É basicamente isto.

É basicamente isto.

24 de julho de 2012

E nós somos amigos deles?

Os animais são, de facto, nossos amigos. E nós? Se há coisa que me deixa na ponta da madeixa, são os maus tratos aos animais. Não compreendo, enerva-me sobremaneira, e deixa-me num estado de fúria quase incontrolável! Em primeiro lugar, os animais não são brinquedos. Quando chega ao meu conhecimento um daqueles vídeos (que abundam, infelizmente) nos quais algum atrasado mental (e estou a ser meiga…) resolve atirar gatos de penhascos, prender cães por cordas de meio metro e deixá-los em agonia, etc, começo a tremer por todo o lado. Como? Como é que é possível? Já me deixa triste ver a crueldade do Homem contra o Homem, mas a crueldade, a pura maldade contra animais, é uma coisa que me deixa perplexa. O que é que motivará estas pessoas? Que tipo de besta (sim, continuo a ser meiga…) é preciso ser para adotar estes comportamentos?
Infelizmente, os maus tratos não passam apenas por infligir algum tipo de dor ou tortura. Muitas vezes eles são praticados pelos próprios donos, com um simples acto de abandono. O Verão é, nesse aspecto, um dos piores inimigos dos animais. Não por culpa do Verão ou do animal, mas por culpa do Homem, o dono. Não há desculpa para abandonar um animal que em tempos tanto quisemos, porque era fofinho, pequenino, cabia em qualquer sítio, não dava trabalho nenhum, não estragava um sapato, etc. Os animais crescem, dão trabalho, preocupações, são responsabilidade dos donos. Em todos os sentidos! Quem decide ter um animal, não pode esquecer-se disto. Ou tomar a decisão de fazê-lo entrar em sua casa mas só até ao dia em que, afinal, já não dá jeito. Donos, um apelo : arranjem alternativas. Um amigo, um familiar, uma instituição de acolhimento (como já existem tantas por aí) são alternativas ao abandono de um animal. Não há desculpa possível. Anseio pelo dia em que existam castigos à séria para quem abandona um Animal…e sejam aplicados!!
Continuo a dizer que poucas coisas são aptas a partir de forma tão certeira o coração, como o olhar de um animal em sofrimento. É intolerável. Pelo menos para quem…tem coração.





2 comentários:

  1. Nem vou dar a minha opinião sobre este assunto! Só digo que chamamos animais aos bicharocos mas quem se comporta como tal são os donos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste...continuo a dizer que com castigos pesados, as coisas melhoravam! Há sempre quem saiba que este ou aquele fez mal a um animal ou o abandonou...com vontade, é possível encontrar os filhos de uma vaca! Fora o animal, coitada.

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.