É basicamente isto.

É basicamente isto.

21 de fevereiro de 2013

Os diminutivos.

Até para mim mesma, é um mistério o tempo que demorei a tocar neste assunto aqui no estaminé. Tenho algumas implicâncias de estimação. Coisas que as pessoas, geralmente, não percebem porque é que me aborrecem tanto.
A talvez maior é esta : o uso dos diminutivos. É tão feio, soa tão mal. É feio, mas feio, feio. Uso diminutivos numa de duas situações, apenas e só : ou para me referir a qualquer coisa mesmo diminuta/pequena, ou quando quero ser sarcástica. Tudo o resto é terreno proíbido. Dá ar de poucochinho (lá esta, pequenez).
Para azar dos meus ouvidos, o Português é um povo que tem adoração por diminutivos. É qualquer coisa sem explicação : "É um cafezinho", "Um copinho de água", "Faça-me um favorzinho", "Obrigadinho", "Passe-me esse garfinho e, já agora, aquela faquinha". Pela madrugada. É uma veia que é estimulada, geralmente, e com maior incidência, uma vez dentro de qualquer café, restaurante ou bar. Tento abstrair-me, mas não consigo. Implico com isto de tal forma, que, quando alguém que sabe deste "problema", quer ver-me virada do avesso, tem uma conversa inteira comigo com estas palavrinhas ( sarcasmo, desta vez).
Piorar este cenário, é simples. Um homem que usa diminutivos. Amigo, não leves a mal, mas já foste. Não se aguenta. Não vamos beber um cafezinho, porra, que eu não gosto do café curto. O expoente máximo desta situação dramática, será sempre ouvir um homem a pedir um "chazinho". Eu peço desculpa pelo murro no estômago, mas homem que é homem não pede "um chazinho".

17 comentários:

  1. ahahah homem que é homem pede um bagaço

    ResponderEliminar
  2. Opá... Não é esquisitice a mais? Homem que é homem tem de falar à macho? "QUERO UM CAFEZÃO! HOJE SINTO-ME POTENTE!"
    Será que as pessoas não poderão valer mais do que isso? Sei lá... Não existirão outros valores mais importantes? Por exemplo ter ideias próprias e bem definidas, não dizer que sim só para agradar, etc... Digo eu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois claro que é esquisitice. E claro que há coisas muito mais importante, nomeadamente os valores, que isto nem sequer é um deles. As pessoas são muito mais do que isto, mas todos temos coisas que nos "irritam" nos outros. Esta é uma das minhas.

      Não precisas de pedir um "cafezão". Podes pedir um café. Normal. Ou um café curto ;)

      Eliminar
    2. Nem mais...até pode ser a melhor pessoa à face da terra, mas uma vez que entra na onda da "fofinha!....Acabou

      Eliminar
  3. Acho que nunca vi as coisas nesta perspectiva. Já agora, expressões como "amorzinho", "fofinha", "lindinha", entre outras do mesmo género, também estão incluídas no mesmo rol? eheheh

    PS - Ainda bem que não bebo café; nota mental: cuidado ao pedir chá; Nix não é um diminutivo, tem toda uma história por detrás, eheheh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "amorzinho" e "lindinha", passam. "Fofinha" já não. Ou talvez. Em contextos muito especificos. Confuso?? ;)

      Muito cuidado mesmo ao pedir chá. Até aceito que um homem frequente um Salão de Chá, mas ouvi-lo a pedir um "chazinho" de camomila?

      PS- Desde que não me apareças aqui como "nixinho", vai correr tudo bem! ;)

      Eliminar
  4. Absolutamente d'accord!
    Como sabes sou defensora acérrima dessa tua posição... igual à minha!

    Homens, please, man up!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que não se ouvem a eles próprios? Um dia gravo uma conversa com um homem que fale assim, e depois vamos ouvi-la juntos e tomar umas notas ;)

      Eliminar
  5. Muito muito bom..tinha um amigo assim..que não passou mais do que isso porque ousou chamar-me Como estás bebezinha ???? what ??????? !!
    Para as minhas amigas ele ficou o "INHO" e já nem me lembro o nome dele. SOCORRO. Proibidos estão ainda tratos como MIGA; LINDA; PRINCESA; KIDA; KIDUXA e ficamos por aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo. A seguir a isso vem o quê? As jokas e as jokinhas. Não se aguenta.

      Eliminar
  6. xiça penico, gente esquisita. talibans anti-diminutivos ... Os diminutivos ou adjectivos podem ser usados como forma de carinho.

    Quanto a isso do chá concordo, só chá preto, de limão, djarling, ou de anis estrelado para curar bebedeiras, o resto é mariquices inventadas pelas empresas para sacar dinheiro a gajas e panisgas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Talibans anti-diminutivos" já me fez gargalhar! :)

      Completamente de acordo. Mas, por favor, não peças um chazinho. Mesmo que preto, de limão, djarling ou de anis estrelado. Sempre um chá. Sempre.

      Eliminar
    2. chazinho, só se estiver doentinho e a precisar de mimo :P

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.