É basicamente isto.

É basicamente isto.

22 de fevereiro de 2013

Não percebi.

 "Ai não me vende um Gin? Tudo bem, dê-me 15 imperiais, sff. E rapidinho que estou com pressa e ali ao lado também está a bom preço".

Os jovens com 16 anos vão continuar a poder comprar vinho e cerveja, mas bebidas consideradas espirituosas, não. Estas só às 18 primaveras.
Então mas...não é sabido que a cerveja é a bebida mais consumida nestas idades? Sobretudo porque é aquela que os bolsos e as mesadas permitem comprar?
As bebidas espirituosas têm maior teor alcoólico. Mas se eu beber 10 imperiais, não ficarei em pior estado do que se beber uma Vodka com Limão? Se beber 3 garrafas de vinho, não estarei mais alcoolizada do que se beber um Gin? Que se proibisse finalmente a venda de todas, à semelhança do que acontece em tantos Países. Agora, isto?

Este já está a ser apelidado de Diploma ridículo. E é um apelido que lhe assenta que nem uma luva. Não vamos sequer falar da falta de fiscalização à venda de bebidas alcoolicas, porque se este Diploma é rídiculo, essa fiscalização então, não é ridícula, é praticamente nula. Dir-me-ão que, mesmo com a proibição total a menores de 18 anos, o problema da fiscalização se manteria. É verdade. Mas exige-se seriedade e alguma coerência ao Legislador. E fazer esta distinção entre a venda de umas e outras, não é sério e, na prática, não é lógico.

Comecei por dizer que não percebi. Não é bem verdade. Percebi e percebemos todos. A indústria da cerveja agradece. A do vinho também.

8 comentários:

  1. A quantidade de lobbies que existe num país tão pequeno e o poder que têm dá-me nojo e vontade de vomitar...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste País, as Leis que mais mandam, são as Leis do espertismo.

      Eliminar
  2. a lei passada, a actual e pressuponho que a futura também previam a proibição de venda de bebidas alcoólicas a pessoas claramente intoxicadas e que eu saiba isso sempre foi visto como uma recomendação e não como uma proibição.

    segundo me lembro a emancipação era aos 16, será que estas restrições também se aplicam a emancipados ?

    e sim tens razão nesse ponto, o problema é se comparas 7 ou 8 gins/vodkas com 15 cervejas. No meu tempo quando metiam aquelas bebidas manhosas no dia seguinte era com cada ressaca. Será que também proibem a venda de bebidas marteladas ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema da proibição a pessoas intoxicadas, é o cerne do restante problema também:não há fiscalização. Essa proibição nunca vai ser seguida, ou raramente será.

      A comparação entre o número de bebidas de uma e outra espécie, é só uma forma de sustentar que, a querer que seja alterada alguma coisa, então que se decrete a proibição total. A distinção faz pouco sentido, se é que faz algum.

      Quanto à emancipação, se seguirmos a lógica, parece-me que a proibição não se aplicará ao emancipados.

      Eliminar
  3. Que orgulho nos nossos legisladores, que orgulho...Cada vez gosto mais deles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu...cada vez mais acho que fiz bem em afastar-me deles o máximo que pude...

      Eliminar
  4. Se permite um aparte... tens 16 anos e estás em coma alcoólico, chegas ao hospital(levado em ombros) e o medico pergunta:- O coma e de cerveja ou de vodka? se for de cerveja guichet n1 , se for de vodka guichet n2 com uma repreensão. Moral vai tudo beber cerveja mesmo não sendo!

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.