É basicamente isto.

É basicamente isto.

24 de junho de 2013

O Poliamor.

"...é a prática, o desejo, ou a aceitação de ter mais de um relacionamento íntimo simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos..." segundo a definição contida na Wikipédia. Confesso que desconhecia a existência de palavra para este conceito. Nas últimas férias li um artigo sobre este assunto que achei deveras interessante. O assunto em si é, aliás, interessante. Fez-me avaliar a possibilidade de um dia me ver envolvida num relacionamento de poliamor. Se seria capaz, se seria feliz dessa forma.
Basicamente, estamos a falar de "casais" compostos por três elementos, com conhecimento e aceitação de todas as partes, que chegam, muitas vezes, a partilhar o mesmo tecto. O dia a dia é igual ao das restantes pessoas e casais, com algumas (!!) nuances que permitem que a convivência seja o mais saudável possível. Se é verdade que há dias em que jantam os três, também há aqueles em que um dos elementos fica de fora para permitir um jantar romântico aos outros dois. Se existe espaço para programas e conversas que envolvem todos os elementos, também existe espaço para programas a dois. Estamos a falar de relacionamentos que podem envolver duas mulheres e um homem, ou dois homens e uma mulher. Todos afirmam ser possível amar duas pessoas ao mesmo tempo. Não conseguem viver de forma realizada com uma, apenas. A mulher ama aqueles dois homens, e eles "sujeitam-se" a partilhá-la. O homem ama as duas mulheres com quem vive, e estas, por sua vez, aceitam o relacionamento que mantêm com ele de forma partilhada.
A questão de ser possível amar duas pessoas até é, para mim e hoje em dia, pacífica. Acho perfeitamente possível. Sei que a maioria das pessoas não concebe esta hipótese, mas quem já a viveu, como eu, sabe que sim, é possível. Por motivos diferentes, é possível amar duas pessoas completamente distintas em tudo : personalidades, vivências, estilos de vida. Mas o caso já muda de figura se me pergutam se, mesmo amando duas pessoas, conseguiria perspectivar uma vida a três. Aqui, e por muito que cada vez mais me custe dizer que "nunca" farei isto ou aquilo, "nunca" agirei desta ou daquela forma, consigo dizer que muito dificilmente me veria envolvida num relacionamento tipico do Poliamor. Nem como figura central, nem do lado de lá. Não critico quem o faça, até porque, aparentemente e à sua maneira, há quem consiga ser feliz assim. Mas não é vida para mim.
Há quem defenda que é para lá que os relacionamentos caminham. Que as relações a dois, tradicionais, estão condenadas. Cada vez mais. Apesar de não discordar desta visão, a avaliar pelos relacionamentos que vou conhecendo, se é para aqui que caminhamos nesta matéria, vou ficar para trás. Se num futuro próximo (enquanto cá ando) esta for a tendência, estou fora. Não contem comigo.

E vocês? Há alguém desse lado com perfil para o Poliamor?


16 comentários:

  1. Deste lado existe uma pessoa ciumenta DEMAIS para por sequer a hipótese de partilhar o namorado, quanto mais passar à acção!

    ResponderEliminar
  2. Aturar uma mulher já é difícil, quanto mais duas???!!!???

    hihihihi :P

    Bem, se é a moda (de facto, já me tinha apercebido que é coisa cada vez mais corrente), vou continuar a ficar para tio :)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Zero Poliamor....até acho a palavra Poliamor um termo demasiado "fino" para coisa a 3, ou mais, como já vi num documentário sobre este assunto, Nesse mesmo documentário mostravam uma senhora que mantinha uma relação com dois senhores, mas sem misturas na cama. Se ela era feliz? Era, um êxtase total. Se eles eram? Um deles era claro que sim, estava "na boa" mas o outro....era óbvio que não era de todo o sonho de relação dele mas com a amava tanto ou a tinha assim ou não tinha.

    Só tenho 25 anos mas já ha "modernices" que me fazem muita confusão :/

    ResponderEliminar
  4. Se esse é o caminho, vão andando. Eu não vou.

    Ana Luísa Brito

    ResponderEliminar
  5. Amar várias pessoas ao mesmo tempo, consigo: amo a minha família e os meus amigos. Agora... Viver com dois ou mais homens, não. Já é difícil viver com um, nem imagino viver com 2 ou 3... Ui, era meio caminho andado até ao Parque da Saúde! :-)

    ResponderEliminar
  6. Nope... estou fora também ;) Sou muito possessiva para isso...para além de que sou mulher que necessita de muita atenção hihi
    Não consigo conceber um amor partilhado.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Acho um tema um pouco controverso, para mim não existe poliamor...

    ResponderEliminar
  8. Também li o mês passado uma reportagem sobre isso; percebo, aceito, mas não sei se seria coisa para mim

    ResponderEliminar
  9. Hummm...Estou ali como o NightDark...Se uma mulher já não é fácil, duas ou mais, nem quero imaginar. Agora mais a sério, não me revejo minimamente nessa nova "moda". Comigo nunca seria possível, sequer, começar, quanto mais dar resultado.

    Quanto ao amar ou apaixonar-me por duas mulheres ao mesmo tempo, aí já não meto as minhas mãos no fogo. Mas é algo bem diferente disso do Poliamor...

    ResponderEliminar
  10. Se conseguir conciliar as opiniões, gostos e vivencias de apenas duas pessoas ... nem sempre é fácil, imaginem com 3 elementos :)) que confusão!
    Apesar das relações terem evoluido, continuo a preferir o tradicional ... mas há espaço para tudo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Marco Paulo foi um génio antes do tempo e portanto incompreendido pelos seus pares. Muito antes desta cena do poliamor ser moda, já este grande visionário da nossa praça havia criado o conceito de "eu tenho dois amores".

    Esta cena fez-me lembrar um programa que havia na MTV em que se arranjavam dois gajos para competir por uma gaja, ou duas gajas para competir por um gajo, a ver no final quem era o escolhido por ela/ela para namorar, após uns dates à vez. Depois havia a variante de dois gajos a competir por outro gajo (blhac... muda de canal...), etc., e o meu preferido que foi um gajo e uma gaja a competir por outra gaja. No final a gaja escolheu-a a outra gaja... Tão fixe...

    ResponderEliminar
  12. Também penso que se podem amar duas ou mais pessoas ao mesmo tempo. Viver a três ou a quatro, tirando os casos em que a bigamia é aceite (ou imposta) é que já acho mais difícil. A nossa sociedade ainda está muito condicionada pela moral e bons costumes imposta durante séculos pela igreja católica (porque os padres são uns garganeiros e querem a imoralidade só para eles ahahah) e além dos eventuais problemas surgidos no seio de uma família "poliamor", tínhamos de enfrentar todo o tipo de discriminações e preconceitos.
    Se bem que a ideia de um gajo com duas gajas, não deixa de ser... interessante. Ahahah

    ResponderEliminar
  13. Tema muito interessante para debater e, se não te importas, é possível que o desenvolva um pouco. Porque em tempos conheci alguém que, soube há relativamente pouco tempo, agora se encontra numa relação poliamorosa e dá a cara pela causa, pela aceitação da sociedade a este estilo de vida.

    De facto, eles defendem que "se amamos 2 ou mais filhos de forma igual e os tratamos de forma igual (não obstante as diferenças de personalidade), porque não amar e namorar 2 pessoas em simultâneo?". Também me faz muita confusão isto do poliamor, confesso. Mas se as pessoas são felizes assim... O que me custa de facto é idealizar como será uma vida a 3 (ou a 4, ou a 5, ou whatever). Até porque tanto pode haver um relacionamento entre todos, como haver apenas um vértice comum. Em termos práticos, no dia-a-dia, como é que será que isso funciona? E no futuro, se alguma das pessoas envolvidas quiser ter filhos? Como se gere uma gravidez numa relação poliamorosa?

    Nestas coisas sou um bocado quadrado, antiquado, o que me queiram chamar. Não consigo conceber a ideia de partilhar a pessoa que amamos e que queremos ter ao nosso lado para sempre. Ok, ninguém é de ninguém e bla bla bla... Mas epá, há modernices que coiso :X

    Para mim não era vida. Mas se há quem seja feliz assim......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem se envolve numa relação poliamorosa (perdoem-me os mais coisinhos), só por si, já não está bem da cabeça... Mais ainda confirmo tal coisa quando comparam a situação com amar dois ou mais filhos da mesma forma. Quem é que no perfeito juizo compara o amor que se tem por um filho, com um amor que se tem por um namorado ou marido?

      Enfim! Cada um sabe de si.

      Eliminar
  14. Com o devido respeito, claramente não era para mim.
    Sou muito egoísta nesse sentido.

    ResponderEliminar
  15. Eu não conseguia estar numa relação assim mas não julgo quem o faz e acredito que há quem consiga ser feliz nessas condições.

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.