É basicamente isto.

É basicamente isto.

15 de janeiro de 2014

Procura-se homem que tenha 26151,00 € para gastar.

Chegou ao meu conhecimento, que o custo do Casamento em Portugal cresceu 74% nos últimos 20 anos. Talvez isto explique porque é que ainda há tanta mulher à procura de um homem rico. Não é que queiram dar o golpe do baú, coitadas, a questão é que alguém tem de pagar o casamento. Agora faz sentido.

Isto fez-me pensar se a quebra do número de Casamentos verificada todos os anos, fica a dever-se a este constrangimento financeiro, ou se é mesmo o próprio do Amor que está em crise. Conheço casais que adorariam casar, mas não podem. Quer dizer, poderiam, se passassem a próxima década a juntar dinheiro apenas para isso. Falo daqueles casamentos tradicionais, com direito a 100 ou mais convidados e com copo d'água. Por outro lado, também existem os outros : os que acreditam que o Casamento é apenas o primeiro passo para um outro instituto, o do Divórcio, e que mais vale estar quieto. Provavelmente, até, os números serão resultado destas duas realidades.

Reza a notícia que um casamento médio em Portugal, custa a módica quantia de 26151,00 €. Valor apurado para 100 convidados, com as despesas de fotografia e vídeo, lua-de-mel, vestido e fato de noivo, flores, aluguer de carro, convites, brindes, animação, alianças, bolo de noiva, e boda. Sendo certo que é possível fazer o mesmo casamento com um valor mais reduzido, não deixa de ser um valor impressionante.

O meu lado prático "grita-me" ao ouvido que a indústria relacionada com o Casamento é isso mesmo, uma indústria/negócio, mas o meu lado romântico revolta-se - apenas ligeiramente, porque o casamento não está nos meus planos para breve - com a exploração de um sentimento como o Amor entre duas pessoas doidas o suficiente para querer que querem passar o resto da vida juntas. Ou que acham que sim...


PS- Já agora, ainda tenho um pulso livre para tatuar uma destas. Estou só a dizer...

18 comentários:

  1. O que se fala aqui é da festa e não do casamento. Para casares, basta ires à conservatória e está a coisa feita. Agora, se queres uma festa de ricos, terás que abrir os cordões à bolsa, isso já se sabe...
    Agora, outras coisas: quem é que tem 100 pessoas para convidar e porque é que iriam alugar um carro? Já em relação aos convites, conheço casais que foram eles que os fizeram, poupando uns trocos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Musta, óbvio. DO que se fala aqui é do casamento tradicional, com a festa.

      Sobre as 100 pessoas, eu nunca, NUNCA, fui a um casamento que não tivesse, pelo menos, 100 pessoas. Ora começa lá a contar as pessoas que gostarias de convidar, mais as da tua noiva, e vê a que número chegas...

      Eliminar
  2. Sinceramente espanta-me muitas vezes as "festanças" que por aqui (nesta terra) se fazem, chega-se mesmo a ouvir algures que ficaram a dever a Deus e a todo mundo por e simplesmente para poderem ter um casamento de sonho, contra isso nada tenho a dizer, cada um sabe da sua vida, mas andar a endividar-se para querer ser mais do que aquilo que se é, isso para mim é um bocadinho exagerado ;) beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é um hábito muito tuga. Endividar-se até à ponta dos cabelos para este tipo de coisas. Basta olhar para os números do crédito ao consumo...

      Beijinho!

      Eliminar
  3. Eu não tenho uma visão tradicional do casamento e por isso ninguém me costuma levar a sério quando falo sobre a matéria, haha, mas estou plenamente convencida que se consegue ter um dia fantástico por muito menos. A mim ninguém me apanhava a pagar essa suma, nem que tivesse possibilidades para isso. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, se pudesse, era menina para gastar. Nisto e noutras coisas que, não tendo, também não entendo como alguém consegue gastar nelas ;) Mas sim, isto é o custo médio. Dá para gastar menos e ter uma festa "jeitosa".

      beijinho

      Eliminar
  4. Também não ligo ao casamento, mas se as pessoas realmente quiserem casar por amor, não é por não terem dinheiro que não o fazem.
    Não têm um vestido gigante, têm um mais pequeno.
    Não dá para 100 pessoas, dá para 50.

    Sinceramente, acho dinheiro muito mal gasto. Podem casar à mesma e serem felizes por menos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, mas há pessoas que fazem gosto em ter este tipo de festas...O ser feliz depois já é uma outra questão, bemmmm mais complicada do que isto!

      Bj, minha Cláudia :)

      Eliminar
  5. Cruz credo! Eu não gastei, nem de perto, valores exorbitantes como esse. Mas também porque achámos que não precisávamos de um casamento super tradicional para a coisa ficar engraçada. E não foi preciso. Basicamente, cortámos com uma data de coisas que achámos serem totalmente superficiais como lançamento de pombas e carro alugado. Convidámos só as pessoas realmente mais chegadas - erámos, no máximo, umas 68 pessoas. Não quisemos uma quinta gigante e impessoal e preferimos um restaurante pequeno, com um jardim onde desse para fazer o casamento (foi pelo civil) e tirar fotos, com uma vista brutal para o Tejo e com comida maravilhosa. Não quisemos nem DJ nem banda, criámos nós uma playlist com músicas mais clássicas - os mais velhos agradeceram a ausência de dance músic e os mais novos também gostaram da selecção. Quisemos fotos mas dispensámos vídeo. Etc, etc. Olha, no final recebemos bastantes elogios porque foi um casamento bem descontraído mas bem planeado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Karina sem acento, o teu casamento soa-me muito bem! E o casamento tem de ser isso mesmo : a "cara" dos noivos :)

      Eliminar
  6. Como já disseram aqui, e bem, as coisas só ascendem a esses valores se de facto se quiser todas as "mariquices". Não é preciso tanto exagero. Em vez de se convidar toda a família e mais alguma (inclusive aqueles primos que só vimos uma vez na vida, ou aqueles primos que não suportamos mas que vão criar invejas e intrigas por os outros terem sido convidados e eles não xD), convida-se apenas a família e os amigos mais chegados (60 pessoas máximo - no caso de famílias grandes). Na lua-de-mel, em vez de se ir ao outro lado do mundo, até nas nossas ilhas se faz a festa. Etc etc etc.

    As pessoas não casam porque não têm dinheiro? Hum, não me parece. Só não casam por causa do dinheiro se não estiverem dispostas a "abdicar destas mariquices" e não quiserem algo mais simples - infelizmente em Portugal muita gente quer é ter a cagança de dizer que teve um casamento de outro mundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso da família tem muito que se lhe diga. Infelizmente, acabam todos chateados com todos, porque A foi convidado e B não e etc etc etc. Quando digo que não casam por não ter dinheiro para isso, estou a falar das que fazem questão de casar com "tudo aquilo a que têm direito" como se costuma dizer. Há mulheres que sonham com esse dia, e com todos estes pormenores, desde a infância...mulheres, go figure! ;)

      Eliminar
  7. Passa tudo por se personalizar o casamento, uma reunião com a familia e amigos num sitio significativo e uns votos escritos pelas pessoas envolvidas e está feito. Está tudo na maneira de ver as coisas...e não é os 40 organizadores de eventos, bouquets e buffets xpto que farão o casamento resultar... Boa semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do casamento resultar, já são outras "contas" :)

      Obrigada, para ti também! Beijinho

      Eliminar
  8. Se eu te encontrar um gajo com €26.000,00 tu encontras-me uma g... senhora, com €1.000.000,00 (sou modesto... só para os fatos...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fechado!!! Trata lá disso e eu faço a minha parte.

      Eliminar
  9. Comigo estão poupados 26151,00 €. Não faço intenções de me casar.

    ResponderEliminar
  10. Essas tatuagens são fabulosas...podes trocar de marido 100x que funcionam sempre!!

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.