É basicamente isto.

É basicamente isto.

20 de setembro de 2012

To be or not to be...single.

"O meu nome é CM, tenho 33 anos, e sou solteira". Esta poderia ser a frase de abertura usada num qualquer grupo de terapia para solteiros que a Sociedade parece querer criar. Poderia seguir com um "não, não padeço de qualquer distúrbio e/ou doença contagiosa".
Passo a explicar o tema escolhido para este post : já não há paciência para quem considera que alguém que permaneça solteiro/a acima de determinada idade, é um desadequado. Um simples comentário maldoso que ouvi hoje, fez acordar, novamente, a minha vontade de mandar a sociedade e as suas ideias pré-concebidas dar uma curva! Não há qualquer obrigatoriedade no casamento, na união de facto, no que quiserem. Quem opta por viver sozinho, por não fazer parte de uma qualquer união considerada normal pela Sociedade, merece todo o respeito. Quem ainda não conheceu alguém capaz de o fazer acreditar que faz sentido partilhar a sua vida, o seu dia a dia, idem. Os olhares de soslaio, as criticas encapuçadas, os sentimento de quase pena em relação aos solteiros,não são aceitáveis e chegam a ser ofensivos, diga-se.
Conheço algumas uniões e alguns casamentos de louvar. Que dão gosto. Que fazem todo o sentido. E ainda bem, é bonito de se ver. Além disso, é uma forma de estar na vida, uma opção que respeito. Por outro lado, conheço algumas que já morreram há tanto tempo, que já fedem. Que se mantém por hábito, por receio, por necessidade económica, porque há filhos, por tantas razões erradas que estaria aqui toda a noite a escrever.
Considero o acto de contrair matrimónio, um acto de coragem, cada vez mais (a taxa de divórcios fala por si , escuso de explicar o óbvio). Deve ser preciso coragem para decidir deixar alguém entrar na nossa vida dessa forma, com essa imensidão, com uma presença constante. E aplaudo de pé aqueles que tomam a decisão de forma consciente e que vivem felizes com ela. A sério que sim. O que eu não aceito é que não se respeite a forma de viver de quem não segue o mesmo caminho. Ou que se considere que "há qualquer coisa errada ali". Não há. A única coisa errada são as mentalidades tacanhas de quem acha que o que é bom para si, é bom para os outros e não consegue conceber outra forma de viver. Existem depois as pessoas que gostam de nós e que acreditam que ficariamos mais completos se encontrassemos a mitica figura da "cara-metade". Que torcem por isso. Estes são todos bem-vindos. Vindo destes é uma demonstração de carinho. Aos outros, aqueles que acham que é alguma espécie de deficiência, deixo um pequeno "recado" : evoluam. Respeitem. E não tenham medo, somos assim, mas não fazemos mal a ninguém. Tomamos a nossa medicação para o efeito.

10 comentários:

  1. "O tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que não tem tempo de dizer ao tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem".

    Tudo a seu tempo, tudo a sua vontade. Agora sozinha um dia mais tarde... qui ça!!

    Be happy!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a senhora no comboio não ouvir umas verdades, o "Na ponta da madeixa" e vocês é que levaram com o desabafo.

      Happy I am, Happy I´ll be =)

      Eliminar
  2. CM, ADOREI ! E subsrcevo integralmente. Muito embora faça parte da população casada (e bem casada, vai fazer 19 anos, com os seus altos e baixos da praxe!) mas,dizia, ainda que confortável com a minha situação matrimonial, se caso pudesse viver outra vida para além desta, não me causaria qualquer incómodo ser "single". E diria mais. Proudly single! Invejo, por vezes, a independência, a autonomia, a solidão,o silêncio de ouro, o tempo que se tem para nós próprios, a liberdade de fazer e rumar para destinos longínquos e inusitados sem dar explicações ou ter que fazer projectos para mais do que um... Queria mesmo ter outra vida para estar "desse teu lado" . Again, proudly single!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Ser solteiro tem tantas vantagens que tanta gente não vê. Talvez noutra vida experimentes...nesta, Parabéns pelo teu bonito casamento! =)

      Eliminar
  3. Minha querida.. não ligues.. ignora.. Tu és LINDA, corajosa e se estas sozinha é porque queres. Nem sempre o estar sozinha significa que não tenhas alguem ou sentimentos.. Vives feliz e o que importa é isso mesmo.. ADORO TE como és.. bjnsssss minha querida e manda "curvar" quem manda esses comentarios tão ridiculos.. GET A LIFE para eles.. lol... Claudia Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, não foi directamente comigo e não conhecia a mente tacanha de lado algum, mas a ignorância e a maldade das pessoas faz-me tanta urticária...custará assim tanto cada um fazer a sua vida sem juizos de valores sobre a vida dos outros? Eu já percebi que esta gente ñão vai desaparecer e que vai ser preciso aturá-los de uma forma ou outra, mas é coisa para me deixar na ponta da madeixa, é =)
      Obrigada pelas palavras! =) Bjs

      Eliminar
  4. Olá, sou o RF e tenho 34 anos. Bem vinda ao clube dos solteiros por decisão própria. Não que queira ficar sozinho o resto da vida, mas lá está, porque até este momento não encontrei a pessoa com quem queira passar o resto da minha vida. E estar com uma pessoa só pela aparência de ter alguém não o faço, seria enganar a pessoa em questão e a mim próprio, prefiro estar sozinho. Sou optimista, hei-de encontrá-la e ela a mim, se bem que cada vez parece mais difícil, mas se não encontrar também estou bem sozinho. Quanto ao que essas pessoas falam, não me incomoda pessoalmente, sempre falaram de mim nas costas, bastavam-me ver em algum lado com uma rapariga que já era minha namorada, se falam agora o contrário por estar sozinho, pouco me importa, já aprendi a ignorar essas mentes tacanhas e mesquinhas que deviam importar-se mais com a vida delas que se calhar está com bem mais problemas....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, Rui. A quantidade de gente que está casada ou em relacionamentos, simplesmente porque não consegue estar sozinha ou não aguenta a pressão da Sociedade nesse sentido, é assustadora. Isso sim, não acho normal. O plano é sempre encontrar a "tal pessoa", mas se não aparecer, não vem mal nenhum ao mundo =)

      Eliminar
  5. Provavelmente vou repetir algumas opiniões mas não posso deixar de comentar e serei um pouco suspeito mas passo a explicar.
    As mentalidades de algumas pessoas são uma barreira que não sei se alguma vez serão ultrapassadas isto porque como diz o velho ditado: "..o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.."
    Tenho 36 anos, sempre tive o desejo de ser Pai, adoro crianças mas não é fácil encontrar a nossa cara metade, do modo como somos e não sermos uma pessoa para agradar alguém que no final de alguns anos, sabemos como acaba. As pessoas acabam por se revelar e ouvimos eu nunca conheci aquela pessoa, nunca foi assim, ...
    Tudo na vida tem um momento certo para acontecer, quem diz isso provavelmente não é feliz nem nunca foi e não tem noção do que diz.
    Agora analiso alguns casos e vejo com alguma curiosidade que quem é assim e ainda está solteiro tem consciência de tudo, acredita no Amor e sabe que ainda vai ser feliz e mais importante do que tudo, é feliz, não magoa ninguém e não estraga o futuro das crianças que no fundo sofrem com os erros dos adultos.

    Acredito que todas as pessoas merecem ser felizes e acabara por acontecer e ao ler algumas opiniões ainda acredito num mundo melhor.

    Peço desculpa pelo extenso comentário mas também algumas coisas me tiram do sério.

    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São comentários como este, que fazem valer tão a pena a escrita e a existência deste espaço =)
      Concordo contigo a 100%. O mais importante é sermos felizes com o que a vida nos vai colocando à frente, com as pessoas que se atravessam no nosso caminho e com as oportunidades que devemos aproveitar, sempre que acharmos que valem a pena. E fazer tudo isto, com respeio por quem opta por caminhos diferentes, por quem tem vidas que não imaginamos para nós.
      A questão dos filhos então, é daquelas sobre as quais tenho evitado escrever, porque vou melindrar muita gente. Mas posso adiantar que a maior parte dos motivos que vejo levarem as pessoas a ter filhos,são de um egoismo gritante. Um dia, surgirá o post (polémico) sobre este assunto.
      Obrigada e Bjs

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.