É basicamente isto.

É basicamente isto.

18 de fevereiro de 2014

Se eu mandasse, ai se eu mandasse #1

Se eu mandasse alguma coisa no estaminé que é este País, aviso já que a entrada de mochilas e/ou trolleys e afins, seria totalmente proíbida nos transportes públicos, entre as 8:00 e as 9:30 da manhã. Pois seria.

Os transportes estão apinhados. "Ah, mas as pessoas precisam dessas coisas para ir trabalhar", "Ah, mas as crianças andam de mochila". Está certo. Paguem dois bilhetes, então. Andar a pagar um bilhete e depois ocupar o espaço de 3 pessoas, é que não, ok?

Sim, estou mais ou menos a brincar. Mais ou menos, que isto de andar de transportes logo pela manhã é coisa para acabar com a boa disposição e discernimento de qualquer pessoa.

PS- Talvez tenha nascido uma nova rubrica neste blog. E talvez, à medida que se vá desenvolvendo, vocês acabem por agradecer o facto de nunca ter tipo pretensões de chegar ao Governo. Ou mesmo à Presidência.

28 comentários:

  1. Sendo eu mae... não voto em ti...
    és uma pessima politica!
    mas se eu fosse presidenta acabava com os passes pagos para os estudantes... a escolaridade é obrigatoria nao é? entao o pago é gratuito... PIMBAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feito! Passe gratuito para os estudantes... que não usem mochilas XXL. Até porque não pode fazer bem à saúde ter de carregar aquilo tudo, todos os dias...hein? Olha como já melhorei a minha política :)

      Eliminar
  2. Acho que devias mudar o nome da rubrica...Devia ser mais parecido com "Quando estou com mau feitio"...
    Eu cobraria também pelas malas das senhoras. São tão grandes como mochilas. Ou então colocaria hospedeiras nos autocarros e metros deste país para tratarem da bagagem de mão. Arrumavam tudo em cima como nos aviões...E ainda serviam um cafézinho...não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas...João, isso é o nome implícito de todas as outras.

      São? Há quanto tempo não andas de transportes? Não são, acredita em mim. E digo mais : há quem nem retire as mochilas das costas para colocar no cão, e depois "varra" 3 ou 4 pessoas de cada vez que se mexe.

      Quanto à tua proposta, de acordo. Hospedeiros, mas de acordo.

      Eliminar
    2. Não percebi que isso estava implícito...
      Não ando de transportes sem ser ao fim-de-semana há anos. Foi quase no século passado...E entendo o que dizes. Se todas as pessoas fossem civilizadas não havia "varrimento".
      Quanto aos hospedeiros, eu sou apologista de igualdade portanto fica lá com os hospedeiros...:P

      Eliminar
    3. É porque não tens estado atento...
      Experimenta um dia útil, neste horário. Garanto que te vais...divertir! ;)

      Eliminar
  3. Se tu mandasses, que tal começares por melhorar os serviços de transporte público...!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SOG, este que utilizo, em concreto, é muito bom. Neste caso, começaria apenas por combater a lacuna mais flagrante, a seguir à problemática das bagagens : falta de homens bonitos. Logo pela manhã, faziam falta...

      Eliminar
  4. Trazer esta questão para aqui hoje é um pouco macabra CM, dado que ontem morreu uma criança por causa da mochila ter ficado presa na porta do autocarro em Ponta Delgada.

    Mas quando precisares de levar um trolley, mochila ou qq coisa dessas nos transportes públicos pede dois bilhetes... pode ser que a falta de discernimento que provoca andar de TP logo de manhã, no meio da confusão, acabe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazia a mais pálida ideia :/

      O pagamento de dois bilhetes é uma brincadeira, como é óbvio. Mas falando um pouco mais a sério, não sei como, mesmo assim, não acontecem mais desgraças nos nossos transportes. Estão, de facto, muito sobrelotados.

      Eliminar
  5. Se existem uma coisa chamada BOM SENSO na maioria das pessoas que andam de transportes públicos, a vida era muitooo melhor!

    As crianças ainda desculpo... Agora os adultos??? Eu não tenho mochila mas tenho uma mala grande e, quando entro no Metro, a primeira coisa que faço é baixar a mala do ombro para a mão! Assim como não gosto de levar com as malas delas e as mochilas deles nas minhas costas, também não gosto de dar com a minha mala nas costas das demais pessoas.

    É simples! E chama-se, uma vez mais, BOM SENSO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste tudo, GATA. E mesmo as crianças, na sua maioria, estão acompanhadas por adultos que podiam, lá estar, fazer o seu papel...

      Eliminar
  6. CM, estava a brincar tb com os dois bilhetes. Eu moro numa cidadezinha, que tem uns mini bus para transporte urbano e já temos horas em que está sobrelotado. Mas como não uso, não sofro. Já vivi em Lisboa e a hora de ponta era para esquecer, cheguei a ficar muito tempo na paragem do metro à espera de um mais vazio, pois levei uns apertanços bem desconfortáveis uma vez e jurei para nunca mais,
    Quanto às mochilas das crianças é terrível. Os meus miudos hoje foram com duas cada um, a habitual cheia de livros pois não dá para eles os deixarem no cacifo pois são precisos para estudar, e a da ginástica, que tem de levar o equipamento completo e a tolha e coisas para o banho. Logo lá vêm os meus dois filhotes, de Pombus, a ocupar o lugar de 3 cada um, eles que são uns magricelas. Nunca tinha pensado nesta imagem eheheh. Não devia realmente ser preciso andarem tão carregados.

    Resumindo, gosto muito de ler os teus posts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias em que chego a ponderar voltar a andar de carro, a sério. A qualidade do transporte que uso até é bastante boa, mas está completamente sobrelotado no horário em que o utilizo. Nem sequer tento entrar primeiro, ou meter-me no meio da confusão. Temo um dia perder a paciência e acabar na esquadra logo pela manhã ;) Opto por entrar em último, quando já todos se empurraram e espezinharam.
      Realmente também vejo os miúdos cada vez mais carregados. Estava aqui a tentar recordar-me, e julgo que nunca andei com tanta carga às costas. Mas os programas curriculares são cada vez mais completos e exigentes, e isso deve explicar muita coisa.

      Obrigada, Filomena :)

      Eliminar
  7. Mochilas, trolleys...e as malas de senhora, as vossas malas?!?! Muitas vezes são autênticas malas de viagem, com lugar apenas no porão, se ele existisse...eheheh ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. COMO TE ATREVES, Nix? As nossas malas são minúsculas. Se não fossem, não estariam a abarrotar, não achas? Humpf.

      Eliminar
  8. Acredito que não deva ser nada agradável levar com transportes públicos apinhados logo pela manhã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitooooo complicado. Nos últimos tempos, que choveu todo o santo dia, e além de tudo isto cada pessoa ainda levava o chapéu de chuva, foi de bradar aos céus...

      Eliminar
  9. Vou adorar este nova rubrica, continua!

    ResponderEliminar
  10. Concordo, mas isto faz me lembrar algo que é exatamente o oposto, ou seja, em hora não de ponta, em que o comboio/metro vai quase vazio, com dezenas de lugares disponíveis para escolherem, há almas que se lembram de se sentar ao meu lado, sim, naquele lugar onde coloco a minha mala e lancheira do almoço, porque estou tão cansada que até o esforço de os levar nos colo é grande. Aí eu pergunto-me: "porquê????" Não havia outro lugar para se sentarem?

    www.eulisboasozinha.blogpost.pt

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh, esse clássico que também adoro. A atracção das massas, ou como lhe chamar. Isso acontecia-me muito quando o cinema não tinha lugares marcados. Salas imensas, quase vazias, e pumba. Rabo sentado ao meu lado. Nervos!

      Eliminar
  11. haha mesmo =P
    Eu agora ando de carro, mas vou voltar à saga dos transportes, ai se vou....

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. As crianças é que podiam ir enfiadas em mochilas até aos 15 anos. Ou podiam fazer um atrelado aos autocarros...eles iam achar piada e não ocupavam espaço. Devia haver lugares no autocarro para pessoas com vontade de esbofetear terceiros...^^

    ResponderEliminar
  13. Não votava em ti para o Governo pá :P
    Sim, há pessoas que não são muito cívicas a transportar as suas malas. Mas e por exemplo quando vão viajar? Vão de viagem sem bagagem? xD

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.