É basicamente isto.

É basicamente isto.

24 de setembro de 2013

Os problemas continuam.

Fará sentido andar a fazer desporto, para depois fazer o mesmo tipo de alimentação de sempre? Pior não é, claramente. Se antes imperava a inércia e a má alimentação, agora falta já só vencer a segunda (nada é fácil nesta porra desta vida, e só decisões complicadas e esforços e abrir mão de coisas boas, pois já se sabe que o que não mata engorda).
Tudo isto porque me apercebi de uma coisa trágica. Sempre fechei os olhos a esta realidade, mas deixemo-nos de tretas : não sei comprar comida saudável. Não sei, é como quem diz. Sei entrar, fisicamente, num supermercado, e dirigir-me ao peixe, à fruta e as legumes. É fácil, estão bem identificados, até uma criança de 5 anos sabe distinguir as secções. Quando digo que não sei, não consigo, estou a falar da falta de vontade que tenho de comprar estas coisas. Já fui pior, bastante pior. Antes dos meus 30 anos, quando, de facto - cabrissima- podia comer tudo o que me apetecia sem grandes oscilações de peso e/ou mudanças de corpo, era uma verdadeira desgraça. Estou mais regrada, mas longe do suficiente/desejável. E agora, que lá me mexo de vez em quando e dou por mim de ténis enfiados nos pés alguns dias por semana, deparo-me sempre com o mesmo problema quando regresso da corrida : o que porra comer?? Não há nada naquela casa que me pareça adequado a uma alimentação pós treino. Há muita coisa que me faz ingerir o mesmo número de calorias que acabei de queimar, isso é certinho.
Na próxima ida ao supermercado levo, além da carteira, uma boa dose de coragem e de força de vontade. Vou vacilar, vou comprar algum disparate ainda, mas vou concentrada. Até posso mandar este plano às urtigas daqui a um tempo, mas agora é este o plano. E se sou teimosa que nem uma mula em tudo nesta vida, então que me sirva de qualquer coisa neste caso.
Aceito, de braços abertos, as vossas sugestões. Chegam do vosso desporto, diário ou semanal, carregados de fome e alimentam-se de quê, minha boa gente? A resposta "sopa" não vale, sim? Vá.

33 comentários:

  1. sopa não vale? Então vou ficar atenta aos comentários deste post, para tirar notas para mim :)

    ResponderEliminar
  2. Eu, Neverzinha da Silva que emagreceu à custa de dieta e exercício, percebo-te muito bem. Primeiro que metesse na cabeça que tinha de fazer isto por mim foi um dia de juízo, mas o dia chegou e tenho conseguido! Sigo o plano da nutricionista à risca e nos três dias que faço exercício como um pão com manteiga ou compota e um iogurte quando chego a casa. Se quiseres que te dê o plano completo que ela me fez é só dizeres :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NTW, não é muito abuso se te pedir para mo enviares por mail e dou uma vista de olhos? És a maior!! :)

      Eliminar
  3. Como sabes, eu compreendo-te como poucas pessoas. Eu cozinho bastante bem e adoro comer! É um castigo para mim ter de me limitar a comer. E também já pude comer tudo (desde Mcdonald's 2 vezes por semana, gelados, etc), e agora não há meio de emagrecer sem exercício e contenção alimentar.
    Alimento-me muitas vezes de sopa. Tento os grelhados sem acompanhamentos, mas permito-me a comida em condições pelo menos 2 dias por semana.
    Já consegui perder volume e emagrecer qualquer coisita, a ver vamos se dá resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendes-me bem e eu a ti! Isto para quem é bom garfo, é muito complicado...ando uns dias com juízo e depois começo a pensar em tudo o que só posso comer nesta vida, e lá se vai o plano por água abaixo...

      Eliminar
  4. Cortar uma perna dá resultado na balança.

    ResponderEliminar
  5. O problema, CM'zinha, é que "sopa" é mesmo uma das melhores respostas.... :p

    ResponderEliminar
  6. Easy...proteína...ajuda a consumir os hidratos acumulados no corpo...e falo de carne, xixa...nada de compostos em pó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. compostos em pó é coisa que, com toda a certezinha, não entrará naquela casa!

      Eliminar
    2. O problema é que depois, basta um hidratosito para o corpo o absorver que nem um maluco...

      Eliminar
  7. Querida CM, estou em luta com excesso desde Maio e já lá vão 8 kilinhos... caminhadas de meia hora de segunda a sexta, e um programa de nutricionista que uma amiga me emprestou... recomendo vivamente, pois as pessoas acham que sabem comer, mas na verdade não sabem... foi o que me aconteceu. O segredo é apenas: saber comer. E nisso o melhor é mesmo nutricionista. Mas o meu primeiro passo foi o querer mudar esse problema: mudar os hábitos alimentares. O emagrecer foi um bónus =) não desistas, informa-te! Beijoca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os portugueses comem mal, muito por culpa da nossa gastronomia também, e da falta de tempo para "emprestar" à causa "comer melhor".

      Obrigada, Léni! E parabéns pelos resultados :)

      Eliminar
  8. ai ai ai... Continuo sem perceber o problema na Sopa :D

    ResponderEliminar
  9. Não sou a melhor para aconselhar, uma vez que sou "um animal" a comer xD
    O problema é que até aos meus 20 anos sempre fiz muito desporto e, apesar de por natureza já ser um gajo bem constituído e bochechudo de cara, estava sempre dentro do meu peso.
    Agora, juntando à falta de exercício, tenho horários marados e não tenho horas certas para comer. Conclusão: estou uns kg acima do peso que devia ter para a minha altura (90 e muitos kg, para 1.88m). E mesmo assim emagreci um bocado nos últimos 2/3 meses.
    Mas não sou muito regrado a comer, não xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo muito difícil nesta vida de quem quer ser saudável e bem parecido, pá! Isto está bom é para a aquelas pessoas que, como a minha Mãe, comem apenas para sobreviver! Para quem gosta de comer, é lixadissimo...

      Eliminar
  10. O melhor mesmo é tentares um nutricionista será mesmo a melhor resposta que te posso dar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia, vou ganhar a disciplina suficiente para isso...

      Eliminar
  11. Olha, vais apagar o meu comentário? É que realmente, depois do treino (ando/corro à noite) como SOPA! lol
    Mas vá, tens fruta, barrinhas de cereais...
    Basicamente podes comer carne ou peixe, mas nada de molhos e hidratos de carbono.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quereis ver, minha gente, que ainda vou dar por mim a comer sopa? A apertar o nariz para nem sentir o cheiro, como os miúdos?? :)

      Bj

      Eliminar
  12. Alimentos com muita proteína (carne/peixe), nada de hidratos de carbono.
    Só para baralhar, devias ter mais cuidado nos dias em que não há treino ;)
    E não chegar a casa capaz de comer um boi também ajuda. Come fruta antes do treino, para manteres o nível de glicémia aceitável.
    (Já fiz tanta dieta e treino, que devia ter 47 cursos por equivalência!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, xavi!

      (neste País, és bem capaz de conseguir!)

      Eliminar
  13. Eu sofro do mesmo mal.... Para escapar à sopa tento fazer umas saladas leves. Sou completamente viciada em massa, mas depois do exercício faço alguma coisa com cuscuz. É muito rápido e fácil de fazer e dá para misturar com cogulemos, tomate, milho, atum, legumes salteados e mais não sei quantas coisas. Se devo comê-los ou não é que já não sei! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viciada em massas me assumo, também! É muito difícil para mim não substituir a alface por massa, nas saladas....ou "saladas" ;)

      Eliminar
  14. Se o problema é chegares a casa, depois do treino, completamente esganada de fome, tenta lanchar algo um pouco antes do mesmo, mas evita o leite (penso que até nem gostas muito dele...). Não há nada pior do que começar um treino já com fome.
    Depois do treino, na realidade, a sopa é uma boa opção. Chegas a casa a implorar por comida e só tens que aquecer uma tigela e já está...Depois de matares a primeira vontade de comer, podes preparar algo mais substancial e, se o teu objectivo é perder peso, evita os hidratos de carbono à noite. É o suficiente para veres resultados. Isso e comeres de duas em duas horas...Desde que não sejam bolos de duas em duas horas...lol...
    De resto, já tens aqui muitos comentários com excelentes dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto mesmo de leite, Nix! Tu estás mesmo atento, mais homens existessem assim...:)

      Vou iniciar um movimento para introduzir as sopas na minha vida!

      Eliminar
  15. Tenho uma professora de cycling que diz sempre que o melhor método para emagrecer é o fit col, e nós admiradas a olhar para ela e ela a fazer suspense sobre que tipo de método novo e inovador seria aquele, afinal é simples, é fita cola. E onde? Na boca minhas meninas, fita cola na boca diz-nos ela com um ar sabichão. Adoro-a e também é loira.

    ResponderEliminar
  16. Ah pois, esse é que é! Mas e esta loira fechar a boca? Nem para parar de falar, nem para parar de comer.

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.