É basicamente isto.

É basicamente isto.

3 de julho de 2013

Venham cá Mulheres, agora é a vossa vez.

Estão a ver as lojas onde compram as vossas peças de roupa? Estão? Boa. Essas lojas colocam umas etiquetas engraçadas nas peças. Costumam ter o preço, o tipo de tecido, etc. Estão a ver uns números mais redondos que lá estão? É aqui que começa a surpesa, tádáaaaa! Isso são os tamanhos da roupa. Não são bichos papões, não são números meramente indicativos, não estão lá só para enfeitar. Ainda que o vosso número seja um 40, não se assustem. Comprem o 40, ou o 42, à cautela. Ninguém vai andar na rua a pedir para ver a etiqueta para confirmar o tamanho e apontar-vos o dedo enquanto largam sonoras gargalhadas. Mas sabem do que se vão rir? De andarem na rua a envergar um 36, quando, claramente, um 36 vestiram quando foram crianças. Só.

Estou a ser mazinha e irónica, eu sei. Estou a meter nojo, provavelmente. Estão vocês aí a pensar que isto é conversa de magra. Não é. Eu visto o 38. Sem qualquer problema. E ainda que passe para o 40 ou 42 em breve, não me apanharão na rua com roupa dois tamanhos abaixo do meu. As mulheres ainda têm muito o complexo de assumir o número de roupa que vestem. Ainda coram da cabeça aos pés para responder que vestem o 40, o 42, o 44. Isto tem de acabar. São mulheres, são adultas, são inteligentes, têm inúmeras qualidades para mostrar ao Mundo, e tremem perante uma etiqueta de roupa? A tremer, que seja pelo preço, não pelo tamanho. Conheço mulheres que vestem números muito acima da maioria, e que têm mais classe em qualquer dia da semana, do que as mulheres que insistem em sair à roupa como se tivessem ido ao roupeiro das filhas adolescentes, ou tivessem feito as compras na seccção de criança. Um dia, as mulheres deste País, vão perceber que não é preciso ser magra, ou querer à força vestir um número pequeno, para ter classe. Muito pelo contrário. Percebam o que vos fica bem, o que vos faz sentir confortável, e arrasem. De cabeça levantada.

Lembrem-se disto : a roupa apertada não só fere a vista, como faz mal à circulação. Agora vão, reflitam, e sejam realistas na próxima ida às compras. Eu sei que as lojas provocam as pessoas com os modelos cada vez mais pequenos, com as montras com aqueles manequins irreais, mas há que sorrir e acenar. Não cair na tentação. Viver bem com quem somos, ok?

PS- para quem não ficou convencido com estes argumentos, chamo aqui os homens para um incentivo : algum de vocês, desse lado, gosta de ver na rua uma mulher a envergar um tamanho de roupa que, claramente, não é o seu? Com carne a sair por sítios que preferiam não ver no pior dos vossos pesadelos? Ajudem a passar a mensagem, de uma vez por todas.

23 comentários:

  1. Eu vesti, durante muitos anos, o tamanho 38. Agora, devido a um problema de saúde, engordei e visto o tamanho 42. Não me aborrece nada, só me aborrece se gostar de uma peça e não houver o meu tamanho. De resto... HAJA SAÚDE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. O tamanho só será uma chatice, quando não há o nosso. É o mesmo que acontece com os sapatos.

      Eliminar
  2. Olha eu estou inteiramente de acordo e embora vista para uns numerezitos para o alto não tenho problema em os comprar..!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ficas, de certeza, muito melhor neles, do que se teimasses em comprar tamanhos mais pequenos. É assim mesmmo!

      beijinho

      Eliminar
  3. Muito bom texto. Conheço muitas mulheres a precisar de o ler urgentemente, então agora no Verão, valha-me Deus é um constrangimento constante.

    Dou-te o meu testemunho que vale o que vale. Sempre tive um problema de visão distorcida, vejo-me sempre maior, mais gorda e mais larga do que o que sou na realidade, tenho um vicio desde os tempos de muito jovem: Vestir roupa maior e mais larga do que eu. Foi MorMeu que me ensinou a "vestir-me"...dizia ele "nem acima, nem abaixo...há um tamanho certo para todos, só temos de o descobrir" e é por isso que o meu guardavestidos não tem um tamanho defenido: Encontras lá L e M, encontras 44, 42 e 40. O modelo das roupas também tem o seu peso nas escolhas.
    Há cerca de 2 anos emagreci8/9 kilos e isso fez a diferença. Ainda hoje quando vou "provar" alguma coisa tenho a tendencia de levar sempre maior do que o preciso, depois vou baixando...às vezes as empregadas são mais teimosas do que eu e "obrigam-me" a levar um M, leve que vai servir "Olhe que não!" ...
    Chego ao provador e experimento, até pode servir, mas se aos meus olhos eu vir alguma coisa apertada é certo e sabido que opto pelo tamanho acima.
    "Mas este serve-lhe..."
    "Não serve não, eu é que sei, a roupa quer-se que caia fluída e sem entraves.

    Desculpa distraí-me no testamento, mas é um tema que me incomoda bastante:
    A falta de espelhos em casa.

    Desculpa, jinhosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suri, ADOREI este testemunho. Os meus parabéns pelo percurso que fizeste e pela sorte de ter MorMeu sempre do teu lado!

      "Não serve não, eu é que sei, a roupa quer-se que caia fluída e sem entraves." - é isto. Nem mais, nem menos!

      Beijo!!

      Eliminar
  4. Há peças cujos tamanhos nem têm muita diferença de uns para os outros, eu visto M nos vestidos, mas dependendo do modelo se não houver M trago o L, quero lá saber da etiqueta, o vestido ajusta-se com um cinto, mas acredita e deves ter noção que há mulheres que pelo simples facto de ter um L na etiqueta não comprariam o puto do vestido mesmo que gostassem dele...

    Um verdadeiro serviço publico este post! Ouçam a Madeixa que à semelhança, da cueca fio dental cá para fora, cueca de cor berrante por baixo de roupa branca meia transparente, e as benditas alças de silicone que agora já têm alternativas isso fere-me os olhos...

    Além do mais fica feio, e a longo prazo é capaz mesmo de deformar o corpo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também oscilo entre o M e o L e, se preciso for, vou ao XL sem qualquer problema! Figuras na rua é que não me apanham a fazer...Tenho alguma "pena" das mulheres que não compram em virtude do tamanho da etiqueta. É de uma falta de segurança gritante.

      E deformará mesmo, com o tempo...

      Eliminar
  5. Olá CM,
    Como não quero opinar sobre política fico por aqui.
    Antes de mais os meus parabéns pelo belíssimo texto.

    Partilho inteiramente da opinião da querida Suricate, os espelhos servem para alguma coisa.

    beijinhos e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, és um homem de bom senso.

      beijinho e, neste caso, bom fds

      Eliminar
  6. Assunto delicado e só analisando in locco, caso a caso, posso opinar ehehehh
    Mas presumo que estejas a falar de exageros e, como tal, ficarão mal, sim!

    De qualquer modo, gosto de ver uma mulheraça numas calças de "boyfriend" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não é muito comum os homens gostarem de nos ver em calças tipo "boyfriend", so thank u :)

      Eliminar
    2. Hummmm, muito me contas!! Eu também acho piada às calças "boyfriend", mas estava confiante que vcs não achavam grande piada. Estudo a fazer, este...

      Eliminar
  7. Texto fantástico, eu não escreveria melhor!
    Muito bom mesmo. Concordo com tudo, de facto fica mesmo feio ver mulheres a usar roupa fora do seu tamanho, quer sejam mulheres magras ou mais fortes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha Bomboca. Pode ser que a mensagem passe. Faz figas!

      Eliminar
  8. A única coisa positiva perante um cenário desses é proporcionar-nos uma valente gargalhada.

    Elegância, minhas Senhoras, elegância q.b. e seja lá que tamanho seja a roupa e a forma do V/ corpo, vocês ficam maravilhosas e frescas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mulheres, oiçam o Nix!

      Nix. Obrigada pelo teu contributo masculino para a causa.

      Eliminar
  9. Correndo o risco de ser apedrejado, eu simplesmente não gosto de gordos. E se andam na rua com roupas demasiado pequenas para o seu tamanho (como eu vi imensas na praia), eram todos cortados às postas e dados a comer aos peixes. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoas avantajadas, perdoem o Mustache. Ele não é mau rapaz, eu garanto que não. É do calor!

      Eliminar
  10. Não podia estar mais de acordo. Com as roupas de verão então, há visões de bradar aos céus. As pessoas preocupam-se mais com um número do que com a imagem no espelho.

    ResponderEliminar
  11. Lol é pura da verdade, e até quando temos números mais pequenos em que as carnes saem para fora, até parecemos mais gordas, por isso, mais vale vestir os números adequados...bj

    ResponderEliminar
  12. Olha eu sempre fui magra, a dada altura engordei horrores (tipo quase 14 kg). Não liguei nenhuma. As minhas calças deixaram TODAS (literalmente) de me servir. Vestia o 32, e passei a vestir o 40/42. Com o tempo fui deixando de me reconhecer ao espelho, sem qualquer angústia. Foi uma percepção bastante saudável, até, e fiz por voltar ao normal (que por acaso, nunca mais foi o mesmo). Acho sinceramente que os número começaram a ficar mais pequenos. Tenho calças do 34 ao 40, e todas me servem, os números menores são os pares mais antigos, de certo não é coincidência.

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.