É basicamente isto.

É basicamente isto.

8 de março de 2014

Porque a Mulher merece, porra!

Não admito que se ridicularize este Dia. Não admito que seja reduzido a jantaradas (abençoadas, que venham sempre mais) e a shows de strip masculino (que o tipo seja jeitoso e pouco oleado, já agora). Cada Mulher optará por celebrar o dia da forma que quiser. Aliás, cada pessoa opta for assinalar as datas importantes como lhe der na real gana, e que isso nunca faça comichão aos outros. Mas que se diga que é Dia do sexo fraco, que é uma desculpa para isto ou para aquilo, isso sim, já me mexe com os nervos.
Só uma Mulher sabe o que é ser Mulher. Só ela sabe o quanto a vida apresenta dificuldades e caminhos tortuosos a dobrar. É ser profissionalmente discriminada. É ter de se multiplicar em 10 e, já agora, que todas as 10 sejam super mulheres. É ter de passar a vida a dar provas de tudo o que se propõe a fazer, muito mais do que qualquer homem. É ter de fazer isto tudo, mas, ao mesmo tempo, ter tempo para si. É conseguir andar de cabeça erguida, em cima de uns generosos saltos altos, com ar de "eu posso conquistar o Mundo", quando todos estes papéis lhe estão a consumir as forças. É lidar com o próprio desdém de outras Mulheres. É ser vitima de vários tipos de violência. É acreditar todos os dias que podemos vencer, em todas as frentes, neste Mundo ainda tão desenhado para os homens.
 
Para que tudo isto, ainda difícil, que é, possa acontecer, para usufruirmos de todos os Direitos que, felizmente, temos hoje em dia, muitas outras Mulheres foram à luta. Não baixaram os braços, em épocas que só posso imaginar o quanto isso lhes terá exigido toda a coragem e força. Ainda que nunca venhamos a ter uma vida facilitada, ainda que ser Mulher seja das coisas mais complicadas e, ao mesmo tempo, mais maravilhosas deste Mundo, é a elas que dirijo todo o meu profundo respeito. Este dia não se assinala porque um grupo de amigas que vive em Mondim de Basto se lembrou de arranjar um pretexto para sair e ver uns tipos de cuecas a dançar. Este dia é assinalado para relembrar e homenagear toda a luta pela igualdade de Direitos, toda a luta por condições de vida menos precárias. É dia de homenagear todas as grandes Mulheres que nos permitem ter, hoje, o reconhecimento e participação que temos na Sociedade.
 
Um feliz dia a todas. E bom strip. 
 
 

10 comentários:

  1. Nunca assisti a nenhum strip, sinceramente não tenho curiosidade.

    Quanto ao dia, respeito por todo o valor que tem, mas não o "festejo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não o festejo nem vou a strips, mas acho lindo que em qualquer despedida de soteiro seja normal que os homens tenham "direito" a strip, mas depois encham a boca para falar das mulheres que celebram este dia com um jantar de amigas ou mesmo um strip.

      Eliminar
  2. Um Feliz Dia da Mulher para ti, CM'zinha, e para todas as mulheres que passem por aqui pelo teu blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Roger! São todas lindas, não são? :)

      Eliminar
  3. Oh Cláudia que verdade! Adorei o texto. E também dispenso festejos bacocos e desprovidos de significância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Bomboca :) Que este dia nunca seja esquecido.

      Eliminar
  4. Blá blá blá... Ai somos tão coitadinhas e sofremos tanto e somos tão discriminadas.... Blá blá blá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a tornar-te previsível. E se fosses uma mulher, eu diria que sofres de TPM permanente. Não te fica bem.

      Eliminar
  5. Um dia que faz todo o sentido...Celebrem-no, seja de que forma for!!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher

    ResponderEliminar
  6. Bom post =)
    O meu por acaso teve direito a strip mas eu juro que não olhei muito =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.