É basicamente isto.

É basicamente isto.

28 de fevereiro de 2013

Farta, fartinha deste País.

Ou será das pessoas?
Adoro Portugal. Adoro a nossa gastronomia, o nosso clima, as nossas Cidades, o nosso Campo, as nossas Praias, as nossas Serras, os nosso Vinhos. Nunca pensei em emigrar. Nem mesmo com esta crise (verdade seja dita, ainda não me vi obrigada a fazê-lo. Caso contrário, que remédio teria). Custa-me pensar em não viver em Portugal, em não ter as minhas pessoas por perto, em perder as minhas rotinas (ao contrário da maioria, não me aborreço nada com rotinas). Mas, ultimamente, estou cansada disto.
Estou cansada das mentalidades, do pessimismo constante, de ver o pior lado das pessoas, de ver a perda de noção e do bom senso diariamente. Mesmo cansada. É um Povo constantemente contraditório, o de hoje. Ora os portugueses são uns mansos que não se manifestam, e por isso é que estamos assim, e este País não anda, ora os Portugueses são uns irresponsáveis, sem respeito pelos valores da Democracia, que não respeitam este Governo. Ora lutamos por direitos como a dignidade, e condenamos quem ofende, quem agride física ou psicologicamente outrém, ora defendemos o agressor porque, coitado, até já foi demasiado crucificado e não é caso para tanto. Estou cansada desta mentalidade que não vê problema em nada, que acha que tudo é permitido, porque há coisas bem piores, e, além disso, toda a gente o faz e há até quem faça pior. Estou farta deste vale tudo, deste não olhar a meios para atingir os fins, deste salve-se quem puder. Da falta de educação, de respeito, de bom senso, de decoro.
Revejo-me em muitos portugueses, atenção. Mas nunca, como hoje, olhei para os Portugueses e pensei que não me revejo em tantos, mas tantos outros. Nunca, como hoje, tive certeza que, ou mudamos de mentalidades, ou estamos, basicamente, condenados como Povo. Há por aí uma perda de valores tamanha, que me assusta mais do que gostaria de admitir.
Este tema dá pano para mangas. Mas queria mesmo só dizer que é das pessoas. É das pessoas que estou farta.

14 comentários:

  1. Eu acho que negativismo atrai mais negativismo. Daí que nem sempre sou a favor das manifestações. Por um lado são uma forma de expressão importante, por outro, como são focadas nos aspetos negativos, tentem a gerar um estado de espirito negativo nas pessoas o que faz com que a crise ainda se acentue mais (o que é irónico).

    Isto é especialmente verdade naquelas manifestações mais agressivas que deixam as pessoas num estado de quase histerismo. De resto, cantar umas músicas até me parece uma boa forma de manifestação.

    Em relação a sair do país, eu sou um pouco megalómano, e por mim todos os estudantes universitários deveriam passar um ano do curso numa universidade estrangeira. Uma maluquice? Sim! Uma grande confusão? Sim! Alunos a terem piores notas? Sim! Muita gente que ia e já não voltava? Sim! Mas também uma geração mais preparada, que interagiu com realidades novas, que aprendeu a desenrascar-se em meios diferentes, etc, etc, etc. No fundo, um país a aprender a internacionalizar-se, e a perceber o que de bom temos por cá e o que de mau também temos. Eu acho que com isto a prazo conseguia-se dar um empurrão brutal ao país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ten toda a razão, Sérgio. As manifestaçõs têm uma carga pesada, que tendem a acentuar o que já está errado e a pesar no próprio espirito. Mas, ainda assim, é o que nos resta. Já não é possível ficar em casa de braços cruzados a ver o que isto vai dar.

      Quanto ao estudar no estrangeiro, absolutamente. Quem me dera ter tido essa coragem, e essa visão, na altura certa.

      Eliminar
  2. Tenho para mim que quem tem "valores" nunca os perde, quem não os tem, nunca os teve.
    Também a mim o que me desanima são as pessoas...as pessoas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez seja mais isso, sim, Suricate. Faz todo o sentido. E se assim é, a quantidade que nunca teve é...vá, considerável.

      Eliminar
  3. Reparo um desânimo em ti...mas afasta esse negativismo e delicia-te com a gastronomia, vinho , praia, vinho e as pessoas querem ver bem! Ontem vi a linha da frente que emigrou para Inglaterra a espera de melhorar...para abreviar a historia não foi o que pensavam(ordenados).Concordo com Sergio em relação a manifestações. Em termos de valores tal qual o que a Suricate diz não pode estar maís certa... agora está muita gente aflita faz com que asneiras sejam frequentes. Precisas animar! :)

    ResponderEliminar
  4. Asteriscos... não vão falar sobre eles? fica assim? ora bolas!:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquele asterisco, aquele em concreto, diz-me mais do que muitas frases carregadas de palavras...

      Eliminar
    2. muito bem respondido!Estava na brincadeira... ok? :)

      Eliminar
    3. Percebi :) mas aproveitei para frisar que às vezes não são precisas muitas palavras...

      Eliminar
  5. Concordo! Essas palavras ditas na altura certa se não podem não ter o mesmo significado... :)

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.