É basicamente isto.

É basicamente isto.

9 de setembro de 2012

Avante Camaradas!

Pois que este ano se deu o insólito e...voltei a dar uma oportunidade à Festa do Avante. Desafiada por duas amigas, e com o aliciante do bilhete para três dias ter um preço bastante razoável, lá fui eu, a "medo" ver como param as coisas na Quinta da Atalaia nos "tempos modernos". Sim, a última vez que meti pés no Avante, ainda as Twin Towers estavam de pé, ainda eu não tinha uma ruga na cara, ainda a austeridade era coisa que não assustava ninguém.
Balanço final da festa (diz o slogan que não há festa igual a esta) muito positivo. Ambiente sempre animado, música para dar e vender e para todos (mas mesmo todos) os gostos, comida que não acaba mais, zona internacional, feira do livro, feira de CDS e tudo o mais. Confesso que a imagem que tinha da Festa do Avante era completamente diferente. Não me recordo de uma variedade tão grande de actividades, nem de uma organização tão boa. Estão de parabéns. Ainda tive a sorte de ouvir o meu adorado Jorge Palma. Que menos "perdido" do que é costume, mas que, ainda assim, conseguiu chamar ao palco o Tiago Branco ao invés do Tiago Bettencourt. Conseguiu também anunciar todos os nomes que compõem a sua banda, sem que eu percebesse um só! És o maior Jorge!

Mas não, eu não vou/fui ao Avante pela cor partidária nem pelos ideais. A nível político cheguei, como a maioria julgo eu, à fase em que não tenho dúvidas que a "merda é toda a mesma" e a diferença é só até ao momento em que ganham as tão desejadas eleições. Aí começam os discursos em tudo iguais e o puxar de brasa à sua própria sardinha.
E este regresso ao Avante, coincidiu com a pouca vergonha de declaração que o PM fez ao País. Esperava más notícias, mas não esperava um apocalipse como o anunciado. Para muitos portugueses, terá sido o deixar de conseguir pagar a prestação da casa ou as compras mensais. Para muitos, terá sido o suficiente para passar da já sobrevivência, para a pobreza. Ainda não compreendi em que é que a nossa economia vai ser estimulada com um poder de compra quase nulo, ou porque é que quem ganha verdadeiros ordenados de sonho País fora vai contribuir da mesma forma do que alguém com o ordenado minímo ou pouco mais, mas devo ser eu que sou de compreensão lenta.
Dito isto, não ouvi hoje os dircursos do Avante, mas posso imaginar. Posso também calcular o reboliço que terá sido hoje aquela Quinta da Atalaia. O povo está farto, fartinho.

PS- o momento de todas as noites na Quinta da Atalaia é este :

CM

4 comentários:

  1. Parabéns Camarada Madeixa que só viu o copo meio cheio! :p Não há mesmo festa como esta!! :D Não há momento mais 'camaradesco' como a Carvalhesa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que me convenceram. Nada arrependida, cada vez mais acredito que devemos tentar sempre alargar horizontes =)
      PS- vi o copo meio cheio e tombado por cima de mim. Que situação!

      Eliminar
  2. Gostei Claúdia. Independentemente da côr politica de cada um, a festa do Avante é de facto um acontecimento cultural todos os anos. pessoalmente, já lá não vou á alguns anos. Se calhar um bocadinho por comodismo, a idade tem destas coisas. Quanto á comunicação do nosso PPC, bastará ter ouvido o "insuspeito" Marcelo, para perceber a gravidade da coisa.
    Parafraseando alguém, "este país não tem futuro".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João. Nunca tinha visto tantas faixas etárias reunidas num só acontecimento deste género (chamar-lhe festival não faz jus à Festa do Avante). Vais gostar de voltar à Atalaia.
      Quanto ao PM, estou ainda a tentar digerir e não consegui sequer, até agora, ler o post que escreveu no Facebook.
      Incrível como ninguém parecer ter poder para travar esta incompetência.

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.