É basicamente isto.

É basicamente isto.

18 de dezembro de 2013

O meu lado Grinch.

Há quem venere a época natalícia e quem não a suporte. Uns porque não suportam o consumismo que se vive, outros porque não têm já (ou nunca tiveram) por perto as pessoas que mais falta lhes fazem. Tenho alguma dificuldade em compreender os primeiros, confesso. Não vejo que traga mal ao Mundo oferecer o que quer que seja a quem consideramos importante na nossa vida. Se podia ser em qualquer outra altura do ano? Pois podia, mas é uma tradição. À semelhança do que se passa com qualquer aniversário. Por outro lado, percebo perfeitamente os segundos. Tenho a sorte de ainda ter a larga maioria das pessoas que compõem o meu "núcleo duro" do meu lado, mas acredito que chegará o dia em que esta época servirá apenas para sentir ainda mais saudades, para tornar as recordações ainda mais fortes. Entre aqueles que entendo e os que não entendo assim tanto, há que respeitar toda e qualquer posição assumida perante esta quadra. Com a excepção de uma. Há uma postura que eu não suporto e que me faz entrar no campo que muitos chamarão, quiçá, de falta de educação. Refiro-me a pessoas que passam um ano sem nos dirigir uma palavra, sem saber se morremos entretanto ou continuamos vivos, e no dia 24 (25, no limite) de Dezembro, nos enchem as caixas de mensagens com desejos de Boas Festas, nos quais incluem as nossas famílias e animais de estimação. Ou as redes sociais, local também em voga para os votos natalícios. Não me lixem, sim? Dispenso e repúdio, veemente (para que fique claro), esta hipocrisia. A sério que devo acreditar que, um ano de silêncio depois, estão, de facto,a desejar-me um Feliz Natal com toda a sinceridade? Façam-me um enorme favor : quando percorrerem a lista de contactos do telemóvel para despachar o assunto, ignorem o meu nome. Eu, pura e simplesmente, não respondo a estes votos. Rio-me,  num misto de divertimento e tristeza, mas não os retribuo sob pena de me tornar também numa grandessissima hipócrita. Falta de educação minha? Para alguns, provavelmente, sim. Mau feitio? Com toda a certeza, para outros. Eu chamo-lhe apenas ser coerente. Estas pessoas conseguem, ano após ano, fazer-me perder as estribeiras com isto. Chegará o ano em que terei um template preparado "Agradeço a falta de sinceridade dos teus votos. Devolvo-os, bem embrulhados em lixa, para que possas enfiá-lo no ânus".

A vocês, caros e fieis leitores, que muito mais presentes estão do que esta gente intermitente, e antes que me esqueça, que seja um Natal do caraças, sim? À exepção do anónimo mau.

29 comentários:

  1. Célia Natal miúda. Para ti e para os teus. Com tudo o que há de bom e mais um par de botas.
    E uma bejufa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era Feliz... Damned corrector automático!

      Eliminar
    2. O que contou foi a intenção, logo à primeira . Até porque botas é coisa que uma mulher nunca tem a mais!

      Eliminar
  2. Subscrevo!!! Não se preocupam minimanente o ano todo, mas no dia 24/25 são indavidos pelo amor universal.. deviam era ser invadidos por uma certa parte do corpo do Rudolfo!!!

    Um Natal do caraças para ti :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também concordo. Durante o ano todo nem querem saber. Chega ao Natal e é vê-los todos pipipis e com falinhas mansas.

    Um bom natal para ti:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda por cima, acabam-nos com a bateria dos telemóveis! Ahhh, nerveira das grandes!

      Eliminar
  4. Estou completamente contigo!!

    Outra coisa que me intriga, são os casos das pessoas que, apesar de já nos terem dado as Boas Festas pessoalmente ou num telefonema, fazem questão de, nos ditos dias, nos mandarem a bela da sms da praxe.

    Tanto a uns, como a outros, não há cá respostas para ninguém.

    Quantos aos restantes, também esses são criteriosamente escolhidos, qu`isto não é para quem quer...eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses então são os preguiçosos que já nem se dão ao trabalho de selecconar...vai a lista toda corrida a desejos de boas festas. Uma alegria.

      Como se costuma dizer, e bem, "O silêncio também é resposta".

      Eliminar
  5. Agora que lembras disso, fiquei com vontade de ir a um templo do consumismo gastar dinheiro em prendas.
    Fixe fixe vai ser estar à porta de lojas tipo Primark quando começarem os saldos... Vai ser tipo a invasão da Normandia.

    Eu devo ser a única pessoa que conheço que não manda esses sms de boas festas para todos os contactos que tem na agenda do telemóvel. Desnaturado eu sou...

    Mas pronto, bom Natal para a nossa loiraça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes tu muito bem. A loira aqui também já se deixou praticamente disso..os votos são enviados a meia dúzia de pessoas, e às mesmo importante nem se quer são enviados através de SMS.

      Não tinha anda pensado na Primark em época de saldos, mas sim, temo uma desgraça a nível, pelo menos, nacional.

      A loiraça agradece e retribui! :)

      Eliminar
  6. Epá, escreveste muito e não li tudo... Só a parte do fim em que dizes que tens um anónimo mau... Sou eu pah!
    De resto, vou dar uma prenda a todas as pessoas que conheço: a minha presença neste mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso sei eu! És mau, tanto como anónimo, como quando te identificas. Ruindade.

      Agradecida...acho eu.

      Eliminar
  7. Feliz Natal, com toda a sinceridade do mundo.
    (regresso no 24 para repetir, ok?)

    ResponderEliminar
  8. Mas olha que tens toda a razão. Ta,bém me faz muita confusão, mas fazer o quê?
    Acho que fazias era muito bem em dar essa resposta lol

    Um feliz Natal também para ti e para todos os que te rodeiam.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha fiel Cláudia! Para vocês também.

      PS - só posso imaginar o que vão cozinhar agora, se já no resto do ano é o que é...

      Eliminar
  9. Oh como te entendo... Fico cansada desta coisa da alegria natalicia aqueles que "ai que bonito é natal vamos todos ser felizes!" ou então os mal humorados com as compras de ultima hora porque nao se lembraram mais cedo, depois querem tudo e mais um par de botas ali disponivel, as lojas tem que ter embrulhos e talões de embrulhos e filas nem pensar, no hipermercado toda a gente quer passar à frente porque está grávida, porque é velhinho ou porque está doente e depois nem um sorriso ou um obrigado!
    Depois é os amigos de sorrisos nos rostos, os tais amigos que referes, aqueles que só se lembram de nós nesta altura é super giro!

    Já achei mais piada ao natal e oferecer prendas parece que é obrigatório e não porque é giro porque queres e claro lá está o ano tem 365 dias tendo em conta que 263 não recebemos nada e em dois recebemos tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É aquela quadra que me inspira sentimentos lindissimos por pessoas que são, de facto, importantes para mim, e depois também me faz exercitar a pouca paciência que tenho para as outras, que se tornam ainda mais inconvenientes nesta altura do ano...

      Eliminar
  10. Mais ou menos. Concordo na generalidade e até me revejo no texto, mas julgo ser importante diferenciar o seguinte:

    Aqueles de quem gostamos, com quem não temos falado, mas que até aproveitamos o aniversário e Natal para colocar a conversa em dia;
    Os colegas com quem se tratou dum assunto há 5 anos, se falava ao telefone por isso, nunca mais falaram, e no Natal nviam a mensagem que enviaram a toda a gente. Não brinquem comigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te, mas custa-me acreditar que, de facto, uma pessoa que se importe/preocupe minimamente comigo, apenas "arranje" essas duas alturas do ano para me encaixar na agenda e querer saber o que se passa na minha vida...

      Eliminar
  11. É pena haver tanta falsidade nesta altura... só porque... fica bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o estado do politicamente correcto em que vivemos.

      Eliminar
  12. Eu faço parte dos segundos.... E é o que me apraz dizer :/
    Acrescento só: Feliz Natal CêÉmezinha :)

    ResponderEliminar

Elaborai à vontade a tua teoria.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.