É basicamente isto.

É basicamente isto.

8 de novembro de 2013

Margarida Rebelo Pinto e a (minha) repulsa.

Estive para não escrever sobre este assunto. Toda a gente sabe que, boa ou má, publicidade é sempre publicidade. Por outro lado, ou muito me engano, ou não há publicidade que ainda consiga recuperar a imagem desta senhora.
Não é a primeira vez que MRP se atira para fora de pé, e diz coisas capaz de eriçar os pelos à mais calma das pessoas. Há por aí um sem número de crónicas da senhora a atestar isto. Ainda me recordo da famosa crónica sobre as gordinhas, depois da qual ainda me espanto que ninguém lhe tenha pregado duas bofetadas bem assentes. E duas bofetadas de uma gordinha naquela cara escanzelada, fariam a devida mossa, parece-me. Quando proferiu as primeiras declarações polémicas, achei apenas que seria uma pessoa com uma enorme falta de noção e bom senso, como tantas outras que por aí andam. Completamente deslumbrada e desenquadrada da Sociedade, em relação à qual se acha, notória e incrivelmente superior. O que a distinguia, era o facto de verbalizar este tipo de opiniões. Há tantas, mas tantas MRP por aí. E Margaridos também.
O que me começa a chocar profundamente, é que esta senhora não aprende. Nenhuma das declarações estapafúrdias que fez até à data, a fizeram parar para pensar, e não repetir o disparate. Mas pior, conseguiu elevá-lo. O tipo de comentários que proferiu, numa época como aquela que se vive, “contra” um povo melindrado o bastante, no limite da paciência, que merece, no mínimo, que quem ainda não passa dificuldades, não goze com quem passa, ou tente, sequer, ter a presunção de saber como estas pessoas vivem e o que suportam, já é de uma burrice atroz. Que faça este tipo de comentários, ela e as outras Margaridas, no seu grupo de amigos, já é coisa que não me incomoda. Não planeio tornar-me amiga da senhora. Que o faça, repetidamente e, desta feita, sobre um assunto com esta seriedade, já é caso para lhe passar um atestado de burrice crónica. Estamos a falar de uma pessoa a quem convém, digo eu, que ainda alguma alma neste País queira comprar um livro escrito por si. A não ser que a moça tenha um plano milagroso para fazer as pazes com as gordinhas e os necessitados deste País, talvez seja melhor começar a pensar numa carreira mais sólida no estrangeiro. Antes que oiçam falar de si também, claro.

PS- confesso que li, em tempos, dois livros desta senhora. Não aponto nada à qualidade da sua escrita. Todos sabem que não virá dali um Saramago. Nem todos querem ler apenas os Saramagos, e ainda bem que assim é. Se hoje seria capaz de comprar um livro seu? Não. Causar-me-ia, até, uma certa repulsa de mim mesma.

10 comentários:

  1. Eu acho que ela diz o que diz para ser "falada", para aparecer.. E não me espantava nada que daqui a pouquissimo tempo lançasse um novo livro! É que as polémicas vendem e ela, coitada, já fez um downsizing do seu lifestyle por isso precisa de ganhar dinheiro!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Never Told Words... Deve precisar de voltar a ser falada. Golpe de marketing, de certeza. Com mau gosto.

    ResponderEliminar
  3. Nunca nutri simpatia nenhuma por essa senhora e nunca li nada dela... o meu sexto sentido não me enganou :P é mesmo uma parvalhona...

    ResponderEliminar
  4. Está tudo dito neste post e eu já vou perdendo as palavras par adjectivar este tipo de gente.

    A única coisa boa que resultou das palavras da senhora, foi poder rir um pouco com o "boneco" que o Bruno Nogueira fez.

    Ainda a propósito da mesma senhora, gosto deste crónica: http://comunidade.sol.pt/blogs/leituras/archive/2006/10/02/_AB00_Os-Segredos-da-Escrita-de-Margarida-Rebelo-Pinto_BB00_-.aspx

    Bom FDS, CM.

    Bj.

    ResponderEliminar
  5. Eu não sei, parece que a cada dia que passa, está mais parva =s

    O pior é que vai fazer com que cada vez o pessoal goste menos dela e chegue a um ponto e nem pegue nos livros, que sim, não é nenhum Saramago, eu em tempos também li um...

    Deve ser muito sofrida e depois vem criticar os outros.. Aiii

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Já tanto se diz e li sobre o assunto, até casos que vão queimar os livros.

    Eu penso que temos de distinguir: se gostamos da leitura das opiniões dos respetivos escritores.

    A pessoa é um todo, mas tenho encontrado alguns exageros.

    Afinal vivemos em democracia e com liberdade de expressão.
    a opinião é pessoal e pode-se concordar ou não.

    Enfim, acho que há assuntos mais preocupantes do que a opinião em causa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ela até pode ter parte de razão e sim, tem direito à sua opinião, mas em público há coisas que não se dizem. Ponto final! Quer dizê-lo no meio de amigos, em casa, no restaurante... esteja à vontade mas falar assim do povo português que é seu sustento no fundo, não pode!
    Quanto à duvidosa liberdade de expressão... lembram-se do que aconteceu ao senhor que chamou "Palhaço" ao nosso PR? Supostamente vivia num país onde existe liberdade de expressão.A ser coerentes todos deveríamos ter defendido o dito senhor.
    E se existiu coerência nessa ocasião, houve mais gente a condenar o senhor que a apoiá-lo, então todo o português que em algum tempo se manifestou, aos olhos desta mentezinha oca wannabe writer é ignorante e alvo de repulsa, o que não acaba por me indignar e ofender uma vez que me considero que de ignorante tenho muito pouco.
    Ser figura pública, mesmo aquela gentinha de Big Brothers e Casa dos Degredos, acarreta alguma responsabilidade e contenção, portanto não posso concordar com o argumento.
    Feliz ou infelizmente não, não fazemos uso dela em muitas ocasiões por uma questão de ética, noção da realidade e educação (opiniões sobre chefias e colegas, etc.) reconhecendo as nossas limitações.

    ResponderEliminar
  8. O que este assunto trouxe de melhor, como disse o Nix, foi poder rir com o que o Bruno Nogueira disse :P

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo em tudinho! Obrigada eu não queria mesmo falar sobre este assunto:) poupaste-me uma "trabalhera":)

    jinhooooooooooooooossssssssssssssss

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.