É basicamente isto.

É basicamente isto.

1 de abril de 2013

Viajar, o verdadeiro investimento.

Não tenho qualquer dúvida sobre aquele que é para mim o dinheiro que melhor gasto. Há muitas coisas que me dão prazer, mas as Viagens não têm comparação com qualquer outra coisa. É nisto que gosto de investir aquilo que vou conseguindo poupar e, enquando puder, é precisamente isso que vou fazer : viajar. Os tempos não estão para brincadeiras, mas com alguma disciplina e, sobretudo, com as prioridades bem definidas, é possível. Se, em tempos, era capaz de comprar uma mala , um relógio, 20 cds de música, renovar meio guarda roupa com as poupanças, hoje em dia dou por mim a pensar "isto já me pagava parte de uma viagem para qualquer lado". Há muita gente que me diz que não entende como os outros ainda conseguem viajar. Tenho vontade de responder à letra e começar debitar a lista de coisas em que gastam dinheiro que eu nunca gastaria, mas não o faço. Não preciso de ficar hospedada num quarto de hotel carregado de estrelas, não preciso de viajar rodeada de luxo, preciso é de viajar. De ir, de conhecer, de voltar carregada de fotografias que guardo religiosamente e que revejo sempre que já me sinto de novo "apertada", asfixiada por cá. É o que mais me enriquece, que mais me faz evoluir, o que me enche a alma e o coração de boas recordações, o que me faz adorar este Mundo e tudo o que tem para nos mostrar, é o que me tira a respiração tantas vezes. É nisto que, até ver, quero "investir". E posso dizer que, agora com uma viagem planeada para breve, sinto-me imediatamente outra. De vez em quando, tenho de sair daqui. Adoro o meu País, mas não me chega. Não me vejo a viver em qualquer outro, mas de vez em quando preciso de ir, e de sentir saudades de estar por cá. E volto com menos euros na carteira, mas muito mais completa.

A frase que vos deixo, funciona como uma espécie de mantra para mim. Não podia concordar mais.


24 comentários:

  1. Viajar é sempre muito bom, surpresas podem acontecer, pessoas novas... Com certeza um investimento perfeito! Adorei!foi um grande momento conhecer seu cantinho. Adorei e fico por aqui, te seguindo, pra voltar e aprender mais. Saudações do meu "Coração de Fera" Um abraço e linda semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, Rose :)

      Sem dúvida, há todo um Mundo para lá daquele em que nos movemos. E se conhecê-lo não é a melhor coisa da vida, não sei o que será!

      Eliminar
  2. Concordo com cada silaba, cada palavra, cada virgula e cada ponto. No momento em que económicamente puder voltar a fazê-lo, serei um ser humano muito, muito, muito mais feliz!

    jinhosssssss e BOA VIAGEM!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas em breve, é um sempre um crescimento!

      Obrigada! Ia já amanhã, mas faltam 23 dias e algumas horas... ;)

      Eliminar
  3. Sem dúvida! também tenho esse bichinho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivesse uma carteira mais recheada, garanto que pouco de apanhavam por cá. Não é que não goste de conhecer o nosso País, mas há tanto por conhecer...

      Eliminar
  4. É, sem dúvida, uma das melhores formas de investirmos o nosso dinheiro. Sim, porque não é dinheiro gasto.
    Sempre tentei fazer, pelo menos, uma viagem por ano. Tal como dizes, os tempos não estão para isso, mas vale sempre a pena o esforço e o controlo orçamental caseiro.
    Pessoalmente, alguns dos aspectos que mais gosto quando se trata de viajar é a véspera e o dia da partida, especialmente se envolver um aeroporto. A azáfama dos últimos preparativos e o ambiente das "partidas" dos aeroportos são o melhor aperitivo para uma viagem.
    Ainda assim, o dia de regresso a casa também tem o seu "quê" de especial. Por muito que se viaje, sabe sempre bem ter um "porto de abrigo" à nossa espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tento fazer uma viagem por ano. Até ver tem dado porque, lá está, faço disso uma prioridade. Nem sempre foi assim, e é uma das coisas de que mais me arrependo. Devia ter tornado esta realidade uma prioridade mais cedo. Mas vou aproveitar até poder! Ou até me deixarem...
      Curiosamente, sofro um bocadinho de stress nos aeroportos. O avião não me assusta nada, mas aquele tempo até fazer o check in, em que penso sempre que vou adormecer, que vai haver algum engano, que me esqueci do CC ou do Passaporte, tiram-me minutos de vida ;)

      Eliminar
  5. Foi das coisas melhores que fiz e nunca precisei de luxo.
    A maior parte das viagens que fiz, foi como campista itinerante. Andar com a tralha às costas é cansativo, mas vive-se por dentro a cultura onde apenas estamos de passagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que conta é mesmo aproveitar, sem dúvida! E as histórias que se trazem, são impagáveis. Valem cada euro.

      Eliminar
  6. É tão bom! A minha última já faz um tempo! Veneza em 2010...ah e 'Picos da Europa' expedição de escalada em Agosto passado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiii, Veneza é uma falha! Ainda não conheço, mas é uma prioridade!

      Para a escalada já tinha que ter mais coragem, mas acredito que seja qualquer coisa.

      Eliminar
  7. Sinto o mesmo, mesmo viajando cá dentro :) Adoroooooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, por falar nisso, conheço menos o nosso País do que gostaria. Mas ando a pensar tratar disso!

      Eliminar
  8. subscrevo o que escreveste, viajar é mesmo o melhor que podemos fazer por nós próprios, conhecer a diferença e enriquecer-nos. goste, já te sigo *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e bem vinda! :)

      Os euros vão, mas a riqueza vem...

      Eliminar
  9. Tenho esta imagem como screen saver :) e é algo em que acredito mesmo.
    Sou uma sortuda por ser tão rica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre os euros na carteira e no banco são sinónimo de riqueza. Ou, pelo menos, daquela que verdadeiramente nos faz falta.

      Também me considero uma razoável rica :)

      Eliminar
  10. Olá

    Concordo plenamente contigo, viajar abre-nos novos horizontes. As lembranças fazem-me bem, que bom foi ir, ver, sentir, apreciar, que vontade de experienciar de novo...

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um pessoa vem renovada...estou quase a contar os minutos :)

      Beijinho!

      Eliminar
  11. Como eu te entendo.
    Ainda não ganho o meu dinheiro,mas já estou a juntar para este verão poder ir a qualquer lado. Só quero é ir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo esse o espirito! É ir. Aprendemos, conhecemos e crescemos sempre como pessoas. Sem dúvida.

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.