Até para mim mesma, é um mistério o tempo que demorei a tocar neste assunto aqui no estaminé. Tenho algumas implicâncias de estimação. Coisas que as pessoas, geralmente, não percebem porque é que me aborrecem tanto.
A talvez maior é esta : o uso dos diminutivos. É tão feio, soa tão mal. É feio, mas feio, feio. Uso diminutivos numa de duas situações, apenas e só : ou para me referir a qualquer coisa mesmo diminuta/pequena, ou quando quero ser sarcástica. Tudo o resto é terreno proíbido. Dá ar de poucochinho (lá esta, pequenez).
Para azar dos meus ouvidos, o Português é um povo que tem adoração por diminutivos. É qualquer coisa sem explicação : "É um cafezinho", "Um copinho de água", "Faça-me um favorzinho", "Obrigadinho", "Passe-me esse garfinho e, já agora, aquela faquinha". Pela madrugada. É uma veia que é estimulada, geralmente, e com maior incidência, uma vez dentro de qualquer café, restaurante ou bar. Tento abstrair-me, mas não consigo. Implico com isto de tal forma, que, quando alguém que sabe deste "problema", quer ver-me virada do avesso, tem uma conversa inteira comigo com estas palavrinhas ( sarcasmo, desta vez).
Piorar este cenário, é simples. Um homem que usa diminutivos. Amigo, não leves a mal, mas já foste. Não se aguenta. Não vamos beber um cafezinho, porra, que eu não gosto do café curto. O expoente máximo desta situação dramática, será sempre ouvir um homem a pedir um "chazinho". Eu peço desculpa pelo murro no estômago, mas homem que é homem não pede "um chazinho".
ahahah homem que é homem pede um bagaço
ResponderEliminarExacto! Nunca um "bagacinho" :D
EliminarOpá... Não é esquisitice a mais? Homem que é homem tem de falar à macho? "QUERO UM CAFEZÃO! HOJE SINTO-ME POTENTE!"
ResponderEliminarSerá que as pessoas não poderão valer mais do que isso? Sei lá... Não existirão outros valores mais importantes? Por exemplo ter ideias próprias e bem definidas, não dizer que sim só para agradar, etc... Digo eu...
Pois claro que é esquisitice. E claro que há coisas muito mais importante, nomeadamente os valores, que isto nem sequer é um deles. As pessoas são muito mais do que isto, mas todos temos coisas que nos "irritam" nos outros. Esta é uma das minhas.
EliminarNão precisas de pedir um "cafezão". Podes pedir um café. Normal. Ou um café curto ;)
Nem mais...até pode ser a melhor pessoa à face da terra, mas uma vez que entra na onda da "fofinha!....Acabou
EliminarJoana--estou contigo !
EliminarAcho que nunca vi as coisas nesta perspectiva. Já agora, expressões como "amorzinho", "fofinha", "lindinha", entre outras do mesmo género, também estão incluídas no mesmo rol? eheheh
ResponderEliminarPS - Ainda bem que não bebo café; nota mental: cuidado ao pedir chá; Nix não é um diminutivo, tem toda uma história por detrás, eheheh.
"amorzinho" e "lindinha", passam. "Fofinha" já não. Ou talvez. Em contextos muito especificos. Confuso?? ;)
EliminarMuito cuidado mesmo ao pedir chá. Até aceito que um homem frequente um Salão de Chá, mas ouvi-lo a pedir um "chazinho" de camomila?
PS- Desde que não me apareças aqui como "nixinho", vai correr tudo bem! ;)
Absolutamente d'accord!
ResponderEliminarComo sabes sou defensora acérrima dessa tua posição... igual à minha!
Homens, please, man up!
:)
Será que não se ouvem a eles próprios? Um dia gravo uma conversa com um homem que fale assim, e depois vamos ouvi-la juntos e tomar umas notas ;)
EliminarMuito muito bom..tinha um amigo assim..que não passou mais do que isso porque ousou chamar-me Como estás bebezinha ???? what ??????? !!
ResponderEliminarPara as minhas amigas ele ficou o "INHO" e já nem me lembro o nome dele. SOCORRO. Proibidos estão ainda tratos como MIGA; LINDA; PRINCESA; KIDA; KIDUXA e ficamos por aqui.
Completamente de acordo. A seguir a isso vem o quê? As jokas e as jokinhas. Não se aguenta.
Eliminarxiça penico, gente esquisita. talibans anti-diminutivos ... Os diminutivos ou adjectivos podem ser usados como forma de carinho.
ResponderEliminarQuanto a isso do chá concordo, só chá preto, de limão, djarling, ou de anis estrelado para curar bebedeiras, o resto é mariquices inventadas pelas empresas para sacar dinheiro a gajas e panisgas.
"Talibans anti-diminutivos" já me fez gargalhar! :)
EliminarCompletamente de acordo. Mas, por favor, não peças um chazinho. Mesmo que preto, de limão, djarling ou de anis estrelado. Sempre um chá. Sempre.
chazinho, só se estiver doentinho e a precisar de mimo :P
Eliminarmimo ou miminho??
Eliminarok, a precisar de miminhos
Eliminar