É basicamente isto.

É basicamente isto.

9 de setembro de 2013

Ai Setembro, Setembro!

Como boa mulher que sou, ainda não percebi se gosto do mês de Setembro. É um mês que me é particularmente nostálgico. Oiço anunciar, devagar, como se quer, lá muito ao longe (espero eu), o final do Verão, a estação do Ano que me ocupa todo o coração. Começa a parecer-me uma miragem os finais de tarde passados entre gargalhadas num qualquer areal ou numa esplanada (as gargalhadas do verão são sempre as melhores, não são)? Tremo da cabeça aos pés quando vejo as temperaturas a baixar. Quando as sinto na pele, já. Hoje, a caminho do trabalho, senti os primeiros arrepios das manhãs. Começo a imaginar os dias de Outono que nos esperam, os de Inverno, os dias de férias por gozar que são já escassos, começo (à semelhança do que acontece todó-santo-ano) a pensar no que poderia ter feito mais este Verão, onde deixei de ir, onde estive pouco, pessoas que deixei por visitar, sítios que me deixam umas saudades imensas. Começo a pensar nisto tudo, e sou invadida por uma onda brutal de nostalgia. Pela saudade tipica de qualquer coisa que ainda se tem, mas que já se sente a caminhar para longe de nós.

Mas Setembro é também o mês em que tento reorganizar tudo. Ideias, trabalho, rituais esquecidos durante o Verão e que tanto gosto que façam parte da minha vida. É como se o calendário nos desse (mais) uma oportunidade de recomeçar, além daquela que parecemos só ver quando começa um novo Ano. Queremos fazer melhor, depois das férias. Trabalhar mais, chegar a mais sítios e a mais pessoas, iniciar uma espécie qualquer de dieta ( e acreditamos que vai resultar, por Deus!!), fazer desporto (sim, agora já me é legítimo falar assim, tá?), iniciar um novo hobbie, escrever mais. E ainda nos dá uma ajuda a fazer a transição. Ainda nos permite desligar devagar da vida que parece sempre melhor em tempos de ócio. É uma espécie de amigo que nos diz o que não queríamos ouvir, mas di-lo de uma forma meiga e gradual.

24 comentários:

  1. Setembro para mim é em definitivo a segunda parte do teu texto...Bom dia e boa semana!
    maria

    ResponderEliminar
  2. Gostava que Setembro trouxesse essa tal transição/mudança, mas pelos vistos vou continuar aqui no meu canto sem trabalho =S

    Mas simmmm, já custa ver que o Verão está a acabar. Mas ainda ando a aproveitar os últimos cartuxos =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia, isso é que é mais chato! Pode ser que Setembro te surpreenda...e, se não for ele, que seja Outubro, no máximo!

      Beijinho grande e boa sorte!

      Eliminar
  3. Eu bem que tento focar-me no bom de Setembro, no facto de ser um bom mês para reorganizar a vida, tomar decisões, declarar guerra ao pneuzito que se instalou nas férias... mas na verdade, só consigo pensar que o frio está a chegar e fico desmotiva com Setembro. Bah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as manhãs, pá? As manhãs que estão cada vez mais frias!

      Eliminar
  4. Notícia de ultima hora: CM apaixona-se em Setembro... :P

    ResponderEliminar
  5. Same here... Ficam sempre 357 coisas por fazer! Portanto fica o gosto amargo de fim de verão... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...que prometemos fazer no Verão seguinte...e no seguinte...

      Eliminar
  6. Setembro é para mim um mês de sensações contraditórias. Traz-me sentimentos muito bons, outros assim-assim, outros nem tanto. É um mês estranho. Não só pela nostalgia do fim do Verão - também sou assolado por ela - mas agora também por outra nostalgia que me tem invadido nos últimos dias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente! Se não fosse tão nostálgica e saudosista, seria uma pessoa tão mais feliz...

      Eliminar
  7. O meu "Ano novo - vida nova" acontece sempre em Setembro :)

    ResponderEliminar
  8. estás como eu, em setembro dá-me pra nostalgia :( já tou com saudades do verão e ele ainda não terminou completamente.. parece k está a "morrer" aos pouquinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, teimosa como sempre, já sei que vou chegar a passar frio por não querer despedir-me dele e das esplanadas e dos areais...

      Eliminar
  9. Eu gosto de Setembro. Acho que é um mês um bocadinho diferente dos outros :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um mês de sentimentos mesmo confusos para mim. Não é carne, nem é peixe.

      Eliminar
  10. Apesar de gostar de iniciar cada Ano Novo da melhor forma possível, sempre considerei o meu verdadeiro "Ano Novo" o mês de Setembro ou melhor, o momento em que termino as "férias grandes" que, há muitos anos, é sempre durante este mês.

    Adoro e vibro com o Agosto, mas o Setembro trás-me sempre energia positiva e, felizmente, após a férias sinto-me capaz de mudar o Mundo. Espero que assim continue por muitos e muitos anos.

    PS - Gostei muito deste texto. Identifico-me muito com ele, lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera, NIX! Passa para cá parte dessa energia, sff!! Eu não me sinto capaz de mudar coisas mais pequenas, quanto mais o Mundo ;)

      Beijinho grande e aproveita essa energia para iniciar o projecto que já te encomendei há meses!! :)

      Eliminar
  11. Também me dá uma sensação de nostalgia. Mas verdade que é uma altura que pesamos as coisas na balança, reorganizamos coisas, agendas, objectivos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e chegamos ao fim do mês com a sensação que não alterámos nada? É mais isso, para mim ... same old same!

      Eliminar
  12. Pessoalmente, não gosto de mês de setembro, principalmente por marcar o fim do verão e o início de um ciclo mais cinzento, que não me traz boa disposição, energia e alento... encaro setembro com algum sentido depressivo.

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.