É basicamente isto.

É basicamente isto.

20 de outubro de 2013

Querendo fazer-me ganhar um camadão de nervos, é isto.

É sabido que faço questão de ir ao Cinema todas as semanas. Duas vezes por semana, numa semana boa (não me venham já dizer que faço vida de rica, que isto, parecendo que não, é dos programas mais baratos que se fazem fora de casa. E tenho cartão de desconto. Avancemos). É coisa que me apraz, portanto. Até aqui, tudo certo. O problema começa dentro da sala de cinema, em concreto. Não sei se sou eu que estou mais sensível do que antes, se a pouca paciência que sempre fui conhecida por ter acabou de vez, mas eu já vou a caminho da sala com a certeza que me vou enervar. Há sempre quem pense que vai para uma sala de cinema para colocar a conversa em dia, há sempre quem comente as cenas do filme e quem atenda o telemóvel. Tudo bem, com isto posso eu bem. Perco a conta aos "SHHHHHHHHHHHHHHHIUUUUUUUUU" que lanço em praticamente todas as sessões de cinema a que assisto. Isto até se vai resolvendo. O que não tem solução, o que me tira do sério, o que me faz perder as estribeiras e ter vontade de pegar num pau, começar numa ponta e terminar só na outra, é o barulho que as pessoas fazem a comer e a beber. Isto é que não se aguenta. São 90 minutos (mais coisa, menos coisa) a ouvir remexer as pipocas (e, não sei se sou eu que tenho o maior azar deste mundo, se toda a gente decidiu comer pipocas no cinema, estou sempre rodeada por baldes de pipocas. De tamanho XL), a ouvir sorver as bebidas que já acabaram há 30 minutos, a ouvir os sacos das gomas (sim, quem come gomas no cinema não se limita a tirar a próxima goma. Não, não, nada disso. É preciso ir buscar aquela que está lá no fundo e dar 30 voltas ao saco), a comer os nachos de boca aberta (a sério...não bastava tudo o resto, alguma alma iluminada também se lembrou que isto é que era uma grande ideia dentro de uma sala de cinema). Estou a tentar explicar por palavras o quanto tudo isto me incomoda, mas seria preciso ir comigo ao cinema para perceber, à séria. Vamos lá ver se nos entendemos : um filme vê-se em silêncio. É por isso que até passa aquele aviso no início dos filmes. É por isso que não se deve falar, ou atender os telemóveis. É também por isto que, mandasse eu, ninguém poderia comer dentro de uma sala de cinema. Muito radical? Epá, lamento. Era assim, e mais nada. Comam antes ou depois do filme. Ou durante, se estiverem em vossas casas. Mas não venham, repito, não venham para o meu lado comer e beber numa sala de cinema. Sobretudo se o fazem sem modos. Não consigo desligar deste barulhos. E um filme é um todo. Não é só imagem, é som. É prestar atenção a todos os detalhes. E eu não consigo prestar atenção a todos os detalhes enquanto vocês procuram a última pipoca do pacote, ou não encontram aquela goma que está lá no fundo no canto esquerdo do saco. Porra! 

21 comentários:

  1. hehe plenamente de acordo! O que vale é que agora vou pouco ao cinema... fico em casa que é bem melhor!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro ir, e não me vão ganhar pelo cansaço. Mas que é uma nerveira, e cada vez mais, lá isso é...

      Eliminar
  2. Exatamente como tu ainda fazes, eu já fui 2 a 3 x por semana com MorMeu, nos tempos em que era rica, hoje continua extraordináriamente rica (segundo o critério do atual governo), mas ir ao cinema já está nos meus items de luxo:)...
    Nesses tempos era frequente quase haver mortos e feridos durante os filmes porque nem eu nem MorMeu toleravamos esse tipo de coisa: E as bestas que te cravam os joelhos ou os pés nas costas das cadeiras?!? E a pessoa à tua frente que está constante mente a trocar de posição?
    Grrrrrrr:) jinhoooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo preciso muita paciência...as pessas não perceberam ainda que, numa sala de cinema, têm que respeitar o espaço e o tempo das outras. Já para não falar no dinheiro gasto...era ter um tipo em todas as salas, a meter os quem faz má vizinhança na rua.

      Bjs!

      Eliminar
  3. Deviam proibir a comida nos cinemas, é sem dúvida do mais irritante que há...além de que as salas ficam nojentas no final da sessão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma coisa que me faz muita confusão mesmo, apesar de confessar que comi pipocas durante anos. Mas nunca de forma a incomodar toda a gente à minha volta. É o costume : por uns, pagam todos. Concordo, acabe-se com a comida nos cinemas.

      Eliminar
  4. Não que a minha querida deixe de ter razão, que a tem mas...li este sermão à espera de uma crítica cinematográfica, já que é tão ávida consumidora desta arte que dizem ser a 7ª.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho visto poucos filmes merecedores de destaque, confesso...mas há por aí algumas criticas, no arquivo.

      Eliminar
    2. Passo...
      A minha curiosidade tinha mesmo a ver com a pouca qualidade do que tem saído e que, mesmo assim te leva ao cinema religiosamente.

      Eliminar
  5. Concordo. É o barulho a comerem e para mim o pior é mesmo falarem.
    Da úlçtima vez que fui houve uma coisa que me irritou ainda mais lol na mesma fila que eu, umas cadeiras ao lado, estava um homem a "tremer" a perna... Porra as cadeiras abanavam todas! Já me estava a passar.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo eu numa ponta e tu na outra? Cláudias juntas?

      Bjs

      Eliminar
  6. Em minha defesa, eu que já não como pipocas no cinema há uns tempos por causa da minha amiga dieta, quando comia fazi-o de boca fechada e tentava não fazer barulho ao remexer o pacote.. Ainda assim, o que me chateia à séria são mesmo as pessoas que apoiam os pés no banco da frente e passam o filme todo a "dar aos pézinhos". É coisinha para me viram para trás e perguntar se sofre de epilepsia, como já aconteceu!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande NTW! Eu já perguntei se "não querem meter a conversa em dia lá fora?", "tenho de chamar o segurança para vos meter na rua?", etc. Quero crer que um dia termino uma sessão na esquadra.

      Eliminar
  7. Quando é que vamos ao cinema, cada um com um taco de baseball? :)

    http://nowmustache.blogspot.pt/2012/07/cinema-respeito-e-cenas-que-coiso.html

    Aqui, a minha opinião..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me boa ideia. Eu conheço quem depois nos tire da prisão, tranquilo.

      Eliminar
  8. Não há nada como ver filmes em casa :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não é mau, mas uma sala de cinema é qualquer coisa...

      Eliminar
  9. Já não como pipocas a ver um filme há uns bons tempos...Pensando bem, nem me lembro da última vez. A verdade, é que não sinto minimamente a falta das ditas.
    Ainda assim, pior que o barulho das pipocas e bebidas (até me consigo abstrair), são os comentários e as piadolas fáceis e rascas de ocasião em voz alta. Isso, sim, irrita-me solenemente numa sala de cinema.

    Nem de propósito, recentemente li um artigo numa revista, penso que a Sábado, que falava sobre o início da venda de pipocas nos cinemas. Parece que foi uma resposta aos tempos da crise com a Grande Depressão nos EUA, para atraírem mais clientes às salas de cinema. Aliás, os que não aderiram à nova moda chegaram a fechar portas.

    Tentei encontrar o artigo na net, mas não dei com ele. O mais parecido foi este:

    http://www.grandescuriosidades.com/2013/10/quando-surgiu-o-habito-de-comer-pipoca.html

    PS - Já agora, que tal as criticas aos últimos filmes que foste ver? Um ou outro, vá. Fica a sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Nix! Vou ler, pois.

      Quanto a filmes, a coisa não anda muito famosa. Gostei bastante do "Blue Jasmine", mas com o Woody ou se é fã ou não se gosta mesmo. Vi o "Dois tiros", mais pelos actores, mas, apesar de não ser um mau filme, saí desiludida da sala de cinema, esperava mais. O "Jogo de Risco" é um bom filme de acção com boas interpretações. O "Mordomo" está, de facto, soberbo a todos os níveis, mas é filme para ser visto num dia em que nada te consiga mandar ao chão, porque é um soco enorme no estômago!

      Eliminar
    2. De nada.

      Desses apenas vi o "Mordomo" e também adorei. Actualmente, quero ver se consigo um tempinho para ir ver o "Gravidade" (gostei de ler a crítica) e o "Capitão Phillips".

      Eliminar
  10. E quando de facto atendem o tlm no cinema?! Acho impressionante a cara de pau de certas pessoas...

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.