É basicamente isto.

É basicamente isto.

13 de janeiro de 2014

Ronaldo, este é para ti.

Não é só grande, não é só gigante. É o Maior do Mundo. Eu, CM da Silva, sempre o disse. Agora, pela segunda vez, o Mundo reconheceu esta grandeza sem limites. Não são apenas os 69 golos (sim, Mundo, este miúdo Português marcou 69 golos no ano de 2013), não é apenas o malabarismo, a mestria, a classe, a  magia em campo.  Isto tudo já seria o suficiente, mas é muito mais do que isto que o torna tão especial. É o exemplo de luta, de trabalho, de empenho, de raça, de ambição, de querer sem igual, que me faz admirar tanto este jogador.
 
Tudo o que Cristiano já ganhou, já seria mais do que suficiente. Cristiano já podia ter abrandado. Já podia trabalhar um pouco menos, já podia achar que já deu o seu melhor. Mas não. Não há pessoa que veja Cristiano jogar e não perceba que está ali um jogador que quer mais, que quer fazer melhor, que quer dar mais e que vai trabalhar para isso. É impressionante, é deveras impressionante. Além da clara capacidade física, além das aptidões óbvias dentro de campo, Cristiano não se perdeu no meio do dinheiro e do deslumbramento da fama que tem. Pelo contrário, parece estar cada vez mais sereno e focado. Um jogador que é constantemente provocado. Por colegas de profissão, por altos dirigentes, pela comunicação social.
 
Quem viu o discurso de CR hoje no momento da entrega do troféu, não terá dúvidas sobre a humildade deste jogador. Pode conduzir o melhor carro do Mundo, viver em mansões, pode apresenta-se carregado de ouro e diamantes, pode ter tanto dinheiro que não sabe o que fazer com ele, mas Cristiano Ronaldo não esquece as suas origens e deu hoje, mais uma vez, uma chapada a todos que dizem que este miúdo é arrogante e tem tiques de vedeta.
 
Se tudo isto parecer pouco, Ronaldo, não fazendo questão de mencioná-lo constantemente como é tão comum, participa em inúmeras acções de solidariedade. Sem alaridos e/ou aparatos. Como se quer.
 
Por fim, Cristiano Ronaldo não teve apenas, para aqui chegar, de provar o seu valor. CR, só por ser Português, tem de provar sempre mais do que qualquer um. Parte em desvantagem, sempre.
 
Por tudo isto, é um orgulho enorme saber que este homem é Português. O meu profundo e enorme respeito por este atleta.






31 comentários:

  1. É só um jogador de futebol, por amor de deus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então para ti, um músico é só um músico, um médico é só um médico, um actor é só um actor, um tenista é só um tenista, um surfista é só um surfista, e por aí fora? Há que premiar o mérito nas mais diversas áreas. E tu, não gostavas de ser o melhor na tua área? Olha, eu já fui uma vez considerado o trabalhador do ano onde trabalho e senti-me bem por ver o meu empenho reconhecido.

      E eu, como português, fico feliz por ver outros portugueses a distinguirem-se mundialmente nas mais diversas áreas (CR como jogador de futebol, Mourinho como treinador, Saramago - do qual não sou apreciador - como escritor, e por aí fora). E o Cristiano Ronaldo é um atleta FORA DE SÉRIE! Já praticaste desporto, Mustache? Sabes o que é preciso para chegar a alta competição? Aos 11 anos eu e tu tínhamos o pequeno-almoço na mesa preparado pela mamã, o Cristiano Ronaldo com essa idade estava a mais de 1000 km da família para seguir um sonho.

      Menos azia, Bigodes!

      Eliminar
    2. Roger,

      importaste que assine por baixo?

      Eliminar
    3. Musta, eu ia responder-te, mas não quero estragar a perfeição de resposta que o Roger deu. Clap, clap, clap.

      Eliminar
    4. Musica, literatura e cinema é cultura. Médico salva vidas. Futebol, ténise surf são apenas desportos.
      Todos merecem ser reconhecidos pelo seu mérito e, também eu, gostava que um dia, tiivesse esse reconhecimento.
      Mas a verdade é que não me sinto orgulhoso por portugal ser conhecido lá fora só pelo futebol (Ronaldo e Mourinho)! Quero sentir-me orgulhoso porque temos os melhores médicos, os melhores atores, os melhores músicos, os melhores criativos, a melhor educação, o melhor sistema de saúde, etc...
      Depois vem a conversa de que graças a ele ter ganho a bola de ouro, que vai ser bom para portugal e eu pergunto o que é que a argentina ganhou com as não sei quantas bolas de ouro que o Messi ganhou seguidas?! Nada, absolutamente nada. O mesmo acontece em portugal. Se querem que portugal ganhe alguma coisa com futebol, teremos que ganhar um mundial, pois isso é que pode trazer turismo a sério para o pais.

      E isto não é azia nem nada disso! Nem tenho nada contra o Ronaldo e não é a sua vida que me irrita. O que me irrita é a idolatração que toda a maioria das pessoas tem por ele, como se ele fosse um salvador de alguma coisa ou o facto dele ser o melhor jogador do mundo estivesse, de facto, a ser benefico para portugal.

      Tanta gente a levar o nome de Portugal mais além, mas só falam no futebol... é triste, apenas isso. Qualquer dia somos como o brasil: ninguém tem condições para viver, a não ser os ricos; ninguém tem estudos a não ser os ricos; governados por pessoas corruptas; mas nada disso importa enquanto tivermos o Ronaldo e o futebol..

      Eliminar
    5. Concordo com tudo o que o Roger disse menos com a referência a Saramago. Lamento. Nem com 500 prémios Nobel a escrever na lingua de Camões esse senhor seria português.

      (e foi só um aparte :p)

      Eliminar
    6. Nix,
      Podes, claro :P

      Lia,
      Não sou minimamente admirador de Saramago, mas não deixa de ser uma referência portuguesa.

      Mustache,
      Esse moralismo bacoco só te fica mal... É que se ainda fosses alguém que não gosta de futebol, mesmo que eu mantivesse a minha opinião, conseguiria aceitar melhor o teu ponto de vista. Agora isso vindo de alguém que gosta de futebol, que tem um clube (Sporting, bom gosto btw!)... Não passa de moralismo bacoco.

      O futebol é um desporto, sim. Mas não deixa de ser um espectáculo, onde os jogadores são intervenientes. Se me disseres "ah e tal tornou-se num negócio" - é verdade, sim senhor. Mas continua a ser um desporto e um espectáculo. E cultura. E é um dos desportos mais praticados em todo o mundo. É normal que os jogadores de futebol sejam conhecidos mundialmente. E Portugal não se resume ao Cristiano Ronaldo obviamente, mas é INEGÁVEL que é uma bandeira do nosso país. Tal como foi Eusébio, tal como foi Amália, tal como é Fátima. Tal como Coimbra é uma das cidades europeias que recebe mais estudantes em Erasmus. Tal como o Algarve é um dos nossos maiores destinos turísticos. Tal como a passagem-de-ano na Madeira é reconhecida como uma das melhores do mundo. E já que falo nisso... Dizes que Ronaldo não traz nada a Portugal. Enganas-te. Traz turismo, por exemplo. E lembro-te que o nosso país vive MUITO do turismo. Se calhar não tens ideia disto, mas eu posso dizer-te que grande parte dos turistas que visitam a Madeira querem saber mais sobre Ronaldo: querem ver o museu, querem conhecer o sítio onde nasceu e cresceu, etc.

      Tenho ainda a dizer que me irrita a típica mania portuguesa do bota abaixo. Tu vais a Espanha (e a Lia pode falar nisso melhor que eu) e vês orgulho. Os espanhóis são tão orgulhosos de si que até roçam o exagero em algumas coisas (filmes dobrados, por exemplo). Passas a fronteira e o tuga é sempre uma merda. Lembras-te do Euro 2004? Foi um dos mais bem-organizados de sempre. Podes falar-me de muitos milhões de euros que foram gastos desnecessariamente - e eu concordo. Houve exageros? Houve. Mas, indo para além dos milhões, a verdade é que o nosso pequeno país conseguiu organizar um campeonato europeu de futebol de excelência!

      Pegando no teu último parágrafo. Não te tiro a razão no que toca ao estado do país. Mas então vamos viver todos infelizes? Vamos deixar de ir ao futebol, de ir a concertos, de ir ao teatro, etc, só porque estamos a enriquecer alguém? Meu caro, HAJA PODER DE COMPRA PARA ESTIMULAR A ECONOMIA! Concertos cheios e estádios de futebol cheios ajudam a crescer o país! E volto a dizer: esse moralismo é meramente ridículo vindo de alguém que até gosta de futebol.

      Só para terminar, que o comentário já vai extenso, volto a afirmar o que já disse: haja mais portugueses a serem reconhecidos NAS MAIS VARIADAS ÁREAS! Somos um país pequeno, de 10 milhões de habitantes, mas são estas "pequenas" coisas que fazem com que já não se pense que Portugal é uma província espanhola, como acontecia há uns anos. Haja mais Cristianos Ronaldos, mais Mourinhos, mais Ruis Costa (ciclismo), mais Telmas Monteiro, mais Saramagos, mais Fernandos Pessoa, mais David's Fonseca (sabias que o DF enche concertos em Espanha, por exemplo? E também já encheu na Grécia, por exemplo), mais Danielas Ruah, etc etc etc. Como português, fico feliz por ver compatriotas talentosos (cada um na sua área) a ser reconhecidos além fronteiras. Haja mais assim. Que farto de ver nas revistas e nos jornais capas de pessoas que passam a fronteira e são anónimos (enquanto cá andam a cagar postas de pescada e se julgam importantes) já eu estou: tipo Castelo Branco, tipo Teresa Guilherme, tipo Júlia Pinheiro, tipo Goucha, tipo Cláudio Ramos, e por aí fora.

      Eliminar
    7. Uma referência portuguesa não desdenha as origens e bate no peito a afirmar que é.... imagine-se, ESPANHOL ;) não fales do Saramago para dar exemplos de "grandiosidades 'portuguesas'" - fica mal :)

      Eliminar
    8. Repito:

      "E isto não é azia nem nada disso! Nem tenho nada contra o Ronaldo e não é a sua vida que me irrita. O que me irrita é a idolatração que toda a maioria das pessoas tem por ele, como se ele fosse um salvador de alguma coisa ou o facto dele ser o melhor jogador do mundo estivesse, de facto, a ser benefico para portugal."

      Não é ele que me tira do sério, não é ele que me irrita... São as pessoas que fazem dele um Deus e das coisas que alcança como coisas que podem mudar o mundo.

      E o grande problema ainda reside na comunicação social, que, num pais que precisa urgentemente que o povo esteja entretido e não a pensar, aproveita tudo para montar espetaculos televisivos e espremer até ao extremo, tudo o que acontece: morte e funeral do Eusébio (vergonha completa), diretos o dia inteiro com a gala da bola de ouro, jormais televisivos que não mostram mais nada a não ser futebol. Vivemos no pais do exagero e do espetaculo que embrutece e torna inerte um povo que também só quer viver disto.

      Dito isto e para que fica bem esclarecido, o meu problema não é com o português que alcança sucesso e leva o nome de Portugal para além das nossas fronteiras terrenas; o meu problema é com as pessoas e com os espetaculos que montam em torno disto tudo.

      Eliminar
    9. Lia,
      Independentemente disso, Saramago era cidadão português... E atenção, nem aprecio a sua escrita nem apreciava a sua postura perante o nosso país. Contudo, era cidadão português.

      Mustache,
      É verdade que a comunicação social empola muita coisa. E isso é notório nas mais variadas situações. E nesse aspecto, estou de acordo contigo.
      Mas no que toca a este caso concreto: tens um cidadão português, de notoriedade a nível mundial (ainda ontem, numa das reportagens, ouvi que era uma das pessoas com mais seguidores no Facebook e uma das pessoas mais influentes do mundo), a ser distinguido como o melhor do mundo na sua área. Deve, sim, ser motivo de orgulho para nós. E sim, deve ainda ser visto como um exemplo! Pela sua entrega, pelo seu espírito de sacrifício, pelo seu trabalho, pela sua dedicação. Tu conheces o país em que vives: toda a gente reclama de tudo, mas ninguém faz nada porque dá muito trabalho. Quantas pessoas seriam capazes de largar tudo aos 11 anos para seguir um sonho? Não é um Deus - para mim, Deus nem existe, porque não sou religioso. Mas é alguém que admiro. Não só por ter uns pés de ouro, mas acima de tudo pelo que ELE PRÓPRIO construiu, fruto do seu trabalho. E olha que não é pouco: tenho amigos que praticam ou já praticaram desporto de alta competição e olha que é uma vida dura. Às vezes basta desleixares-te durante uma semana, depois andas um mês a compensar!

      E volto a dizer-te: esse moralismo bacoco só te fica mal. Sobretudo porque aprecias futebol. A atitude que estás a ter pode comparar-se a dizeres "devíamos era todos pensar nas crianças em África que passam fome" e depois desperdiçares comida... Exemplo exagerado? Claro que é. Mas a questão é a mesma: o moralismo sem moral nenhuma, só porque agora é fixe e está na moda dizer mal de tudo e de todos só porque o país está mal e há coisas mais importantes para falar. O país está mal, mas o Cristiano Ronaldo não tem culpa disso. E no meio de tanta desgraça que se ouve nas notícias, é bom termos algo que nos faz sorrir de vez em quando. Hoje em dia parece que é moda criticar o futebol. Porra, é um desporto, é um entretenimento, é um espectáculo! Deixem as pessoas serem felizes, sorrirem, orgulharem-se do que o país produz de bom! E acima de tudo lembra-te: futebol é paixão, mexe com emoções. Qualquer amante de futebol quase atinge orgasmos a ver jogar Ronaldo, Messi, Ibra, Xavi, etc. Porque são hinos ao futebol, porque têm jogadas e golos de outro mundo. És pouco mais velho que eu, e certamente tal como eu cresceste a ouvir falar do Eusébio, do Maradona, do Pelé, etc. Eu vou ter orgulho em contar aos meus filhos e netos quem foi Cristiano Ronaldo: foi o melhor jogador português de sempre (pelo menos até ver, ninguém me garante que daqui a 20 anos não surja outro ainda melhor).

      Eliminar
    10. Não é moralismo de tipo algum. Já disse que o que me chateia não é o ronaldo, mas as pessoas e a comunicação social e todo o espetaculo que se monta em redor dele... Ok, ele é das pessoas com mais seguidores no facebook, ele é das pessoas com mais influência no mundo, ele pode ser muita coisa, mas, no final de contas, isso é bom é para ele, e não para mim ou para ti ou para quem quer que não seja do seu circulo familiar ou de amigos. As pessoas até podem vir a portugal ou à madeira e saber que é o pais do ronaldo, mas não vêm cá de propósito só por isso.. ou a virem, deve ser 1% dos 100% dos turistas..
      Eu gosto de futebol, ou melhor, gosto de ver os jogos do sporting e pouco mais. Prefiro atletismo (que para mim é o verdadeiro desporto rei) embora saiba que é o futebol que movimenta milhões ou biliões ou triliões..

      Quando tiver filhos, não vou encher o peito a falar do ronaldo e das suas bolas de ouro, mas vou encher o peito quando disser que equipas de cirurgiões portugueses salvaram milhares de crianças com transplantes de corações (não sei se sabes disto), vou encher o peito ao contar que vinham equipas de outros paises aprenderem com os voluntarios da LPCC à qual pertenci, vou encher o peito ao contar que tivemos portugueses a ganahrem prémios Nobel e que o Fado, uma coisa única e nossa, é património imaterial da humanidade!

      Como disse, há tanta coisa da qual os portugueses se podem orgulhar e é uma pena que só se orgulhem do futebol.

      Eliminar
    11. "equipas de cirurgiões portugueses salvaram milhares de crianças com transplantes de corações (não sei se sabes disto)," - em Angola (esqueci-me de referir).

      http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014/01/14/ha-cada-vez-mais-medicos-e-enfermeiros-portugueses-em-angola

      Eliminar
    12. Roger, sempre que aqui venho para responder ao Musta, já tu respondeste e de forma simplesmente perfeita. Andas inspiradíssimo :)

      Musta, acho que tanto podes encher o peito para falar aos teus filhos dos cirurgiões, como do Ronaldo. Uma coisa não exclui a outra, pois não? Percebo que gostasses que outro tipo de feitos tivessem notoriedade, mas isso não te impedirá de ver o gigante que este homem é no que faz e o orgulho que é para uma Nação.

      Eliminar
    13. Mustache,
      "Quando tiver filhos, não vou encher o peito a falar do ronaldo e das suas bolas de ouro, mas vou encher o peito quando disser que equipas de cirurgiões portugueses salvaram milhares de crianças com transplantes de corações (não sei se sabes disto), vou encher o peito ao contar que vinham equipas de outros paises aprenderem com os voluntarios da LPCC à qual pertenci, vou encher o peito ao contar que tivemos portugueses a ganahrem prémios Nobel e que o Fado, uma coisa única e nossa, é património imaterial da humanidade!" - acho que já disse que me orgulho DE TUDO o que é nosso e é reconhecido all over the world ;)

      CM,
      Subscrevo por inteiro o parágrafo que dedicaste ao Bigodes nesse comentário ;)

      Eliminar
    14. Por mais que tente, não consigo associar desporto a grandes feitos da humanidade. É, sem dúvida nenhuma um grande feito para ele, mas não para uma nação.

      Eliminar
  2. Gostas mesmo dele....
    Fiquei feliz por ter sido ele, mas pronto, só isso..=P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto mesmo, minha Cláudia. Acho todo o percurso admirável, acho um exemplo de determinação, trabalho e sacrifício. Atingir este nível é mesmo só para alguns...

      Beijinho!

      Eliminar
  3. Subscrevo na íntegra! (como também podes ver no meu blog, a minha opinião é idêntica à tua).

    Realço ainda: "Pelo contrário, parece estar cada vez mais sereno e focado." - tenho de facto essa sensação. Ronaldo amadureceu como pessoa e como jogador, e isso nota-se dentro e fora de campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que sim. Está um crescido :)

      PS- algum dia, alguém neste Mundo vai dizer ao Messi o que é um fato, não vai? É que eu não aguento muito mais.

      Eliminar
    2. Juro-te que para o ano hei-de participar naquelas apostas que se fazem na net sobre o próximo fato do Messi xD

      Eliminar
  4. O teu texto e a resposta do Roger, ali em cima, já dizem tudo. Acrescentaria apenas o pequeno pormenor que este prémio já vem é tarde...E tenho poucas dúvidas que não consiga o terceiro.
    É um orgulho e um exemplo para nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só fico satisfeita quando ele ultrapassar o Messi em troféus...aí sim, a justiça estará reposta a 100%.

      Eliminar
    2. Concordo convosco. O Ronaldo certamente vai atingir o terceiro, quiçá até o quarto. E quem sabe até mais, é uma incógnita! Tem 28 anos. Ainda pode jogar mais uns bons anos (sem quebras de rendimento? Pelo menos até aos 32/33). Quando perder a velocidade, será um excelente ponta-de-lança (faro para o golo não lhe falta).
      E apesar de ser 2 anos mais velho que Messi, acredito que vai acabar a carreira mais tarde... Porque o anão fruto da ciência (hormonas de crescimento) não tem poderio físico para se aguentar muito mais. Eu acredito que quando Messi chegar aos 30 anos já vai começar a baixar radicalmente o seu rendimento. Mas cá estaremos para ver ;)

      Eliminar
  5. Um orgulho para todos!!! E uma chapadinha para muitos!

    ResponderEliminar
  6. Não digas a ninguém, mas até me emocionei ao ver o rapaz a chorar!

    ResponderEliminar
  7. Só uma "achega" ao Mr(?) Mustache:
    Se a "marca CR7" fosse devidamente aproveitada pelos nossos exportadores, decerto que Portugal não teria o risco de "descolar" do euro, e sairia mais facil e rapidamente da crise instalada.
    JoSil Vit

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "marca CR7" só pode ser aproveitada pelos nossos exportadores enquanto jogador da seleção, de resto, está tudo nas mãos do clube onde ele joga.

      Eliminar
    2. Mesmo que aproveitada a potencialidade da marca CR7 (ou melhor, negociada, até com os governantes...), tão só enquanto jogador da nossa seleção, já não seria nada mau...
      Contudo, penso que estará induzido em erro, porquanto, parte dos direitos de imagem, enquanto futebolista, é que serão comungados com o seu atual clube, e, pelo menos na Europa e EUA, a marca CR7 (todas as variações) são de propriedade de Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, designadamente, a recente coleção de roupas íntimas. Por outro lado, p. ex., a imagem de marca do BES perdura há 10 anos, muito anterior ao contrato com o Real Madrid, tal como com a Nike.
      No site http://www.briefing.pt/marketing/bes-e-a-marca-mais-associada-a-cristiano-ronaldo-em-espanha.html, pode ler-se: (...) Num estudo realizado pela agência de meios Mediaedge sobre notoriedade da marca, o BES ultrapassa outras marcas que também patrocinam Cristiano Ronaldo como a Nike ou o Real Madrid. Outro dado curioso do estudo demonstra que 30% dos inquiridos declarou ter tido conhecimento do BES unicamente através da campanha “Quais as marcas que associa ao jogador de futebol Cristiano Ronaldo?”(...)
      Também, o hotel projetado para a Praia Formosa, a oeste do Funchal, tem parceria com a maior cadeia hoteleira portuguesa (grupo Pestana), deverá designar-se "Hotel CR7 Pestana", e fará parte de uma cadeia de hotéis CR7 em parceria com outros investidores (inclusive, árabes).
      Adianto ainda que, em 2013, Cristiano Ronaldo tornou-se embaixador da "Save the Children", contra a fome e a pobreza que assolam crianças no mundo inteiro.
      Cumprimentos.
      JoSil Vit

      Eliminar
  8. Tu só gostas dele porque tem bolas de ouro :D

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.