É basicamente isto.

É basicamente isto.

31 de julho de 2012

Turista, precisa-se.

Ontem, numa viagem de Metro, apercebi-me que na maioria das estações, algumas bastante concorridas até, não vejo sinais de vida nos guichets há meses. Anos talvez. Ora ontem, em pleno Verão e com carradas de Turistas instalados na Cidade de Lisboa, o caos estava iminente nas estações de Metro por onde passei. Havia de tudo : as máquinas ora não funcionavam, ora só aceitavam notas de 5 €, ora não aceitavam cartão Multibanco, ora aceitavam tudo mas no final o ecrã atirava com um "operação cancelada". Foi com algum constangimento que ouvi as queixas de alguns estrangeiros que iam soprando e dizendo "Unbelieveble!!". Dizia uma senhora, e com razão, que sempre que tinham tentado usar este meio de transporte, tinham acabado por desistir, porque comprar o bilhete era quase uma sorte ao alcance de poucos e que não compreendia como era possível não estar ninguém presente para esclarecer dúvidas ou mesmo vender bilhetes. Outra fez até a piada do costume : "por isso é que estão em crise, as pessoas não trabalham neste País!". Eu até tive alguma vontade de responder, porque nesta fase já estava a perder a simpatia pelos turistas que, de facto, tinham a sua razão e estava a ver-me passar para o lado de defesa da pátria, quando percebi que não são os únicos a ter dificuldades. Estava eu a passar o cartão no leitor, com a porta já aberta e prestes a dar o passo em frente, quando uma senhora de idade avançada me aborda : "Menina, eu não consigo passar! E não consigo ler o que diz a máquina. Não estou a perceber nada disto!". Olho para as portas abertas, mantenho o cartão no leitor e lá vou dizendo à senhora que a máquina está a tentar dizer-lhe que não tem saldo no cartão e que deve carregá-lo. A Senhora diz "Mas eu tenho dinheiro, cartão é que não porque não tenho idade para isso...". Percebo a confusão instalada entre o conceito de cartão do metro e o multibanco, e lá continuo na minha tentativa de fazer a boa acção do dia. Capummm! A porta fecha-se. Agora eu, que só tinha uma viagem disponível, vejo-me na mesma fila que os estrangeiros que reclamam e praguejam, com a senhora que precisa de ajuda, e com mais 1,25 € de despesa. Sim, porque uma simples viagem de metro está a custar essa módica quantia...eu ia andar duas paragens, não ia percorrer todas as linhas de metro, caso estejam a interrogar-se. Que eu saiba, ontem não era dia de greve. Também não me lembro da última vez que vi algum funcionário na maioria das estações de Metro. E tinha-me esquecido que não fazem falta só aos estrangeiros pouco habituados aos nossos métodos. Já nem falo de alguém a quem recorrer para uma explicação sobre que linha apanhar. Fiquei a pensar que andar de metro é caro, mas...não é fácil!!


2 comentários:

  1. É falta de sorte! Para a próxima o melhor é ir de carro! N.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu, que me conheces bem, sabes que sorte não é coisa que me costuma rodear =)

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.