É basicamente isto.

É basicamente isto.

18 de abril de 2013

As Cinquenta Sombras de Grey.

Sim, agora que já o Mundo inteiro falou deste assunto, chegou a minha vez. Posso ser mais lenta, mas também tenho direito.
Andava na dúvida. Ler ou não ler esta trilogia, era a questão. Depois de ver o preço de cada livro, decidi que não ia comprá-los. Os livros estão pela hora da morte, e a dar dinheiro por eles, a E.L.James que me perdoe, mas prefiro investir noutro género. Pedir emprestado era uma hipótese mas, pensando melhor, nunca gostei de pedir livros emprestados. Não me perguntem porquê. Acabei por dizer tantas vezes que tinha curiosidade em ler o assunto do momento, que no Natal fui presenteada com os Volumes I e II. Pelo que ouvia dizer, ia ser canja. Lá para o dia de Reis, tinha os dois Volumes lidos, e estaria mortinha para ler o III, pensava meu. Pois que me enganei redondamente. Acabei de ler o Volume I, apenas ontem. Dia 17 de Abril. O livro que a maioria devorou em 3/4 dias. Eu demorei quase 4 meses. Não tenho nenhum atraso, não é isso. Até sou relativamente rápida a juntar letras, mas isto foi um parto difícil. Tão difícil, que comentei mais do que uma vez que ia meter o livro de lado. Lá cheguei ao final.
"Erótica, apaixonante e profundamente comovedora, a trilogia As Cinquentas Sombras vai obcecar-te, possuir-te, e ficar marcada na tua memória para sempre". A promessa era esta.
Deixa pensar...ah, pois. Não. A não ser que o caso mude muito de figura nos próximos Volumes, não estou nada comovida e/ou obcecada. Muito menos possuída (sem qualquer trocadilho).
O tema é interessante, claro que sim. O mundo da submissão tem muito ainda para explorar, muito para revelar. Não deixa de ser verdade que o tema me fez pensar na quantidade de pessoas que vivem relações desta natureza. Não vou dizer se as acho saudáveis ou não, porque é um campo no qual cada um sabe de si e estabelece os seus próprios limites. Isso sim, é importante. Já no que diz respeito ao livro, acho que o tema está mal explorado. O facto da escritora ter tentado escrever um misto de livro erótico, se lhe quisermos chamar assim, e de romance, faz com que o tema fulcral seja mal aproveitado. A tradução também deixa bastante a desejar. À personagem principal feminina, são atribuídas expressões dignas de uma adolescente de 15 anos ou menos. Não é uma personagem consistente. A personagem principal masculina, é uma espécie de homem perfeito, se aceitarmos que o homem perfeito pode ser sadomasoquista. É um livro de puro entretenimento, como seria de esperar, mas contava que me agarrasse numa espécie de vício que tivesse que alimentar todos os dias, como tanto por aí ouvi dizer. Uma desilusão, portanto.
Como nota final, e consciente que isto vos levará aos mais diversos raciocínios, devo acrescentar que não percebo o que levou mulheres de todos os cantos do mundo a colocar em causa as suas vidas sexuais. Honestamente, isto diz muito sobre a insatisfação que existe neste campo. Tirando os cenários característicos do sadomasoquismo, e esses serão só mesmo para quem se vê a protagoniza-los, o resto do livro não tem NADA de extraordinário neste campo. É preciso ler um livro para pensar em apimentar este campo? Estamos mal, estamos...

36 comentários:

  1. Não tenho vontade nenhuma em ler, recordas-te de ter afirmado da ovelha negra no meu caso.
    E confesso troco qualquer romance ou história de amor por um desses livros.

    Enfim, o mundo anda assim e alguns valores também.

    beijinhos.

    PS: Sem qualquer ofensa para quem lê e gosta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho certeza que a maior parte das pessoas acaba por lê-lo por curiosidade. E a maioria, mesmo quem o devora, sabe que é um livro de puro entretenimento. Um escape ao dia a dia, provavelmente. Uma fantasia até.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. é horrível não é?! e o tipo de escrita?! eu li o 1 porque me ofereceram...a mim só me fez lembrar aqueles livrinhos com contos eróticos que vêm com as revistas no Verão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Medusa, juro que pensei o mesmo! Aqueles que vinham com as nossas "Ragazzas" :) Curiosamente, acho que até desses gostei mais...

      Eliminar
  3. Também gostava que alguém me emprestasse, comprar está fora de questão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opinante, manda-me um mail que eu terei todo o gosto em enviar-to para leres. A sério.

      Eliminar
  4. Não posso dizer nada sobre o assunto porque não li. Mas normalmente não me deixo aliciar por livros/filmes/músicas levados ao colo até aos píncaros da lua. Para mim 5 Óscares não fazem um bom filme. Muitas vezes o que acontece é que são obras que têm por trás o poder dos lobbys, com grandes operações de marketing. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que neste caso, nem mesmo a escritora conseguiu prever a bomba que isto foi. Vi uma entrevista dela, em que diz que os livros são resultado de anos de pesquisa aprofundada. Honestamente, não lhe retiro mérito porque, goste-se ou não, foi um tiro certeiro.

      Lê umas páginas, só por curiosidade, vá...

      Eliminar
  5. Não gasto dinheiro nisso, mas tb tenho curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo de início vai ser simples perceber se te vai agarrar ou não...

      Eliminar
  6. Não posso opinar sobre os livros pois ainda não li nenhum. E confesso que não tenho grande curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nem curiosidade tens, deixa-te estar. Posso dizer-te que não perdes nada de extraordinário. Só mesmo se quiseres um dia dizer aos teus filhos que a Mãe, na época, também leu as Cinquenta Sombras ;)

      Eliminar
  7. Eu li o primeiro e li rápido. Não porque seja um livro que me prenda e o faça devorar, mas porque para mim é daqueles que se lê depressa pois não há muito para assimilar. Se fiquei curiosa para ler os outros dois??? Fiquei, mas tal como só li o 1º porque mo emprestaram, também não irei gastar dinheiro neles. Aguardo que uma colega me traga o 2º e o terceiro logo se vê.
    Fiquei a saber um pouco mais sobre sadomasoquismo, que nunca foi área do meu interesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Pegando no livro todos os dias, ou quase todos, é coisa para se ler bastante depressa. Vou tentar começar o II, mas se começar a ver que são mais 4 meses e que me forço a terminá-lo, não sei se não o atiro para a arrecadação ;)

      Eliminar
  8. Depois de outras críticas do mesmo género, já tinha decidido não ler esses livros. Só reforçaste mais a minha vontade.

    Olha, agora que está aí o bom tempo e não tarda as férias, se queres ler uma trilogia, aposta antes na "O século", do Ken Follett. Ainda só saíram os dois primeiros livros e são fantásticos!!!! (Aliás, qualquer livro deste autor é muito bom)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pega no livro, abre assim onde te apetecer, e lê umas páginas. Pode ser que te calha uma parte mais engraçada ;)

      Já me disseram muito bem desse senhor, já, E agora com mais a tua garantia, vai directamente para a minha "to buy list"!

      Eliminar
  9. Li todos! E faço parte do grupo que ficou viciada! Não me alicia a parte do tau-tau mas gostei da história, apesar de concordar que tem uma linguagem simples (talvez demais) e está mal e porcamente raduzido, porque tenho os e-books em inglês e não tem nadaaaa a ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já me disseram que o devia ter lido em Inglês. A personagem feminina, deixou-me de cabelos pé. Apeteceu-me dar-lhe 3 gritos várias vezes!!

      Eliminar
  10. A ideia que tenho destes livros é que as editoras têm uns Exceis que usam para estimar as vendas. Tipo escolhem um conjunto de categorias e aquilo já tem uma fórmula para calcular o sucesso do livro. Como se estes "sucessos" fossem trabalhados em laboratório, para serem à partida grandes sucessos de vendas. Vejamos em exemplo:

    Escrita rudimentar + sexo duro + capa pseudointelectual = 1.000.000 de vendas

    E por aí em diante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És capaz de ter alguma razão, és...diz que depois destes, já existem vários do género por aí. A mim, dificilmente apanham noutra.

      Eliminar
  11. A mim ofereceram-me os três livros, li tudo, não sei porquê mas nunca na minha vida deixei um livro a meio, pode ser a maior bosta do mundo mas leio até ao fim com esperança talvez de me surpreender na última linha.

    Concordo contigo em tudo, a tradução é horrível, a personagem feminina fazia-me sentir vergonha alheia, o homem só é perfeito porque é podre de rico e dá-lhe tudo o que ela quer (isso não é o homem perfeito), e o pior de tudo é que ainda pensei que enquanto estivesse a ler o livro me ia dar uns calores e chamar o Moreno com urgência (já me aconteceu a ler alguns livros) mas sinceramente, nem uma vez, ela não escreve sequer de forma excitante. Quanto aos pormenores, muito mau, qual é a gaja que na sua primeira vez se vem logo duas vezes? Podia dar muitos mais exemplos mas ligaram-me da recepção e tenho que lá ir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo muito empolado, ela é uma deslumbrada de primeira, infantil (pelo menos à luz da tradução que foi feita),e nem me faças entrar nos pormenores das cenas mais "agressivas" entre eles, porque aí então descamba tudo. Aquilo que é suposto ser o pulmão do livro, está muito fraco.

      Eliminar
  12. Emprestaram-me os 3, li tudo, não gosto de deixar livros a meio. Não achei tão arrebatador como se fala por aí e a Ana é um bocadinho totó (como eu já postei). Achei os da série Crossfire' bem mais viciantes. Mas enfim, entretêm bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses não conheço...a verdade é que a tipa fez uma fortuna à conta disto. E nós a queimar pestanas!

      Eliminar
  13. Eu pedi os livros emprestados e li-os muito rapidamente. Não sei bem porquê, mas fiquei viciada. E nem foi pelas cenas quentes, até porque a certa altura comecei a passá-las à frente (sempre a mesma coisa!). Acho que este livro apela ao mulherio porque muitas de nós já estivemos apaixonadas por um homem aparentemente forte mas no fundo tão vulnerável e destruído. Não me lembro se isso foi abordado no primeiro volume, mas o menino tem alguns problemas emocionais e fantasmas do passado...
    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, no primeiro volume já se vai revelando que o moço precisa de terapia e que está tudo muito negro lá dentro. Talvez o segundo me prenda mais. E estou como tu, também confesso que saltei umas páginas de vez em quando, porque ler um parágrafo inteiro em que tipa está à beira de entrar noutra dimensão porque o homem lhe toca, é coisa que ao final de algumas páginas esgota a minha paciência.

      Beijinhos!

      Eliminar
  14. Já tínhamos a literatura (Deus me perdoe) dos apresentadores de Tv para quem não sabe ler. Agora temos a das dona de casa para quem não sabe foder.

    Pobre do Divino Marquês, que lá no Paraíso deve andar às voltas com tais discípulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está aí um verso, que sim senhora. Isso sim. Poetas destes na nossa praça, completamente desperdiçados ;)

      Eliminar
  15. No fundo, aquilo que tu querias era que que o José Fidalgo ou o Bradley Cooper te "começassem a falar ao ouvido todo o dia", para teres a certeza se "o amor existe", e assim poderes pôr em prática tudo aquilo que aprendeste ao ler "As Cinquenta Sombras de Grey".

    Mas será que só eu é que consegui perceber a relação que existe entre os teus últimos três posts..?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, pá, só tu é que me compreendes!! Estava a morder-me toda a ver que ninguém tinha percebido, e a achar que ainda tinha que fazer um post a explicar onde isto ia dar. Sabes o que isto é, não sabes? É coisa de Mestre!

      Eliminar
  16. Cheguei a comprar o livro e não passei da página trinta!
    Achei com uma escrita fraca (não sei se foi a tradução), mas ficou mal escrito, com frases pobres...

    Tenho outros títulos bem menos polêmicos e bem mais "picantes".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tive muitas dificuldades em chegar ao final, sim...

      quais?? conta-me tudo.

      Eliminar
  17. É daqueles livros, e histórias que dispenso, e espero que ninguém se lembre de me oferecer porque peço perdão mas quebro a minha regra de não trocar presentes pela primeira vez caso aconteça. Há tanto livro que quero ler e comprar... Não é o caso deste o género não me agrada (não tem nada a ver com o tema da submissão em si, é o género) e também ainda não li nenhuma opinião que me levasse a pensar que valeria a pena ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tinha demasiada curiosidade para trocar, confesso...mas percebo-te, porque se soubesse o que sei hoje, acho que tinha feita o que dizes.

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.