É basicamente isto.

É basicamente isto.

4 de julho de 2012

(Des)Amor nos tempos modernos…

Há dias li um artigo que me deixou um tanto ou quanto perplexa. Sabia e estava farta de saber, que existe um sem número de sites que servem tão somente para conhecer pessoas online, com  o propósito de estabelecer um relacionamento desta ou daquela espécie. Tudo bem, cada um sabe de si. O que eu não sabia, e talvez preferisse não saber, é que existe um em concreto (existirão vários, começo a acreditar), que faz gala de existir com o propósito de melhorar o casamento entre duas pessoas, proporcionando a possibilidade de conhecer alguém com quem se vai manter uma relação extra conjugal. Passo a explicar: este site é utilizado, maioritariamente, por pessoas casadas que procuram motivação (leia-se, um/a amante) para manter o Casamento a funcionar. Comunicar? Tentar perceber o que não está bem? Terapia? Ou mesmo divórcio, quando nada funciona? Não. Desenganem-se. Isso era dantes! Nos tempos modernos, o que trará alguma felicidade à vida destas pessoas (que são muitas mais do que queria acreditar), são os casos que vão ter com terceiros (e quartos e quintos…), e que este site, tão generosamente, ajuda a encontrar. Também estes casados, para a coisa fazer mais sentido.  Atentemos a uma das mensagens apelativamente deixadas no site: “Cada vez mais e mais casais (casados) decidem, por diversas razões, dar um novo estimulante (faísca), para os seus relacionamentos existentes, tendo um caso”. ENA! Tenho alguma dificuldade em entender a filosofia do Swing e das relações abertas, por exemplo, mas entendo que são situações em que a decisão é tomada em conjunto, em que ninguém engana ninguém, e, aparentemente, todos vivem confortáveis e felizes com isso. Cada um sabe de si, lá está. O que não me parece bonito, é esta espécie de incentivo (bem sei que não é preciso mais este, mas é, de facto, mais um) à traição pura e dura, com várias referências aos benefícios que a mesma trará! E mais : “Inscreva-se gratuitamente!” ENA, ENA!! Numa palavra, deprimente. Princípios? Respeito? Noção do ridículo? Parecem ter os dias contados. Chamem-me antiquada, mas, se assim é, quero continuar a sê-lo. Os tempos podem mudar, a tradição pode já não ser o que era, mas há coisas que devem manter-se. Como diz a minha querida Avó, “o Mundo deve estar para acabar!”

PS –  já agora, fiquem a saber que o número de utilizadores deste “serviço público” é… impressionante.

13 comentários:

  1. Está tudo maluco..incentivar as pessoas a inscreverem-se nestes sites para trair??até parece que elas precisam de incentivo.. :P ..mas mesmo assim isto não é normal..está tudo TONTOOOOOOOO.. :P

    ResponderEliminar
  2. Nada melhor para apimentar uma refeição no Olivier, que comer uma tigelinha de cocó antes….anda tudo maluco ou é impressão minha…anda por ai muita falta de comunicação e amor… Ass .4 de Julho

    ResponderEliminar
  3. Tudo se resume ao facilitismo que se consome hoje em dia… para que enfrentar os problemas?? se posso ir ali, arranjar alguém, fazer-me feliz e tudo corre melhor….!! Penso que as pessoas não salvam o casamento, salvam o comodismo e a pacatez do “casamento”. Compromisso já têm, companheiro igualmente… Falta-lhes o respeito, e por fim… o amor!

    ResponderEliminar
  4. Faz-me lembrar uma frase que li há tempos, e que é tão verdade : antigamente, as pessoas tentavam reparar alguma coisa que se estragava. Hoje, atiram fora e compram outra. E esta filosofia começa a aplicar-se a tudo que dê algum trabalho.Até aos sentimentos.

    ResponderEliminar
  5. "inscreva-se gratuitamente"?? Cheira-me a xico-esperto... alguém que quis dar uma imagem de seriedade a um site de "encontros sexuais" para casados. Como há tolos para tudo...

    ResponderEliminar
  6. Essa é outra. A inscrição deve ser gratuita e depois passa a haver uma mensalidade. Tipo Ginásio =)

    ResponderEliminar
  7. Gosto da abordagem e da postura! Fugindo um bocadinho ao assunto conheço um casal que se conheceu através do Meetic, se não estou em erro, e falamos de uma senhora e de um senhor, não são pessoas quaisquer, têm ambos um certo "pedigree". O site não impediu o tempo natural, e feito pessoalmente, do galanteio e resultou, eram (e são!) perfeitamente compatíveis. Contam-me que foi mais ou menos certeiro, escreverem como são, o que pretendem, feitios, hábitos, passatempos, e quando começaram a trocar mensagens perceberam que a coisa ia resultar, aproveitando assim o tempo de que dispunham livres após o trabalho conhecendo alguém que parecia encaixar-se 80% virtualmente. Por isso recomendam o site.
    Quanto a este de que falas... uma coisa são fantasias, e isso discute-se enquanto casal, estudando prós e contras, se de facto há necessidade e essas coisas. Outra coisa é traição! Primeiro eu não compreendo o conceito de trair: se estou farta, decepcionada, cansada, e já se falou demasiado, mais vale terminar que fazer vida dupla, e em segundo lugar tenho amor próprio, jamais me prestaria ao papel de sucumbir a uma necessidade por mais que seja posta "carne" à frente.

    ResponderEliminar
  8. Nem mais Deb! Sou toda a favor de histórias de Amor, comecem elas virtualmente ou não. Sou até capaz de ver benefícios nessa forma de conhecer alguém, por muito que, ainda assim, veja mais desvantagens. O que me deixa mesmo triste, como uma crente no Amor que sou, é ver que parece que já vale tudo, já se pode tudo, já tudo é normal. o Amor no seu formato tradicional e mais puro está mesmo condenado? Quando me deparo com este tipo de coisas, temo que sim. Não pelo facto de existirem, pelo facto de alguma mente brilhante se ter lembrado de fazer negócio com a falta de respeito e de princípios, mas mais pelo número de pessoas que acham mesmo que isto é normal. Com o número de "aderentes". Um bocadinho assustador, digo eu... ***

    ResponderEliminar
  9. Adoro prima! Devias ter uma coluna no Expresso ou na Time Out!

    ResponderEliminar
  10. É tudo normal... E estão livres de fazer o que quiserem. Comigo se se atrevessem a fazer uma coisa dessas ora pois muito bem que fossem cheios de força!! Mas de certo não voltariam a bater nesta porta!

    Existem valores que também respeito, e se não forem compridos à risca então as coisas não fazem sentido. Mas acho que poderá ser tudo uma questão de educação e valores transmitidos! E tive e tenho os melhores :)

    E meus amigos vamos ser verdadeiras, as mulheres à séria não procuram homens em blogs ou lá o que é isso. E se pelas contas da Cláudia já não restam muitas… ponham-se a pau! :D

    ResponderEliminar
  11. Tambem acho que passa tudo muito pelos valores e educação transmitidos. Tirando aquelas excepções que tiveram também dos melhores , mas que desviaram por completo. Pergunto-me quantas destas pessoas, se estivessem do lado de lá, acreditariam que o parceiro tinha feito tudo na maior das boas vontades para fortalecer a relação. E pergunto-me também, se assim é e acreditam que , de facto, é o melhor para os dois, porque não fazê-lo às claras com o consentimento do outro? Enfim, gente que usa as justificações mais disparatadas para justificar aquilo que sabem que não está correcto.
    Chloe, resta-nos acreditar que há ainda muita gente a acreditar no Amor e em tudo o que ele significa =)

    ResponderEliminar
  12. ola ola querida "mico" parabéns pelo blogue e continua!
    Ao iniciar a minha leitura do teu texto, reparo no titulo o que me deixou com a pulga traz da orelha. Pensei logo, algo se passa tenho estar preparado para leitura então o que fiz? Passo a citar "vai buscar o dicionário que houve novo Acordo Ortográfico e alguma coisa mudou no significado amor! " , então antes começar procurei a definição em 2 dicionários(antes e depois do novo Acordo Ortográfico) passo transcrever o que lá estava:"sentimento que predispõe a desejar o bem de alguém sentimento de afeto ou extrema dedicação; apego ,sentimento que nos impele para o objeto dos nossos desejos; atração; paixão ,afeto; inclinação" igual, nada mudou no significado palavra amor nos 2 dicionário no antigo e no novo(estamos falar dicionários porto editora, não é um qualquer) ! Agora sim estava preparado para leitura do teu artigo, começo a devorar cada palavras, consumir cada frase.... e começo aperceber falas do swing como a nova "faisca" para salvação do casamento(um aparte pensei logo em Castelo Branco porra, correio da manhã o menino castelo com o casal de Braga ou daquela zona ui um texto desta querida com bola?!). Para finalizar ora havia relacionamentos com amantes e agora há uma modificação ao longo do tempo com swing.... ou já havia os 2 ?!?! Não sei.... Talvez agora exista uma maior divulgação devido net com que faça ser normal, talvez influenciados por famosos ou "tal faisca" para salvar o casamento. Agora concordo contigo e passo a citar ""Chamem-me antiquada, mas, se assim é, quero continuar a sê-lo. Os tempos podem mudar, a tradição pode já não ser o que era, mas há coisas que devem manter-se. Como diz a minha querida Avó, “o Mundo deve estar para acabar!”". Fazer as coisas por fazer então que façamos como os nosso avós a dois ou então que seja sozinho.

    p.s. Querida miquito
    continua escrever textozito.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pelas palavras =)Não podias ter finalizado de melhor forma : ou as coisas são feitas a dois, ou, nem que seja a titulo de respeito, que estejamos sozinhos.
    PS - Temo que um dia a definição de Amor ainda seja alterada. Actualizada, digamos.

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.