ele realmente não precisa de dizer muito:))))) e eu que nem gosto de tatuagens, confesso que as dele até as acho bonitas embora embora distraíam :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, minha Suri,, também não tenho certeza. Acho que a Associação de Pais esteve de certa forma envolvida, mas não sei a que nível e se houve autorizações assinadas...quero acreditar que não, para a história não ser ainda mais sumarenta...

      És cá das minhas! O rapaz também não me fere nada a vista... ;)

      Eliminar
  2. De facto, é a loucura com a história lá da capa... Não percebo o porquê de tanto alarido!! :D

    Quanto ao resto... Anda por aí muita gente mesmo sem noção. Enfim...

    ResponderEliminar
  3. Posso assinar por baixo? Disseste tudo.

    PS - Obrigado por reavivares essa imagem na minha mente, depois de uma manhã inteira a tentar esquecê-la. Ao menos metiam a moça do quadro a mostrar tatuagens e se não as tem, faziam-nas... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes, sim! Mas...e o teu blog? (não me esqueci),

      PS- achamos, portanto, graça à moça do quadro? Conta-nos tudo!

      Eliminar
    2. Há uma série de astros que têm que estar alinhados para o blog ver a luz do dia... ;)

      PS - Talvez conte no comentário ao post de cima...

      Eliminar
  4. O objetivo até era bem intencionado e fazia sentido, a forma como preparação a sua parte prática é que deitou tudo por terra!

    p.s. O Quaresma está muito bem naquele sofá :D nunca mais chega sexta para comprar a revista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! O moço não vai mal com a mobília :)

      Eliminar
  5. r: Acordar cedo para ir para a praia já é coisa que dispenso, mas isso porque não sou fã de praia :p

    ResponderEliminar
  6. Também não sou mãe, por isso sempre que comento estas situações há sempre alguém que relembra que sou a típica "treinadora de bancada", mas para mim aquilo não é normal e duvido que alguma criança tenha percebido o objectivo da iniciativa.

    P.S. A questão do Quaresma é deveras preocupante! Por este andar, a Cristina conseguirá despir mais gente, do que a Playboy portuguesa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, "adoro" a "treinadora de bancada", também a oiço muito!

      PS- dependendo de quem ela dispa...talvez a revista tenha sucesso, querem lá ver?!

      Eliminar
  7. Tanta coisa bonita para se fazer com crianças e lembram-se dessa barbaridade...enfim! Quanto ao Quaresma, não sou fã, mas de facto dá gosto ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isto que me faz confusão nesta iniciativa. A quantidade de brincadeiras que podiam ser feitas e vamos escolher isto? É o que temos...

      Eliminar
  8. Só um apontamento inicial: acho que ficava bem melhor dizeres aqueles senhores fardados e descreveres em pormenor as fardas! Só naquela =P

    Continuando...

    Não sou bem não posso comentar idem... Mas sei lá... Também não é o fim do mundo!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAH! Esqueci-me desse teu...agrado! pelas fardas ;)

      **

      Eliminar
  9. Também não sou mãe, mas não pude deixar de ficar de boca aberta quando vi aquilo. Mas quem é que teve esta ideia peregrina? E quem é que a aprovou? E quantas pessoas estiveram envolvidas em pô-la em prática sem se questionarem? Isso assusta-me, muitas das pessoas de que vivemos rodeados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo o que se passa ultimamente neste País. Ninguém pensa antes de agir, ninguém prevê as reacções? Desligámos e entrámos em modo "piloto automático"?

      Eliminar
    2. Por vezes tenho a sensação de que efectuaram um lobotomia aos portugueses em geral...

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.