É basicamente isto.

É basicamente isto.

1 de agosto de 2013

Vamos à Comporta, então.

Há várias coisas que me preocupam na afirmação "É como brincar aos pobrezinhos". Sim, preocupam, por muito que um lado meu ache que devemos ignorar o disparate na sua forma mais básica, mas já vos explico porquê.

Que toda a afirmação é de uma infelicidade gritante, parece-me pacifico. É mesmo uma frase paupérrima (olha eu a entrar no espírito) que encerra em si vários problemas. Não só a sua autora não tem noção do significado da palavra pobre, como não tem qualquer pudor em diminuir ainda mais quem vive nesta condição : pobrezinhos. Nem pobres são, são assim uma coisa ainda mais pequena e insignificante. Independentemente da forma como pretendia proferir a sua ideia (?), achar que um pobre (um pobrezinho, corrijo) passa férias na Comporta, é o atingir do nível mais extremo da falta de noção. O pobre, vive no desemprego. E mesmo o pobre que está empregado e que tem direito a férias, não tem como pagá-las. E não tem como pagá-las noutros locais, quanto mais na Comporta, que é conhecida por albergar precisamente este tipo de pessoas. Vamos chamar-lhes ricos, para não dizermos outra coisa. Riquinhos, vá.

Ainda assim, honestamente, nem é tanto esta afirmação, por si só, que me preocupa. Revolve-me todas as entranhas, confesso. Deixa-me pasmada, à espera que exista algum tipo de explicação que não a pobreza de espírito pura. Mas o que mais mexe comigo, nem é isto. O que mexe comigo, é que isto é cada vez mais o retrato deste País. É a mentalidade. Um País em que mais de 1/3 da população vive na pobreza ou no limiar da pobreza, enquanto que os outros, os que ditam o poder neste País, ignoram esta realidade inconveniente e desinteressante aos seus olhos. E ainda troçam dela. Ainda a espezinham e menosprezam. Quando um membro de uma das famílias mais poderosas deste País, faz uma afirmação destas, nas circunstâncias actuais, e não tem noção que irá indignar e ferir mais de metade de uma Nação, estamos mal. Estamos muito mal.
A falta de consciência social, é indício da falta de muitas outras coisas, todas importantíssimas.  A pobreza é um assunto sério, demasiado sério. O número de pessoas que vive na pobreza neste País, é assustador. Não se brinca com este assunto. Há quem se espante com o número de indignados perante a afirmação. Há quem ache que se dá demasiada importância à afirmação de uma só pessoa. Eu, por acaso, acho que estamos, cada vez mais, perante a mentalidade deste País. Que é cada vez mais um País de extremos sociais, no qual quem tem poder está convencido de poder dizer e fazer qualquer coisa.  No qual quem vive de forma desafogada não faz, nem nunca fará, ideia do que é ser pobre. Mas acha que pode brincar com o assunto. Estamos bem. Está tudo bem. Os indignados é que não têm sentido de humor algum. Até nisso são pobres.

21 comentários:

  1. Eu ando a brincar aos pobrezinhos já vai para dois anos! É giro nos primeiros tempos, ir às compras só nos saldos e mesmo assim trazer só um par de cuecas, mas ao fim de algum tempo torna-se chato....rotineiro.

    Eu todos os dias lido com gente rica, podre de rica, que limpa o rabo a notas de 50€ e sempre assim será pois como dizes no teu texto, as desigualdades sempre existiram, simplesmente agora se notam mais do que antes...

    ResponderEliminar
  2. Portugal no seu melhor. Um país com uma taxa de analfabetos enorme, mas que apela ao voto pela internet por exemplo! Esta afirmação é apenas e só mais uma constatação da probreza de espírito que abunda por aí. Tivessemos nós dinheiro como esta gente tem falta de espírito e já podiamos ir brincar oas riquinhos nas férias!

    ResponderEliminar
  3. Olha eu mesmo que queira nem à comporta posso ir.... infelizmente é uma realidade nuito triste... como diz o outro.... a pior pobreza é a de espirito e dessa tb estamos cheios.
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Citando o Fernando Ultra-Rico: Querida Tia, AGUENTA!!! Que o povo também aguenta, e nem férias na Comporta faz! Quanto muito, faz férias À PORTA de casa - e somente os que têm quintal.

    ResponderEliminar
  5. É isso mesmo que eu acho que está aqui muito bem resumido:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=181001835410636&set=a.154566218054198.1073741828.133605270150293&type=1&theater

    ResponderEliminar
  6. Eu juro que não entendo como é que uma pessoa diz estas coisas; mas o que é que têm na cabeça? não são pessoas com acesso ao ensino, à educação, à cultura, ao mundo? então alguém me explique como é que lhes sai só merda da boca?

    ResponderEliminar
  7. Confesso que já não tenho estofo para ouvir/ler este tipo de declarações...Agora é esta senhora, já foi aquele tipo do BPI e tenho a certeza que ainda há-de aparecer mais algum com outra deixa do género maravilhosa.

    A vontade que me dá, é agarrá-la por uma orelha e levá-la a certas zonas da área de Lisboa, para, aí sim, brincar aos pobrezinhos, para ver se gosta...É isto e bater-lhe com um pau...

    ResponderEliminar
  8. Este tipo de declarações não me surpreende, e como conspirador que sou, acho que a realidade é pior que as pessoas imaginam. Os ricos vêem os pobres de um forma diferente da maioria das pessoas. Para os ricos, tem de haver pobres simplesmente porque os recusos que existem não são suficientes para que toda a gente viva bem (o que não é de todo mentira em alguns casos). Então para que uns possam ter a mais, outros não podem ter de todo. Enquanto nós pensamos "como era bom acabar com a fome em África", um rico pensa "se aquela gente de África começar toda a comer em condições, nós que temos em excesso vamos ter de ficar com menos, logo não podemos deixar que isso aconteça".

    Claro que a chavala que disse a cena dos pobrezinhos é pouco mais do que uma cabeça de vento que nem sabe que é a Terra que gira em torno do Sol ou o contrário...

    ResponderEliminar
  9. Olha a afirmação tirou-me verdadeiramente do sério e mostra bem o estado em que estamos neste país!!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  10. É mesmo de uma completa falta de noção e de uma insensibilidade gritante :( E o pior, é que esta proferiu em palavras aquilo que muitos, chamemos "riquinhos" pobres de espírito proferem nos seus círculos privados... Lamentável!

    ResponderEliminar
  11. Antes era a mala chanel, agora esta! Todos os meses há um drama diferente!

    ResponderEliminar
  12. "quem tem poder está convencido de poder dizer e fazer qualquer coisa"
    Nem mais. Isto é que é pobreza.

    ResponderEliminar
  13. Clap clap. Só tenho a aplaudir. Mais uma vez muito bem escrito e concordo com tudo.
    Se soubesses o quanto esta gente me enoja e vai contra tudo o que eu penso e acredito... Enfim.

    ResponderEliminar
  14. Era porreiro que os ricos brincassem todos os dias aos pobrezinhos. Afinal somos nós que pagamos as burlas dos ricos, como os banqueiros, e sempre era uma ajuda ter mais alguém a pagar, nem que fosse por brincadeira. :/

    ResponderEliminar
  15. (Vou escrever aqui o que escrevi no fb)


    Claro que foi mal interpretada e claro que ela não sente aquilo que disse.. Eu ficava admirado era se ela dissesse que sim, que é mesmo aquilo que sente quando ali vai! Para mim, até seria a atitude certa a ter! Se é rica, se tem dinheiro e se ali tem condições diferentes e se de alguma forma se sente mais pobre, então é isso que deve dizer. Agora vir com estes pedidos de desculpa falsos, quando o que disse a primeira vez é o que realmente sente, é que me dá vontade de fechar a minha conta no BES!

    Por isto e outras coisas é que tirei o chapéu à Pepa, quando disse que queria uma mala Chanel e quando confrontada para pedir desculpa, continuou a dizer que queria uma mala chanel e que continua a ser um sonho dela, e que por isso não ia pedir desculpa.

    ResponderEliminar
  16. Há gente que parece que vive num mundo à parte e não entende bem os problemas deste país...

    ResponderEliminar
  17. Adorei o teu post, tens toda a razão.
    Parece que anda tudo com a cabeça na lua ou sei lá o que lhe chamar...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  18. A falta de pudor neste país é gritante!

    ResponderEliminar
  19. Aplaudo de pé todas as tuas palavras!

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.