É basicamente isto.

É basicamente isto.

12 de setembro de 2012

Caveman.Imperdível.

Munida de bilhete para o efeito, rumei ao Teatro do Bairro para assistir a esta peça simplesmente hilariante. E brilhantemente interpretada, desta vez, pelo Manuel Marques. Actor que dispensa apresentações e de reconhecido talento. A veia humaristica que revelou mais uma vez nesta peça, é admirável. E a peça não é simples de interpretar, digo eu. Cerca de hora e meia de texto bem decorado, bem interpretado e sem falhas, é obra.

O tema pode não ser original, mas não deixa ninguém indiferente : a eterna "guerra dos sexos". O porquê de ser tão complicado o entendimento entre homens e mulheres. As falhas de comunicação e as dicussões que podem derivar de simples pontos de vista diferentes. Reza a peça, que a explicação já vem "lá de trás". Dos tempos em que os homens tinham como tarefa "caçar" e as mulheres "colher". Isto explica, entre outras coisas, o porquê do homem só conseguir fazer uma coisa de cada vez (com concentração absoluta num só objectivo) e a mulher conseguir fazer várias e ainda prestar atenção aos mais diversos pormenores. O lugar que cada um "cresceu" a ocupar na Sociedade, conduziu à maioria das diferenças.

São abordadas as mais diversas situações : uma viagem de carro, uma visita a casais amigos, uma ida às compras, um dia de limpezas em casa, entre outras. Tudo com uma dose de humor iressistível. Confesso que foi bonito ver as trocas de olhares e gargalhadas cúmplices entre os casais que estavam a assitir à peça. Aposto que muitos se perguntavam o porquê de discutirem, afinal, certas coisas tão pequenas até à exaustão.
Contas feitas, homens e mulheres não são assim tão diferentes. Têm apenas formas de comunicar distintas. E às vezes basta isso para que possam ser mal interpretados. Uma coisa é certa : entender estas diferenças e aceitá-las, exige uma enorme dose de paciência. Mas não só é possível, como é bonito!

Deixo-vos alguns excertos da peça, bem mais engraçados quando ditos na voz do Manuel Marques, portanto, façam esse esforço de imaginação:

"Saem com a vossa namorada e esquecem-se de lhe fazer um elogio? É que está tudo tramado, mas vale irem para casa!!" - explicação : os homens quando se encontram, não se enchem de elgoios mútuos, nem sequer lhes ficaria bem fazê-lo. As mulheres quando se encontram, comentam a roupa, o cabelo, elogiam-se. Esperam, por isso, que os homens façam o mesmo com elas.

"As mulheres reúnem-se, ensaiam" - explicação : quando as mulheres se juntam, falam de tudo. Esmiuçam todos os assuntos. Quando os homens se encontram, são capazes de passar uma tarde, uma noite, um dia em silêncio absoluto ou quase. As mulheres colhem muito mais informação, estão muito mais "treinadas" para ter conversas. Não entendem que, na maioria dos casos, os homens não tenham falado de coisa alguma entre eles. A Pesca, por exemplo. Foi inventada com o mais primitivo dos propósitos : estão simplesmente sentados, sem ser preciso conversar.

"Nós homens temos que desligar o rádio quando nos perdemos. É um facto!" - explicação : lá está. Os homens só conseguem fazer uma coisa de cada vez. A mulher pensa : qual é a dificuldade? Uma mulher encontra o caminho com o rádio ligado, a limar as unhas e ainda a cantatolar pelo meio. As mulheres conseguem falar e ler ao mesmo tempo. Já os homens têm que colocar o dedo na frase que estavam a ler para não se perderem.

"As mulheres têm um cérebro fantástico" - esta não exige explicação. É assim. Ponto.

"Se pensasse com a cabeça de uma mulher, explodia" - explicação : as mulheres pensam em milhentas coisas ao mesmo tempo. Querem saber tudo sobre tudo. E aquilo que não sabem, imaginam. Imaginam que seja assim ou que possa ser assado. Inconcebível, na cabeça de um homem.

"Os homens dizem, em média, 2000 palavras por dia. As mulheres dizem...7000"- É por este motivo que quando uma mulher pergunta a um homem "então mas vocês falaram de quê?" e o homem responde "de nada", a mulher pensa que o homem está a esconder alguma coisa. Mas não está. A mulher quer detalhes e ele não tem detalhes para partilhar. Inconcebível, na cabeça de uma mulher.
É também por este motivo que quando uma mulher chega a casa e quer falar, mas o homem diz que não tem nada para dizer , a mulher pensa que qualquer coisa está errada. Mas não está. Ele só esgotou já as 2000 palavras diárias. Não tem mais.

"Pergunta simples : o nosso companheiro/a está às portas da morte e é preciso roubar o remédio que o pode salvar. Roubarias? O homem responde imediatamente que sim. A mulher responde que não. Porquê? Porque pode ir à farmácia tentar explicar a situação. Porque pode haver um seguro de saúde. Porque pode aparecer outro remédio, etc. Mas porra! A Pergunta não era essa" -mais uma vez, o homem vai directo ao objectivo. A mulher quer reunir informação.

"As mulheres deixam-nos ficar com o sotão, a garagem e a cave" - nada a opôr a esta.

"E no inverno aqueles pés?? Há qualquer coisa errada com os pés das mulheres!!" - defeito assumido. Pés sempre gelados no Inverno. Somos assim, mas...somos adoráveis.




CM

9 comentários:

  1. ADOREIIII..é uma peça de teatro excelente e com um humor de rir e chorar por mais.. :D ..e é incrivel tu verificares que as coisas que o Manuel Marques te está a apresentar é tal e qual..sem tirar nem por..já passas-te por aquela mesma situação ou também costumas fazer ou dizer igual..AHAHAHHAHHAHAH..é divertido veres o feedback das tuas acções..

    "Migaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.." EHEHEHHEHEHHE :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O truque é ver as diferenças de forma divertida e como um desafio. Não como um problema...sempre a aprender =)

      Eliminar
  2. Mais uma vez brilhante exposição escrita de um assunto ou neste caso uma peça de teatro ainda mais com comentários extra. Podia aqui contrapôr algumas afirmações sobre os homens que não acho totalmente correctas, mas esgotei as palavras para hoje lolololololol
    Vou adiantar algumas de amanhã.

    Muito bom!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rui =) Continuo a não perceber como é que vocês só têm 2000 palavras, com tanta coisa que há no mundo para dizer! LOL! ;) bjs

      Eliminar
    2. Eu só posso falar por mim, sempre fui assim, desde que me conheço. Desde logo sempre fui algo tímido. Mas tanto posso falar um dia e noite inteira num ou mais assuntos, como ficar simplesmente sem palavras. Se puxarem por mim tenho sempre algo a dizer, mas muitas algumas vezes fico.... Epah que é que vou falar agora! Até porque tento ser bastante sintético, abreviar o assunto. Porquê ir ao Algarve via Evora e Beja, se posso ir directo.

      Beijos

      Eliminar
  3. Adorei a descrição da peça, pode ser que ainda consiga ter tempo de ir assistir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, se conseguires ainda, não percas a peça. Vale cada minuto e faz-nos acreditar que, afinal de contas, não é o quebra cabeças que parece =)

      Eliminar
  4. Parece que afinal sempre valeu a pena o gasóleo! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso dizer-te que chorámos a rir! Valeu a pena cada litro =)

      Eliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.