É basicamente isto.

É basicamente isto.

24 de outubro de 2012

"Os Homens são de Marte e é para lá que eu vou".

Sexta feira passada foi noite de programa de miúdas (somos todas umas jovens ainda, portanto, vou mesmo usar a palavra miúdas), o que significou rumar até ao Tivoli para ver esta peça. Resultado ? Barrigada de riso. E espirito bem mais sereno por constatar que não só só eu que acho que os homens ensandeceram e ninguém os entende. Salvo raras e honrosas excepções.

Estamos a falar de um monólogo, hilariamente escrito e estupendamente interpretado pela actriz Mónica Martelli. Com muito humor ( e alguns palavrões cabeludos à mistura), é feita toda uma critica à postura dos homens quanto aos compromissos, e à ansiedade das mulheres em encontrar um homem que seja "wedding material". Ou, pelo menos, material para uma relação séria.

Os momentos que se vivem após os primeiros encontros, o esperar do telefonema, o telefonema que não chega, o "afinal havia outra", a pressão da família e da sociedade em cima desta mulher de 39 anos, são descritos com uma semelhança assustadora com a realidade. Que mulher ainda não viveu estas situações? Os olhares cúmplices das mulheres na plateia (algumas acompanhadas pelos companheiros que lá iam esboçando sorrisos à laia de "se elas se juntam agora todas, não saímos daqui com pulso") diziam tudo.

A frase "39 anos não é idade para estar solteira...é idade para estar num casamento...já em crise!", fez-me rir alto e bom som. Tenho 33. And counting.

Por outro lado, homens, digo-vos (e aceitem isto com todo o sentido de humor que conseguirem), que também se conclui, na peça, que o melhor estado civil é...a viuvez.



6 comentários:

  1. a viuvez??????? :O Credo!! Antes Solteira!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque estar solteira traz uma grande ansiedade. Estar comprometida também, porque, ainda assim, há uma enorme concorrência. Logo...isto segundo a Autora ;)

      Eliminar
  2. Divorciada também não é bom porque dá a sensação que se é má de aturar e muitas vezes ressurge a pressão do voltar a casar...

    Por isso viúva é melhor, porque já ninguém chateia! Nem marido nem sociedade!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, nem mais! É essa a teoria da Autora...não se pode dizer que esteja totalmente errada, não ;)

      Eliminar
  3. A peça está mesmo muito bem escrita e é muito bem representada (vê-se que é sentida!! :D). A Mónica fala sem pudores (e sem rancores, o que também é importante) sobre os homens e os relacionamentos. We are not alone, sisters!

    ResponderEliminar
  4. ola Nico(lau)! :) monólogo? Tambem tenho.... O que me tristesse é que nestes pagas para ouvir e nos meus nao.... :P

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.