É basicamente isto.

É basicamente isto.

29 de outubro de 2013

O Código do Animal de Companhia.

Ia dizer que não se fala de mais nada, mas fala-se também muito da vida doméstica daquele casal mediático (assunto que neste estaminé ficará para outro dia). Tenho lido muita indignação perante esta notícia, mas parece-me que nos estamos a esquecer que, como em qualquer outro Diploma, terá coisas boas, coisas que fazem sentido, e outras que talvez nem tanto. Poucos leitores concordarão comigo, mas amigos como dantes, sim?

"O Ministério da Agricultura prepara-se para fazer aprovar um diploma legal sobre animais de companhia em que limita a dois o número de cães permitidos por apartamento. No caso dos gatos, esse número sobe para quatro, não sendo porém permitido ter mais do que quatro animais por fogo, a não ser que haja um quintal ou que os bichos morem numa quinta."

Parece-me perfeitamente razoável. O que não me parece razoável é que, por muito que se diga que cada um faz da sua propriedade o que entende, existam pessoas a achar que é normal e desejável que existam mais de 4 animais destas características por apartamento. Por muito grande que seja o apartamento. Por muito pequenos que sejam os animais. Se um apartamento, só por si, já não é o ideal para alojar um cão ou um gato (animais que necessitam de alguma liberdade para o seu próprio bem estar), será um profundo exagero, a meu ver, fazer conviver um número ainda maior por apartamento. Aqui, podemos é discutir a questão do porte dos animais. É possível que dois labradores e um gato contrariem mais os motivos na base desta limitação, do que 3 yorkshires? Claro que sim. Querendo avançar com este Diploma, este parece-me um aspecto a ter, indubitavelmente, em conta.

Gosto de animais, sempre gostei. Tenho animais desde que me lembro de existir. Fico feliz sempre que vejo alguém defender os direitos dos animais, sempre que vejo alguém tentar proporcionar-lhes um lar e afastá-los de abandonos e maus tratos. Mas, por outro lado, sempre me custou compreender que não se pense se, de facto, existem condições para alojá-los ou não. Não me vou alongar sobre o Diploma ou sobre as excepções que abre, mas esta regra referente a apartamentos, parece-me bastante razoável. Além da qualidade de vida das pessoas e dos próprios animais que convivem dentro daquelas paredes, não esqueçamos que, quando vivemos num apartamento, estamos, necessariamente a partilhar espaço com outras pessoas. Zonas comuns, zonas que pertencem a todos. Zonas frequentadas tantas vezes por quem optou por não viver com animais. Parece-me um número razoável, bastante razoável.

Se acho que o Governos tem questões mais urgentes em mãos? Se acho que existem problemas mais  imperativos? Óbvio que sim. Se concordo que mexe com a liberdade de cada um viver como entende? Mexerá, é um facto. Mas é isso que acontece quando se ultrapassam os limites de razoabilidade e, sobretudo, quando estão em causa questões de saúde pública. Se acho este Diploma um disparate? De todo.

11 comentários:

  1. Plenamente de acordo contigo! vamos continuar amigos haha :P
    Existem casos que o apartamento parece ser mais um canil que uma casa de pessoas! Agora o que vai acontecer num casos destes? vai logo a TVI em reportagem a dizer coitadinhos dos animais e da velhota... tenham piedade!
    enfim... acho muito bem uma lei destas... só espero que esclarecam essas duvidas que tu tb tens em relação a tamanhos!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho ridículo quererem generalizar algo que não deve ser generalizado. Há pessoas que podem ter mais do que 4 cães num apartamento com este em perfeitas condições e com os animais bem alimentados, com passeios dados regularmente, com vacinas, com saúde e bem amados pelos donos enquanto pode haver casas com um cão em que nem a casa parece uma casa de tão imunda nem o cão é bem tratado. Vão tirar os animais bem tratados só porque estão a mais? E vão continuar a deixar um animais mal tratado só porque é um? Acho que primeiro teriam de tratar das bases realmente importantes no que diz respeito a adopção e criação de animais.

    ResponderEliminar
  3. Acho que há muitas questões a ter em conta se este diploma for pr'a frente! É verdade que há pessoas que têm animais em casa sem as mínimas condições, mas limitar o número de animais que se pode ter sem qualquer variante também não me parece bem... Ter dois pinchers não é a mesma coisa do que ter dois labradores, por exemplo... Seja como for, continuarei só com uma cadela, ciumenta comó raio que não aceita mais nenhum animal lá em casa!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o que dizes.
    Tudo bem que realmente estão a generalizar, mas a quantidade parece-me razoàvel.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Não vi notícias hoje (e nem estou com paciência para ir pesquisar), pelo que não conheço todos os contornos desta polémica. Mas tenho a dizer que concordo com a generalidade do teu post. Um apartamento será sempre um apartamento!

    ResponderEliminar
  6. à excepção de um peixinho dourado, nunca tive animais de companhia. Mas posso partilhar o que se passa com os meus vizinhos e que não sei se serão afectados por este projecto legislativo. Têm a varanda cheia de gaiolas com passarinhos, periquitos, canários, rolas, etc. Ultimamente até um garnizé têm. Tratam dos animais com dedicação e carinho, alimentam-nos, conversam com eles, mantém as gaiolas quentes nos dias frios, não há quem lhes aponte um dedo, aquilo é amor. Mas, meus amigos, aquilo é uma chilreada que não tem fim. É de manhã à noite, ri-piu-piu, ri-piu-piu, quando não é o galaró a cantar. Depois, há o cão do prédio ao lado que passa o dia no terraço, para poder correr e brincar à vontade, que se irrita com o galito e começa a ladrar.
    Isto de ter bichinhos é muito bonito, sim senhor, mas não basta tratá-los bem...

    ResponderEliminar
  7. Com a parte do limite dos animais ainda concordo, se bem que 3 gatos incomodam menos que 3 crianças aos pulos e aos berros, que até os candeeiros abanam, e não há lei contral tal 'ruído', mas adiante... O que não concordo é com a omissão de penalização para abandono - e agora a crise é uma desculpa perfeita para a irresponsabilidade! - nem com as coimas ridiculamente baixas para os maus tratos!

    ResponderEliminar
  8. Olá CM,

    passei aqui para te dizer que decidi encerrar o blog (belledujour) e abrir um novo. Será um novo começo, um novo desafio. Este é o novo blog: mmaktubb.blogspot.pt

    Um beijinho.

    Belle

    ResponderEliminar
  9. Assim de repente, não discordo totalmente do teor do diploma. Contudo, parece-me que, para variar, está-se a ir pela parte mais fácil. Mais importante do que impor um limite de animais por apartamento, talvez fosse o facto de se criarem condições legais e materiais de fiscalização das pessoas que têm os animais de companhia.

    Como já aqui foi comentado, há quem tenha cinco ou seis animais numa casa em perfeitas condições de saúde e higiene e quem tenha um único animal sem o mínimo razoável.

    É claro que fiscalizar as situações (que teriam que ser denunciadas, é certo) dá trabalho e sai caro. É mais simples impor um número e ponto final.

    Aqui há um ano atrás estive prestes a levar lá para casa um buldogue francês, precisamente por entender que era uma raça razoável para um apartamento. No entanto, acabei por desistir da ideia por entender que, ainda assim, não tinha as condições logísticas e de vida necessárias. Mas quando as tiver e se as tiver, lol, lá terei o meu animal de companhia.

    Pelo menos, com esta notícia, já me ri com isto:

    https://www.youtube.com/watch?v=5gbQXkItPu8

    ResponderEliminar
  10. Comecei por ter um gato pq cao implicava atencao k nao conseguia.Mais tarde fiquei com outro pq era preto,da rua k ninguem quis
    adotar.Por fim durante minha ausencia(ferias)entrou pela janela(1andar)um gato rua k engravidou gata preta.Disto resultou 5 crias k consegui adopcao para 3 pq eram pretos e brancos como pai e fiquei com 2 estes pretos como mae. Nesta altura tinha 8 gatos. POR LEI DEVERIA ABANDONAR 4 ? Deveria ter posto rua o gato k entrou janela ou como fiz adopta-lo e tirar outro gato da rua? Assim fiquei com 5.Hoje so tenho 3 pq 2 faleceram. Nunca incomodaram ninguem,nao usam partes comuns e fazem nenos barulho k criancas mal educadas ou vizinhos k batem com portas ate de madrugada. Tenham esta historia como um de muitos exemplos em k nao e razoavel dilimitar o n como gatos sao diferentes de caes ou passaros etc.

    ResponderEliminar
  11. Alguns donos nem um cão deviam ser autorizados a ter. Não os educam, deixam-nos o dia todo a ladrar nas varandas para onde são atirados passada a fase "cutxi-cutxi.

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.