É basicamente isto.

É basicamente isto.

3 de setembro de 2012

Há uma linha que separa...

Voltei ao meu melhor amigos dos últimos meses. O meu fertagus! Este "pequeno" transporta-me até onde preciso de estar, de segunda a sexta, em 12 minutos. Nada mau, hein? Conduzir é talvez das coisas que mais gosto de fazer. E em Agosto deu-me algum gozo a redução no trânsito e o chegar a casa num ápice. Mas caramba! Convenhamos, tinha saudades do "meu comboio". Mesmo o pouco trânsito, em Lisboa, é capaz de deixar a mais calma das pessoas de nervos em franja. Na pontinha da Madeixa.
E hoje, com o regresso ao comboio, deu-se mais um reencontro. Com o Destak, jornal ao qual agradeço a companhia que me faz em 12 minutos. Por me deixar, logo pela manhã, a conhecer o essencial do que por aí se passa. Sem pagar um cêntimo por isso.
No meio de notícias sérias, li uma notícia (na certeza que não se pode chamar notícia a um assunto destes, mas adiante) que me deixou mais uma vez a pensar nos limites de utilização das redes sociais numa altura em que cada vez mais se fala do assunto e da exposição inerente. Parece que alguém se lembrou de criar uma página de Facebook para as beldades do ensino superior do Porto. De uma universidade em concreto, se bem percebo. E as "beldades" eleitas dignas desse título, por lá desfilam em bikini e em poses que lhes atribuam o adjectivo. Até percebo que seja uma brincadeira, que não tenha o propósito de ofender ninguém, e que alguns digam que não se deve dar muita importância ao assunto. Mas não deixa de me fazer alguma confusão ver uma Universidade associada directamente a este tipo de utilização da rede social. A Universidade não é um sítio para desfilar os cabelos, as indumentárias e os bikinis. O incentivo deve ser ao conhecimento e à sede de aprender, digo eu. Isto para já não falar dos danos que "a coisa" pode trazer à imagem e ao futuro destas estudantes.
Acho que ainda devem existir alguns limites. E parece-me que estamos a ultrapassar muitos deles. Este é só mais um exemplo.



CM

4 comentários:

  1. Se pensares que o próprio Facebook foi criado com esse prepósito assusta-te ainda mais... :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu , por acaso, sempre achei que o Facebook serve precisamente para aquilo que cada um quiser. Podes partilhá-lo só com os amigos, reservar a tua imagem e não pratilhar fotos se essa for a tua opção, utilizar para divulgar um trabalho ou um projecto, etc. Cada um que use como lhe der na real gana. Mas não deixa de me chocar que as pessoas não pensem nas consequências, principalmente profissionais, que a utilização que fazem têm! Esta página, na minha opinião, retira credibilidade às universitárias que por lá estão. Principalmente numa fase em que muitas empresas até recorrem ao facebook para analisar o perfil dos candidatos.

      Eliminar
  2. Sim, eu adoro o Facebook! Mas a origem mesmo foi essa! Nao viste o filme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não vi ainda. Não me choca que a origem tenha sido essa, choca-me que as pessoas não se protejam minimamente...depois choram sobre o leite derramado, lá está.

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.